Muitas pessoas começam a praticar atividades físicas para interromper o sedentarismo e alcançar um estilo de vida mais saudável, priorizando hábitos que fazem bem para o corpo e para a mente. Um exercício muito recomendado por profissionais é o fortalecimento muscular.

Saiba a importância do fortalecimento muscular
O fortalecimento muscular pode ajudar muito no seu dia a dia

Ao começar a praticar exercícios, geralmente as pessoas optam pelos aeróbicos ou por atividades mais simples, que podem ser feitas em casa, como corrida e caminhada. Aos poucos, vão aumentando a dose até encontrarem um ritmo que funcione e seja benéfico para atingir o seu objetivo. 

É importantíssimo realizar um alongamento antes de começar qualquer atividade física, para evitar possíveis lesões e um tratamento a longo prazo com fisioterapia

Porém, além do alongamento, também é preciso fazer exercícios de fortalecimento muscular regularmente para garantir o bom funcionamento do corpo em qualquer atividade que você escolha realizar. 

Quer saber mais sobre o fortalecimento muscular e seus benefícios? Continue a leitura! 

O que é fortalecimento muscular? 

O fortalecimento muscular é baseado em uma série de exercícios específicos, que trabalham diversos membros do corpo e, como o próprio nome diz, ajuda a fortalecer os músculos para as atividades físicas

Além disso, estes exercícios permitem a definição e tonificação da musculatura do corpo, ajudando a melhorar a capacidade de locomoção de cada um. 

Além de ser ótimo para definir os músculos, esses exercícios também melhoram a realização de atividades do dia a dia, já que trabalha a saúde muscular em geral e não apenas áreas específicas, como acontece na academia, por exemplo.

Para aumentar e fortalecer os músculos, é preciso trabalhar a musculatura mais do que o normal, fortalecendo as fibras existentes no corpo, com posições e exercícios especiais para atingir esse objetivo. 

O que muitas pessoas não sabem é que exercícios de repetição são tão eficientes para esse fortalecimento quanto a musculação, assim como as modalidades funcionais, como yoga e pilates. 

A melhor forma de realizar os exercícios de fortalecimento muscular é através do peso do próprio corpo, também conhecidos como exercícios isométricos e podem ser feitos em casa sem equipamentos específicos.

Além disso, os exercícios de fortalecimento muscular também são ótimos para emagrecer, queimar calorias e fornecer mais disposição para o dia a dia, já que trabalham diversos grupos musculares. 

Quais os benefícios do fortalecimento muscular? 

Saiba os benefícios do fortalecimento muscular
Os exercícios de fortalecimento muscular são ótimos para a saúde

Além de ser ótimo para os músculos, os exercícios de fortalecimento têm ação 360°, ou seja, ajudam em diversas áreas. Conheça os principais benefícios! 

  • Aumenta a resistência; 
  • Aumenta a estabilidade; 
  • Ajuda a melhorar a postura
  • Melhora o condicionamento físico; 
  • Melhora o bom funcionamento do metabolismo; 
  • Cria massa muscular magra;
  • Dá mais autonomia;
  • Ajuda a aliviar dores musculares em geral; 
  • Melhora o metabolismo. 

5 exercícios de fortalecimento muscular para você fazer 

1. Flexão de braço

Fortalecimento muscular - Flexão de braços
Flexão de braços

Um dos exercícios mais praticados pelas pessoas, a flexão de braços é uma ótima opção para começar uma rotina de fortalecimento muscular. 

Para fazer esse exercício, é preciso deixar as mãos no chão ao lado do peito, e realizar um movimento constante, como se estivesse empurrando o chão, erguendo todo o corpo, tomando cuidado para não tensionar ou distender algum músculo. 

Mantenha os cotovelos flexionados e retorne à posição inicial, sem encostar o corpo no solo e refaça o procedimento até 10 repetições. 

2. Agachamento

Fortalecimento muscular - Agachamento
Agachamento

O agachamento é um exercício que trabalha membros superiores e inferiores, mais focado nas pernas e joelhos. 

Para fazê-lo, é preciso deixar os pés firmes no chão o tempo todo, e afastar gradativamente as pernas para além da largura do quadril. Ao agachar, é preciso flexionar os joelhos e projetar o quadril para trás, como se fosse sentar em alguma superfície, sempre mantendo o pescoço ereto. 

Depois, suba de novo e retome à posição inicial, refazendo o procedimento por até 12 repetições. 

3. Step-Up

Step-Up

Esse exercício trabalha principalmente os músculos inferiores, focado nas pernas, coxas e joelhos. 

De pé, fique de frente para um degrau, cadeira, escada ou qualquer superfície onde você possa elevar seus membros. Com o pé direito, suba no local mantendo abdômen e glúteo contraídos, erguendo o joelho esquerdo. 

Depois, repita esse processo até dez vezes. Quando terminar essa série, alterne os lados, pisando com o pé esquerdo e erguendo o joelho direito. 

4. Ponte 

Ponte

A ponte é um exercício específico que trabalha diversos membros diferentes ao mesmo tempo. 

Para realizá-lo, é preciso deitar de costas para o chão, com os braços paralelos ao lado do corpo. Depois, flexione os joelhos mantendo os pés fixos no chão e eleve gradativamente o quadril em direção ao teto. 

É importante que os ombros permaneçam no chão o tempo todo. Depois de alguns minutos, retorne para a posição inicial e repita o procedimento do começo quantas repetições achar necessárias. 

5 – Avanço

Fortalecimento muscular - Avanço
Avanço

O avanço é um exercício similar ao step-up, com a diferença de que, nesta opção, não é necessária uma plataforma para sua realização. 

Com os pés abertos na distância do quadril, mantenha o abdômen e os glúteos contraídos, dando um passo para a frente. 

Flexione o joelho em um ângulo de 90°, sem deixar que ele ultrapasse a ponta dos pés. Lembrando que o joelho de trás não deve encostar no solo. Termine e repita o procedimento por quantas vezes achar necessário. 

Realizar exercícios de fortalecimento muscular pode levar uma série de benefícios para você e sua saúde. Comece hoje mesmo e veja a transformação no seu treino! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

Até a próxima!