Praticar exercícios físicos ainda é um desafio para muitas pessoas. Apesar de saberem todos os benefícios que esse hábito pode trazer para a saúde física e mental, alguns indivíduos ainda encontram muitas dificuldades para conseguirem se exercitar regularmente.

Saiba como criar o hábito de fazer exercícios físicos
Conheça atitudes que você pode tomar para fazer exercícios

Com a correria do dia a dia e a rotina apertada, encontrar tempo e motivação para fazer exercícios físicos regularmente pode ser um desafio e tanto. Além disso, as pessoas podem demorar também até acharem uma modalidade que gostem e se identifiquem. 

Porém, a prática de atividades físicas leva a inúmeras vantagens para o indivíduo, seja estética, seja para a saúde física e mental, além de ajudar em outros âmbitos da vida, como organização e disciplina. 

Mas, como criar esse hábito? Como conseguir conciliar a rotina apertada com os treinos e atividades físicas sem ficar sobrecarregado? Existem algumas atitudes que você pode tomar no dia a dia para conseguir atingir esse feito. 

Quer saber mais sobre os benefícios de praticar exercícios físicos e como criar o hábito de fazê-los? Continue a leitura! 

Qual a importância de praticar exercícios físicos? 

Os exercícios físicos são ótimos para a saúde física e mental. Além de ajudarem a controlar o estresse e ansiedade, a prática regular também ajuda na disciplina e organização individual, dando mais motivação para encarar o dia a dia. 

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática de exercícios libera hormônios, como serotonina e endorfina, no organismo, o que aumenta a disposição de cada um, dando aquele “gás” que precisamos para encarar mais um dia. 

Os exercícios físicos agem como uma espécie de combustível para o nosso corpo, fazendo com que nossas baterias sejam recarregadas, além de ajudar na saúde mental. 

Isso porque, ao liberar os hormônios da felicidade para o organismo, o estresse, ansiedade e tensões são combatidos de forma gradual, o que leva inúmeras vantagens para o indivíduo a longo prazo, além de melhorar significativamente a qualidade de vida de cada um. 

Não importa o exercício. O importante é se movimentar e buscar meios de levar uma vida mais saudável de todas as formas possíveis. As vantagens, a longo prazo, podem ser ótimas para cada um. 

Como criar o hábito de fazer exercícios físicos? 

Tem dias que são um verdadeiro caos. Seja no trabalho ou na vida pessoal, pode ser difícil conseguir fazer qualquer outra coisa que fuja um pouco da rotina

A correria do dia a dia pode ser um fator muito importante para cada um na hora de começar a criar o hábito para praticar exercícios físicos. Muitas pessoas não têm tempo ou não sabem escolher a melhor modalidade individual para si mesmo. 

Além disso, com a pandemia causada pelo Coronavírus e a ascensão do home office, o sedentarismo se tornou uma realidade para muitos brasileiros, o que dificultou ainda mais a busca por uma rotina mais ativa e saudável. 

Com a falta de exercícios físicos, problemas mentais como depressão, ansiedade, estresse e, até mesmo, Burnout, se tornaram cada vez mais comuns nas empresas. É preciso mudar esse cenário e começar a adotar hábitos mais saudáveis. 

Saiba algumas atitudes que você pode tomar no dia a dia para começar a praticar exercícios físicos. 

Comece por algo simples 

Comece por atitudes simples
Hábitos simples fazem toda a diferença

Você não vai se adaptar a uma rotina pesada de musculação do dia para a noite. Por isso, comece por algo mais simples, como uma caminhada ou uma corrida matinal. Aos poucos, conforme o seu corpo vai se acostumando com o novo ritmo, você evolui para outras atividades.

Tire alguns minutos do seu dia para se dedicar a alguma atividade que não exija muito tempo. Pode ser passear com o seu pet, se alongar, caminhar uma distância curta. Esses pequenos momentos já fazem uma grande diferença para começar com hábitos mais saudáveis. 

Faça algumas substituições 

Se você mora perto do ambiente de trabalho, pode substituir o carro/transporte público pela bicicleta. Ou substitua o elevador pela escada, por exemplo. São pequenos hábitos do dia a dia que já ajudam o corpo a ter mais condicionamento para um treino no futuro. 

A melhor forma de começar a mudar os hábitos é adaptar pequenas partes da sua rotina e encontrar meios de gastar energia em alguma atividade física. Seja antes do trabalho, no horário de almoço ou voltando para casa, o importante é dar o primeiro passo. 

Experimente diversas atividades 

Pode ser que você não se identifique com a musculação em um primeiro momento. Situações assim são extremamente comuns e pode demorar um tempo até que você encontre uma atividade que realmente valha a pena para si mesmo. 

Cada organismo e cada corpo atua de um jeito. Por isso, não tenha medo de testar diferentes modalidades: desde natação até dança, aeróbicos, yoga, entre outros. Existem diversos jeitos de começar a praticar atividades físicas de uma forma mais saudável. 

Respeite seu limite 

Não exceda mais do que o seu corpo aguenta. O organismo proporciona diversos sinais para nós e é preciso respeitá-los da melhor forma possível. 

Se você começar por exercícios pesados logo em um primeiro momento, isso vai desgastar o seu condicionamento físico e pode levar a uma distensão muscular e, em casos mais graves, até mesmo a uma lesão irreparável. 

Por isso, respeite o seu limite e escute os sinais que seu corpo proporciona.

Respeite os seus limites nos exercícios físicos
Respeite o seu limite e valorize o seu progresso

Valorize o seu progresso 

Muitas vezes, é muito fácil se condenar por ter perdido um dia de treino ou por ter saído da dieta por algum motivo. Essa atitude pode gerar um gatilho psicológico, o que faz com que a sua mente perca a motivação. 

Por isso, é importante valorizar o seu progresso todos os dias. Cada dia que você acorda motivado para treinar e mudar suas atitudes é um dia que merece ser celebrado.

E tá tudo bem comer um doce, um carboidrato ou faltar ao treino de vez em quando. Lembre-se que você é um ser humano e não uma máquina.

Fazer exercícios físicos regularmente ajuda muito em diversos âmbitos do dia a dia. Comece hoje mesmo a transformar sua rotina com alguma dessas atitudes. 

Conheça a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?