Devido à correria do dia a dia e ao estresse das tarefas diárias, é ainda mais importante cuidar da nossa saúde física, mental e emocional, né? Pensando nisso, para te ajudar a manter a mente relaxada, nada melhor do que algumas técnicas de respiração para amenizar a ansiedade e, consequentemente, promover a sensação de bem-estar.

Mulher praticando a técnica de respiração
As técnicas de respiração ajudam a promover mais bem-estar, reduzindo os problemas mentais. Saiba mais!

Quando ficamos preocupados com algo, tanto no trabalho quanto em casa, acabamos desenvolvendo a tão temida ansiedade, que acaba gerando inúmeros problemas de saúde, como preocupações excessivas, tensões musculares ou medos de coisas que não existem. Por isso, é importante desenvolver algumas técnicas de respiração.

Por que é importante exercitar a respiração?

Mulher respirando com os olhos fechados
As técnicas de respiração ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e a digestão dos alimentos. Confira os outros benefícios!

Será que você tem respirado direito? Parece uma pergunta confusa, né? Mas segundo uma reportagem da BBC News Brasil, quando não praticamos a respiração correta, ela pode provocar inúmeros problemas relacionados à nossa saúde mental, como, por exemplo, aumento da sensação de ansiedade, estresse e/ou depressão

No entanto, quando controlamos a nossa respiração, é possível garantir inúmeros benefícios à saúde física e mental

5 técnicas de respiração

Mulher praticando a técnica de respirando alternando as narinas
Conhece a técnica de respiração alternando as narinas? Confira o passo a passo e seus benefícios à saúde!

Para que a sua saúde emocional não seja deixada de escanteio, nada melhor do que praticar algumas técnicas de respiração. Pensando nisso, separamos 5 ideias fáceis para você fazer em casa, no trabalho ou onde quer que esteja. Vamos lá?!

1 – Respiração abdominal 

A respiração abdominal, conhecida também como respiração de bebê, tem como objetivo ajudar a estimular como você respira por meio do diafragma. Além disso, ajuda a tranquilizar o sistema nervoso para promover o estado de tranquilidade. 

Por isso, comece inspirando todo o ar. Em seguida, infle a barriga (não o peitoral). Em seguida, ao expirar, esvazie completamente o ar da sua barriga, diminuindo o volume de toda a região abdominal. Lembre-se de fazer isso três vezes num ritmo calmo e profundo, sem forçar a respiração. 

2 – Respiração contando até sete segundos 

Está se sentindo ansioso e não consegue reduzir este sentimento? A técnica de contar até sete segundos pode ser uma ótima alternativa para promover a sensação de bem-estar. 

Primeiro, é preciso eliminar o ar que já existe dentro do seu corpo, por isso, expire-o. Em seguida, inspire todo o oxigênio para dentro do pulmão contando até quatro segundos e prenda o ar por três segundos. Por último, solte-o novamente, devagar, por sete segundos.

Para que esta técnica de respiração tenha efeito, lembre-se de fazê-la três vezes.  

3 – Respiração quadrada

A respiração quadrada, conhecida também como Sama Vritti, tem como objetivo controlar os diferentes níveis da ansiedade e até mesmo do estresse, proporcionando relaxamento e calmaria nos pensamentos ruins que surgem no dia a dia. 

Para começar, inspire lentamente o ar contando até três. Em seguida, segure-o nos pulmões por mais três segundos. Após esse tempo, solte-o contando até três segundos. Após esvaziar completamente o oxigênio, conte mais uma vez até três. 

Lembre-se de repetir o processo até se acalmar.

4 – Respiração alternando as narinas 

Perfeita para quem deseja acalmar o corpo e a mente, a técnica de respirar alternando as narinas ajuda a controlar a ansiedade e a trazer mais concentração

Inspire todo o ar por uma narina e pela outra expire completamente. Caso sinta dificuldade para executar esta técnica, use o dedo indicador para tapar a narina que não está sendo usada no momento. 

Realize este passo a passo três vezes ou até se acalmar.

5 – Respiração com atenção 

Desacelerar é importante para diminuir a ansiedade, sabia? Nesta técnica, sente-se em algum lugar, desde sofá até cadeira, feche completamente os olhos e inspire o ar. 

Ao fazer isso, elimine todos os pensamentos negativos e foque em sentir os sons ao redor ou até mesmo os pés no chão. Em seguida, sinta o ar se espalhando por todo o seu corpo. Quando for expirar, lembre-se de pensar que o ar está retirando todas as energias negativas, bem como o estresse e a tensão muscular. 

Por último, mas menos importante, independente das técnicas de respiração escolhidas, consulte-se com psicólogo para entender quais problemas estão desencadeando a sua ansiedade.