Provavelmente você já ouviu falar que os carboidratos são ruins para sua saúde e que você deve cortá-los da alimentação, certo? Esse é um equívoco que milhões de pessoas cometem. A verdade é que, como qualquer coisa em excesso, ingerir carboidrato demais pode gerar problemas.

Os carboidratos são vilões de verdade?
Saiba mais sobre os carboidratos

Mas, nem tudo é tão simples, né? Em um mundo onde as pessoas querem praticar cada vez mais o low carb à risca e evitar comer alimentos essenciais como arroz, o carboidrato é facilmente visto como um inimigo. 

Porém, o que poucas pessoas sabem é que existem carboidratos bons e ruins. Por isso, você não deve excluir esse macronutriente da sua vida tão rápido, já que ele não é o grande vilão da sua alimentação. Quer saber mais? Continue a leitura! 

O que são carboidratos? 

Os carboidratos são um grupo de macronutrientes muito importantes para o organismo, já que proporciona energia para o corpo humano, funcionando quase como um combustível natural para o metabolismo. 

Muitos alimentos essenciais para nosso dia a dia possuem carboidratos e eles, inclusive, estão presentes em legumes, como brócolis, cenoura e até mesmo alface. Ou seja, não adianta simplesmente excluir o pão da sua vida e tentar compensar com mais alimentos verdes no prato. 

O grupo dos carboidratos é formado por uma série de alimentos, tal qual consta a pirâmide alimentar: 

  • Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc;
  • Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba;
  • Frutas: todas as frutas possuem carboidratos em sua composição. Algumas em menor escala e outras em maior. 

Ou seja, por mais que você tente, não é possível evitar de inserir pelo menos um pouco de carboidrato todos os dias. 

Quais são os carboidratos bons e ruins?

Saiba a diferença entre os carboidratos bons e ruins
Você sabe quais são os carboidratos bons e ruins?

Como tudo na vida, os carboidratos também possuem seu lado bom e ruim. Ou seja, dependendo do alimento que você ingerir, ele pode te dar a energia ideal para o seu corpo passar pelo dia da melhor forma possível.

Porém, em excesso e/ou por más escolhas, os carboidratos podem causar uma série de problemas de saúde para quem ingere grandes quantidades todos os dias. 

Carboidratos bons

Quais são os carboidratos complexos bons?
Quais são os carboidratos bons?

Existem diversos critérios para ajudar a definir quais carboidratos são bons de verdade para o organismo. Conheça alguns: 

Alimentos integrais 

Os alimentos integrais são uma ótima escolha para quem deseja manter uma alimentação saudável sem se privar de muita coisa. Isso porque eles são super nutritivos e ricos em fibras, proporcionando energia e saciedade por um longo período de tempo e evitando picos de glicemia. 

Alimentos naturais 

Alimentos naturais são um ótimo exemplo de carboidratos bons, como frutas e vegetais. Quanto mais comidas de verdade você ingerir, melhor serão as vantagens para a sua saúde. Mas atenção: estamos falando das frutas puras, não as que vão em alguma receita de doce ou em sucos, pois assim elas perdem suas fibras e vitaminas. 

Os carboidratos bons, também conhecidos como complexos, são aqueles que demoram mais tempo para serem digeridos pelo organismo, devido ao seu baixo índice glicêmico, que faz com que o açúcar seja liberado de forma mais lenta no sangue, promovendo saciedade por mais tempo, ainda mais se forem alimentos ricos em fibras. 

Além disso, os carboidratos complexos exigem mais energia do corpo para sua digestão, o que reduz as chances de aumento de peso e contribuem para o emagrecimento saudável, sendo ideais para serem consumidos antes do treino. 

E os carboidratos ruins? 

Quais são os carboidratos simples ruins?
Quais são os carboidratos ruins?

Os carboidratos simples são absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo, fazendo com que se sinta fome logo após ingeri-los. Alguns exemplos de carboidratos simples são o açúcar refinado, farinha refinada, mel, frutose presente nas frutas e a lactose presente no leite.

Além disso, muitos alimentos processados possuem carboidratos simples na forma de açúcar, como bolachinhas e demais industrializados, refrigerantes, doces e guloseimas.

Por aumentar rapidamente o nível de açúcar no sangue, são considerados de alto índice glicêmico, não sendo ideais para quem quer perder peso, ganhar performance nos treinos ou cuidar da saúde de modo geral.

Lembrando que tudo em excesso faz mal, portanto, procure manter uma proporção adequada no seu cardápio com a maior quantidade de grupos alimentares possível. Procure focar o seu prato na proteína, completando-o com vegetais (carboidratos bons), uma fonte de gordura boa e salada. 

Quer saber mais sobre isso? Assista nosso vídeo exclusivo do TPTV:

Qual a importância dos carboidratos?

Saiba a importância dos carboidratos
Os carboidratos são essenciais para o organismo

Além de serem a principal fonte de energia natural do organismo humano, os carboidratos são uma das fontes de serotonina para o corpo, que é o hormônio da felicidade. E também ajudam muito em crises de glicose baixa. 

Além disso, os carboidratos complexos são uma das melhores opções para o pré-treino. Exatamente por proporcionarem um bom nível de energia para o corpo, se alimentar com esse macro nutriente antes das atividades físicas pode levar uma série de benefícios para o seu treino. 

Por se transformar em glicose no organismo, os carboidratos podem gerar energia e potencializar o treino. A falta desse alimento pode afetar a saúde, já que o corpo pode utilizar outros meios como fonte de energia, por exemplo a proteína, fazendo com que você perca a massa magra. 

Mas afinal, carboidrato engorda ou não? 

A resposta é não, desde que você saiba escolher e dosar a quantidade de carboidratos bons e ruins que você ingere. 

Nos últimos anos, as pessoas adquiriram um medo dos carboidratos e foi criado o estigma de que eles engordam e são os grandes vilões na dieta quando o objetivo final é o emagrecimento. No entanto, isso não é verdade. 

Existem inúmeros alimentos ricos em carboidratos bons, que proporcionam energia e saciedade para o seu organismo. O que engorda e faz mal para a saúde são os ruins em excesso. Por exemplo, se você bebe refrigerante todos os dias, é claro que vai sofrer as consequências dessa atitude em alguns anos.

Porém, comer um pão de vez em quando não vai afetar a sua dieta. Proibição pode levar à compulsão, e quanto mais você se forçar a não comer esses alimentos, mais o seu corpo vai pedi-los, gerando problemas para a manutenção da sua saúde. 

Quando ingeridos da forma correta, os carboidratos podem se tornar seus melhores amigos. Basta saber escolhê-los. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

Até a próxima!