Há diversas maneiras de reduzir o estresse e a ansiedade causados pelos problemas do dia a dia, tais como atividade física e relaxamento, por exemplo. Porém, outro jeito de diminuir o estresse é por meio da prática do mindfulness ou estado de atenção plena.

Mindfulness Atenção Plena benefícios
Benefícios da prática de mindfulness (atenção plena) em sua vida / Reprodução: Canva

Mas o que é isso? E como aplicá-lo na prática?

O que é mindfulness?

O significado de mindfulness, em português, é atenção plena. Ou seja, é uma prática de meditação cujo objetivo é manter o foco no que se está fazendo “aqui e agora”.

A premissa da prática é muito simples: evitar com que as pessoas ajam no modo automático, sem prestar atenção em seus atos, além de impedir que sofram por antecipação, vivendo num momento em que ainda não aconteceu.

Apesar de o nome parecer complicado, a prática é extremamente simples e há diversos exercícios que ajudam a alcançar a atenção plena.

Quais são os exercícios que ajudam a praticar mindfulness?

Engana-se quem pensa que a meditação é feita apenas por meio de técnicas de respiração. Os exercícios físicos também podem auxiliar você a alcançar o estado de atenção plena e, assim, obter os benefícios do mindfulness.

Yoga

Além do alongamento e das posturas, o Yoga é muito procurado para melhora da respiração e da concentração. A prática permite uma maior consciência corporal e, consequentemente, você presta mais atenção aos sinais do seu corpo.

Alongamento

O alongamento deveria ser praticado diariamente e não apenas quando sentimos dor em algum lugar específico, tamanha é a sua importância para o nosso corpo. Além dos inúmeros benefícios do alongamento para corpo e mente, ele provoca maior atenção plena enquanto o praticamos, pois sentimos a dor, cuidamos da postura e da respiração.

Pilates

Assim como o alongamento e o Yoga, o pilates é conhecido por melhorar o condicionamento físico e mental de seus praticantes. Para que os movimentos possam ser bem executados, é necessário concentração e foco na respiração – levando a atenção plena para a prática desta modalidade.

Ginástica postural

A ginástica postural é um exercício focado para o melhoramento da postura corporal, com atividades praticadas para revitalizar os músculos que sustentam a coluna. Para que os exercícios sejam bem executados, é necessário se concentrar e estar presente no momento.

Corrida ao ar livre

Para quem vai iniciar no mundo da corrida, acertar o ritmo que melhor se adequa a você pode ser bem desafiador. Por isso, é imprescindível prestar atenção na sua respiração e nos movimentos do corpo, estando 100% presente.

Como o mindfulness auxilia na redução da ansiedade e na manutenção do autocuidado?

Existem algumas pequenas atitudes que você pode ter durante o seu dia para se beneficiar da prática da atenção plena, fazendo com que você mantenha o seu foco no presente. As atividades físicas irão lhe ajudar a ter maior consciência corporal para que você utilize isso a seu favor no cotidiano.

O primeiro passo é prestar atenção na sua respiração e isso pode ser feito da hora que você acorda até a hora que você vai dormir. Preste atenção no ar entrando e saindo do seu corpo e quais sensações ele provoca.

Você pode aderir a esta prática assim que acordar, ainda na cama; antes de dormir; sentado na cadeira durante uma reunião ou outra; no carro; entre outros. O importante é prestar atenção no movimento do ar nem que seja por um breve período.

Além da respiração, outra atividade automática que você pode trazer à consciência é o ato de se alimentar. Preste atenção na textura dos alimentos, nos cheiros, no garfo indo até a sua boca, no sabor, na mastigação, enfim em todo o processo. Aprecie o momento de nutrir-se, sem distrações.

Durante o dia, permita-se tirar alguns momentos para si. Apenas feche os olhos após finalizar uma atividade e processe tudo o que aconteceu. Caminhe pelo escritório, tome uma água e concentre-se em todo o processo.

Ao caminhar, preste atenção em todo o seu organismo e corrija a postura sempre que necessário. Aprenda a se ouvir e a entender o seu corpo.

Prática de mindfulness
O mindfulness pode ser praticado em qualquer hora e local / Reprodução: Canva

A prática constante de mindfulness ajuda você a ter foco em uma atividade de cada vez, prestando mais atenção e estando mais presente. Assim, você saberá elencar prioridades e a valorizar o que realmente importa, reduzindo a ansiedade e promovendo o autocuidado.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?