Seja um praticante iniciante ou avançado na academia, você provavelmente já deve ter feito em algum momento o exercício peck deck. Entre tantos aparelhos de musculação voltados para o treino de superiores, ele é considerado excelente para quem deseja promover o fortalecimento do peito.

homem fazendo esforço no exercício peck deck
Tire suas dúvidas sobre o peck deck

Dito isso, embora seja um exercício simples, muitas dúvidas acabam surgindo. A seguir, nós responderemos os seguintes tópicos ao longo deste artigo:

Quer melhorar os seus resultados no treino de peito? Continue a leitura para não perder nada!

O que é peck deck? 

peck deck
O peck deck é um excelente exercício para fortalecer o peitoral

Entre tantas máquinas de musculação que ajudam a trabalhar os membros superiores, como, por exemplo, a região do peitoral, o peck deck, também conhecido como voador, é um aparelho indicado especificamente para este músculo do corpo, podendo fazer a ativação de alguns outros músculos. 

Segundo a profissional de educação física Lais Aguiar, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele é um aparelho muito usado pelos praticantes na musculação, cujo objetivo é promover o fortalecimento da musculatura do peitoral. 

Além disso, diferente de alguns exercícios colocados no plano de treino devido ao tempo que a pessoa já pratica musculação, considerando evolução e intensidade do treino, o peck deck pode ser feito por todas as pessoas, sejam elas iniciantes ou avançadas. 

Sem contar que por se tratar de uma máquina, as chances de erros são menores em relação à execução com pesos livres (visto que exigem mais consciência corporal), justamente por ser um aparelho guiado. 

Quais grupos musculares são trabalhados no peck deck?

mulher fazer o exercício peck deck corretamente
Confira todos os músculos exercitados no aparelho

Quando você pensa em peck deck, qual músculo vem à mente? Geralmente, as pessoas pensam no peitoral, que é, de fato, o músculo principal a ser trabalhado pelo aparelho. No entanto, outros músculos são exercitados enquanto é realizado o exercício.

A profissional de educação comenta: “Os principais músculos trabalhados são os peitorais maior e menor”. Mas, afinal, o que isso significa? Enquanto o primeiro trabalha toda a articulação do ombro, o segundo auxilia nos movimentos da cintura escapular, responsável por ligar os ombros ao tronco.

No entanto, além dos músculos do peitoral, o peck deck trabalha o deltóide anterior (articulação do ombro), usado para movimentar e estabilizar a articulação, como, por exemplo, levantar o braço, tanto para trás quanto para frente do corpo.

Outro músculo trabalhado é o tríceps braquial, que tem como função estender o antebraço ou qualquer movimento de empurrar os braços e, em alguns casos, impedir que o músculo sofra algum tipo de luxação enquanto faz qualquer movimento. 

Para quem pensou que os músculos trabalhados acabaram, saiba que o peck deck realiza o recrutamento do serrátil anterior, presente nas laterais das costelas, permitindo impulsionar a escápula para frente e para trás, e do trapézio. Portanto, é um equipamento muito importante no treino de superiores.

Quais são os benefícios do peck deck no plano de treino?

Ao olhar para o aparelho de peck deck, muitas pessoas devem imaginar: “O único benefício é o fortalecimento dos peitos”, o que não deixa de ser verdade, mas ele contribui para muitas outras funções do nosso, seja durante o treino ou em qualquer outra situação do dia a dia.

Lais comenta que além de ajudar a desenvolver e fortalecer os músculos do peitoral, é possível garantir muitos outros benefícios. “Ajuda a melhorar a postura e aumentar a mobilidade do ombro, o que é muito importante  para prevenção de lesões.” 

A seguir, nós selecionamos outros benefícios do exercício peck deck:

  • Promove o equilíbrio muscular;
  • Aumenta a mobilidade do ombro;
  • Define e tonifica os músculos do peito;
  • Reduz as dores nas regiões das costas e do pescoço;
  • Ajuda na prevenção de lesões, principalmente durante os exercícios.

Quais pontos de atenção ao usar o aparelho?

homem fazendo peck deck
Será que você já errou o movimento no exercício peck deck? Confira!

Mesmo sendo um aparelho simples, os erros podem acontecer com qualquer pessoa, sem exceções. Por isso, é importante entender quais são para que eles não aconteçam mais, né? 

A profissional de educação física comenta que é muito comum ver alguns alunos usando a máquina sem postura, deixando as costas arqueadas, sendo prejudicial à saúde física, levando a lesões. “É importante manter a coluna vertebral em uma posição neutra com e ativação constante da região do core.”

“Alguns indivíduos executam o movimento muito rápido, sem controlar o peso ou a amplitude do movimento. Isso pode levar a lesões nas articulações ou músculos, além de diminuir a eficácia do exercício”, pontua mais alguns erros.

Outro erro bastante comum está em usar a força das mãos ao empurrar o equipamento na hora de fazer o exercício, sobrecarregando algumas articulações dos punhos e dedos. 

Ah, e não podemos esquecer do tropeço clássico cometido pelos alunos: excesso de carga. Embora muita gente deseje tonificar o peito, é importante ponderar a carga, uma vez que pode comprometer a eficácia do movimento.

Como melhorar os seus resultados usando o peck deck?

Quer melhorar os resultados usando o peck deck? É possível! O primeiro passo está em pensar no movimento antes e durante a execução, fazendo sempre uma boa contração. 

“Além disso, pense em aproximar os braços pressionando-os contra o tórax na fase concêntrica. Na fase excêntrica não perca a tensão muscular e não solte a carga com velocidade, mantenha a concentração e atente-se a respiração.”

Para aumentar o grau de dificuldade, a profissional comenta que é possível usar algumas metodologias de treinamento, como, por exemplo, drop-set, bi-set ou rest-pause. “São metodologias usadas para aumentar a intensidade da sessão, além de aumentar consequentemente o volume”, complementa.

Como fazer peck deck?

mulher fazendo exercício no peck deck
Quer garantir os benefícios do peck deck? Aprenda a usar o aparelho corretamente!

É hora de aprender a fazer o exercício corretamente para não errar mais. Para te ajudar, a profissional de educação física separou um passo a passo para te auxiliar quando você for usar o equipamento: 

  • Primeiro, ajuste a altura do banco para que os braços fiquem alinhados com os ombros;
  • Em seguida, arrume as alças ou os apoios, deixando-as na altura do peito;
  • Sente-se na máquina com as costas apoiadas no encosto e mantenha os pés apoiados no chão;
  • Agarre as alças ou os apoios com as mãos, mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados;
  • Inspire e traga as alças ou os apoios para o centro do peito;
  • Expire e retorne à posição inicial, estendendo os braços e mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados;
  • Repita o exercício novamente.

Ficou alguma dúvida sobre o exercício? Lembre-se de procurar pelo professor da sua academia. Em relação à quantidade de séries e/ou repetições, o mesmo poderá te ajudar a partir do seu plano de treino.