Provavelmente você já ouviu falar sobre Yoga, certo? Seja por meio de vídeos, fotos ou até mesmo memes.

O Yoga pode ser feito em casa
Você sabe todos os benefícios do Yoga?

Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que a prática de Yoga vai muito além de ficar sentado de pernas cruzadas no chão, olhos fechados e mentalizando coisas boas. 

O Yoga pode ajudar em diversos aspectos da saúde, desde acalmar o estresse e ansiedade até auxiliar na concentração e perda de peso. Quer saber mais sobre essa prática incrível e benéfica? Continue a leitura!

O que é Yoga? 

Prática de Yoga em uma aula em grupo
O Yoga pode ser feito individualmente ou em uma classe

O Yoga é um conjunto de técnicas milenares que combina diversos aspectos do nosso organismo: corpo, respiração, flexibilidade e meditação

Não é novidade que nosso corpo e mente estão interligados. Quantas vezes você estava estressado  e começou a sentir uma dor nas costas, por exemplo? Ou quando está muito ansioso e começa a tremer? Esses são sinais que precisamos estar atentos o tempo todo. 

Essa ligação afeta a postura também. A linguagem corporal diz muito sobre alguém: um sentimento ruim pode te deixar mais curvado para baixo, por exemplo. Quando estão com vergonha, as pessoas tendem a cruzar os braços; entre outras coisas. 

O importante é que, quando você começa a prestar atenção nos sinais que o seu corpo dá, de dentro pra fora, você começa a ter mais qualidade de vida. 

E o Yoga é um grande aliado nesse processo. A prática de Yoga é capaz de fazer você se reconectar com você mesmo, já que o objetivo principal é unificar o corpo, a mente e o espírito, de modo que as pessoas consigam encontrar a própria essência, além de ser um tipo de autocuidado.

Existem diversos tipos de Yoga – você encontra alguns no nosso parceiro Vidya Studio -, cada um com suas particularidades e que tem um objetivo único alinhado às necessidades de cada pessoa. 

O Yoga também é um ótimo exercício físico, já que ajuda a alongar o corpo e trabalha tanto membros superiores quanto os inferiores, além de ajudar na elasticidade do corpo. 

É possível fazer Yoga em casa mesmo, especialmente quando atrelado a alguma técnica de meditação que você goste e que funcione para seu corpo. 

Quais os tipos de Yoga?

Conheça os diferentes tipos de Yoga
O Yoga ajuda na conexão do corpo e da mente

O Yoga é uma técnica muito antiga e, por conta disso, com o passar dos anos surgiram diferentes tipos de posições, exercícios e processos, porém mantendo o mesmo objetivo: (re)conexão do corpo com a mente. Conheça os tipos de Yoga

Ashtanga Yoga

O objetivo dessa prática é purificar o corpo e exige muito foco, disciplina e compromisso. São combinadas seis sequências diferentes de postura e respiração que são realizadas de forma mais acelerada. 

Hatha Yoga 

Também conhecido como o Yoga clássico, o Hatha Yoga é uma das práticas mais comuns hoje em dia, especialmente entre os brasileiros. Em cada aula são trabalhados exercícios diferentes de controle respiratório, postura, meditação, relaxamento e contrações corporais. É uma das técnicas mais trabalhosas e que gastam mais energia. 

Bhatki Yoga 

O Bhatki Yoga é mais relacionado à espiritualidade e também é conhecido como Yoga devocional. Nessa técnica, os alunos entram em um estado de devoção muito grande, de modo que as pessoas consigam ver o espírito em tudo e todos. Geralmente são utilizados mantras e sons considerados sagrados. 

Kundalini Yoga 

O Kundalini Yoga é totalmente focado em energias. Essa técnica mescla a energia cósmica com a energia de eliminação, o que ajuda a alinhar os Chakras e dizem que, até mesmo, é possível aliviar dores muito fortes, principalmente na coluna vertebral. 

Karma Yoga 

Provavelmente você já ouviu a palavra Karma em algum lugar. É um termo religioso e sua tradução literal significa “o destino”. Com o passar dos anos, ele foi ressignificado e ganhou ditados exclusivos, como “tudo o que vai, volta”. Basicamente, dizem que todo mundo tem um Karma e, tudo o que você faz hoje, um dia voltará para você. 

O Karma Yoga é uma prática que ajuda o indivíduo a conseguir alcançar um estado de paz de espírito onde ele possa ajudar tudo e todos, sem esperar nada em troca. É encontrar um estado quase similar ao da Mãe Natureza, que dá tudo o que tem e sempre está disponível. 

Esse tipo, especificamente, está mais relacionado com a religião e os costumes budistas. 

Quais os benefícios do Yoga? 

O Yoga é uma prática que exige muita concentração. Isso ajuda em muitos aspectos da rotina e pode ser benéfico tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal.

Dentre os principais benefícios do Yoga, destacam-se: 

Alívio do estresse e ansiedade

Muitos psicólogos recomendam a prática de Yoga para quem possui casos crônicos de estresse e ansiedade. Por ser uma técnica que ajuda, principalmente, a se concentrar no presente e focar em uma coisa de cada vez, o Yoga é ótimo para as pessoas atingirem o equilíbrio emocional, tendo mais paz e bem-estar no dia a dia. 

Melhora a flexibilidade

O Yoga ajuda na flexibilidade
Fique mais flexível praticando Yoga

Apesar de ser uma técnica tranquila e que promove paz, o Yoga continua sendo um exercício físico e exige disciplina e compromisso para ser realizado. Pelas posições complexas e aulas longas, o Yoga pode ajudar a melhorar a flexibilidade de quem o pratica. Quanto mais tempo você faz aulas, melhor o seu condicionamento físico vai se tornando. 

Define os músculos 

Se engana quem acha que, para ter músculos totalmente definidos, é preciso fazer musculação todos os dias. Claro que esse ponto é importante também, mas o Yoga pode servir como atividade complementar para ter melhores resultados e definição dos músculos. 

Ajuda no emagrecimento 

O emagrecimento é um processo longo e complicado para quem deseja e exige muito compromisso, dedicação e cuidado. Um dos motivos para o sobrepeso é a fome emocional causada pela ansiedade e o Yoga pode ser um grande aliado nesse ponto. Como é uma prática disciplinar que ajuda a controlar os sintomas dos ansiosos, o Yoga também pode ajudar muito no processo de emagrecimento. 

Melhora na qualidade do sono 

Quantas noites você já ficou sem dormir, por diversos motivos? A prática de Yoga regular pode ajudar na produção de melatonina, que é o hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 

O Yoga pode ser ótimo, especialmente, se você está passando por um período delicado e lutando contra alguma doença ou precisa melhorar sua saúde mental. Além de ser uma prática de autocuidado, essa técnica pode ajudar em diversos outros aspectos do dia a dia. 

Conheça a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?