Você sabia que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro? Além de filtrar os alimentos que ingerimos, este órgão também tem um papel importantíssimo em diversas funções do corpo humano, inclusive na saúde mental.

Saiba a relação entre intestino e saúde mental
O intestino está diretamente relacionado com a nossa saúde mental

O intestino é o maior órgão do corpo. Ele possui mais de 9 metros e 500 milhões de neurônios, ou seja, é capaz de realizar inúmeras funções ao mesmo tempo, ajudando nas mais diversas vertentes. 

Estudos recentes comprovaram que, de fato, a microbiota intestinal tem uma ligação direta com a nossa saúde mental. Ou seja, quando as coisas não estão indo bem no intestino, outras partes do corpo também são afetadas. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura! 

Qual a função do intestino? 

Resumidamente, o intestino é responsável por permitir a passagem de todos os alimentos que ingerimos, além de facilitar a absorção dos nutrientes e eliminar os resíduos que nosso corpo produz. Ou seja, tudo o que comemos passa por ele, e o órgão faz a filtragem do que é bom e o que é ruim para nós. 

O intestino possui mais de 9 metros e é como se fosse um tubo, que se estende desde o final do nosso estômago até o começo do ânus. Ou seja, toda a nossa alimentação diária obrigatoriamente passa por ele. O que é bom, absorvemos, e o que não é, o nosso corpo faz a eliminação natural. 

O intestino é dividido em dois: 

Intestino delgado: o delgado é conhecido como a primeira porção do intestino e possui cerca de 7 metros de comprimento. Ele é responsável pela absorção total dos nutrientes que ingerimos diariamente, como açúcares e aminoácidos. 

Intestino grosso: o intestino grosso é a segunda porção do órgão, com apenas 2 metros de comprimento em média. Apesar de ser menor, é a parte mais importante para absorção de água, já que 60% de toda a água que ingerimos fica armazenada nesta porção. 

Ou seja, o intestino é responsável pela absorção de nutrientes, água e também ajuda na digestão dos alimentos, fazendo com que o nosso corpo se mantenha devidamente nutrido, hidratado e funcionando corretamente. 

Por que o intestino é considerado o “segundo cérebro”? 

Por ser o maior órgão do corpo humano e possuir mais de 500 milhões de neurônios, o intestino possui um sistema nervoso autônomo, quase que independente do cérebro humano. 

O intestino é comandado pelo Sistema Nervoso Entérico, também conhecido como SNE. Ele funciona quase como uma “filial” do sistema nervoso humano, só que com a função de controlar diretamente apenas o sistema digestivo. 

Este sistema é estendido por todo o tecido que reveste o estômago e possui neurônios próprios. Além disso, ele se comunica diretamente com o Sistema Nervoso Central do corpo humano, fazendo com que o bom funcionamento do organismo ocorra da melhor forma possível. 

O corpo humano é uma verdadeira máquina, então, quando uma coisa aparentemente pequena fica fora de lugar, todo o organismo é afetado. 

Segundo alguns pesquisadores, dentro de nosso sistema digestivo existe um “segundo cérebro”, que conta com 500 milhões de neurônios e mais de 30 neurotransmissores, além de 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo. 

Tudo isso para controlar uma função relativamente simples: extrair energia dos alimentos que consumimos e eliminar os maus resíduos. 

Novas pesquisas seguem avançando e fica cada vez mais claro que essa não é a única função do intestino. Os neurônios do órgão podem interagir diretamente com o nosso cérebro, afetando nosso comportamento, emoções e, em casos mais graves, até mesmo o nosso caráter. 

Qual a relação entre intestino e saúde mental?

O intestino afeta diretamente o nosso humor e saúde mental
Saiba qual a relação entre o intestino e a nossa saúde mental

O intestino responde diretamente a estímulos específicos do cérebro humano. Em casos de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, ele reduz a oxigenação e diminui o fluxo sanguíneo, o que afeta diretamente o seu bom funcionamento.

Essas doenças mentais geram uma grande carga química no cérebro, o que faz com que essas mudanças de oxigenação e fluxo sanguíneo sejam direcionadas para partes específicas do organismo, alterando diretamente a flora intestinal, podendo provocar algumas doenças intestinais.

Isso porque, para que o intestino funcione da melhor forma possível, o corpo humano precisa estar em equilíbrio. Qualquer alteração, por menor que seja, pode causar problemas diretamente relacionados com o emocional, como gases, prisão de ventre e diarreia. 

Para que o corpo sempre esteja em equilíbrio, é preciso se preocupar com a microbiota intestinal, que é o conjunto de microrganismos que habitam o intestino e ajudam o corpo humano a desempenhar inúmeras funções. 

A microbiota intestinal pode influenciar diretamente na saúde, afetando o metabolismo, a produção de hormônios e até mesmo o sistema imunológico. E estudos recentes apontam que, além de tudo isso, ela também possui uma relação direta com a saúde mental. 

Quando a flora intestinal se encontra em desequilíbrio com a microbiota, algumas mudanças ocorrem no nosso corpo, como ansiedade, estresse e maior tendência à depressão. Em alguns casos mais graves, ela pode estar relacionada com Alzheimer e até mesmo com o autismo. 

Como conquistar esse equilíbrio? 

Você já viu a importância do intestino para a nossa saúde mental, não é mesmo? Para que sua flora intestinal e microbiota estejam sempre em equilíbrio, é preciso tomar algumas atitudes que irão ajudar o seu corpo a se manter o mais saudável possível, como: 

  • Manter uma dieta saudável, rica em fibras e com pouca gordura; 
  • Apostar em vitaminas todos os dias; 
  • Evitar alimentos ultraprocessados; 
  • Praticar exercícios físicos regularmente; 
  • Investir em técnicas para respiração, como yoga ou meditação
  • Cuidar da sua saúde mental. 

Lembrando que o intestino é importante, mas para ter a certeza do diagnóstico de algum problema relacionado à saúde mental, é preciso consultar um médico especialista. 

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê