Sabe aquele incômodo que você sente na sua coluna quase todos os dias? Se não tratado, pode gerar diversos problemas irreversíveis. Para que você saiba fazer essa dor passar, confira 5 exercícios para melhorar a postura.

Sente dor na coluna? Pode ser a postura errada.
Conheça 5 exercícios para melhorar a postura

Com a correria do dia a dia, muitas vezes não prestamos a atenção necessária em fatores como sentar direito na cadeira, andar de forma ereta e tomar cuidado com a postura. Tudo isso pode afetar muito a nossa qualidade de vida

Isso porque, apesar de parecer detalhes insignificantes, ao serem feitos a longo prazo, coisas como sentar na cadeira da forma errada, deitar sem a coluna estar ereta ou, até mesmo, andar de forma curvada podem ser atitudes que sobrecarregam os ossos, gerando problemas como tendinite, bursite, artrose, entre outras doenças crônicas. 

Com certeza, desde criança você ouve alguém te dizendo para “ajustar a postura”. Não é para menos, afinal, essas doenças só podem ser tratadas com muita fisioterapia e com um plano de exercícios específicos. 

Entenda o que é a fisioterapia e seus benefícios:

Por isso, se você é uma dessas pessoas que não prestam muita atenção na sua coluna, continue a leitura e conheça 5 exercícios para melhorar a postura. 

Como manter a postura boa?

Existem algumas atitudes que ajudam a manter a postura boa

Não existe uma fórmula mágica para melhorar a postura de um dia para o outro. Problemas de coluna, muitas vezes, são um acúmulo de diversos fatores e aspectos do dia a dia, além do fator genético que influencia muito. 

Porém, existem alguns fatores que podem ajudar a má postura a acontecer, como sedentarismo, obesidade, carregamento de peso excessivo, entre outros. 

Existem algumas atitudes que podem ajudar a manter a postura boa, como: 

  • Realizar exercícios físicos regularmente; 
  • Utilizar cadeiras ergonômicas;
  • Evitar carregar mochilas/bolsas muito pesadas; 
  • Fazer alongamento todos os dias;
  • Priorizar exercícios aeróbicos e isométricos. 

Além de ser ótimo para o corpo em si e para os ossos, a boa postura também ajuda muito a melhorar a respiração, já que o alinhamento da cabeça, tórax e lombar ajudam no controle da respiração, melhorando também a oxigenação do corpo. 

5 exercícios para melhorar a postura

Existem alguns exercícios específicos que podem te ajudar a manter a postura alinhada. Confira! 

1. Yoga

O yoga pode ajudar a manter a postura boa
Pratique yoga para melhorar a sua postura

A prática de yoga, além de ajudar a tratar problemas como ansiedade e estresse, também pode ajudar muito a melhorar a postura e deixar a coluna mais ereta. 

Isso porque o Yoga trabalha diversas frentes do corpo humano, incentivando os praticantes a se arriscarem cada vez mais com posições e técnicas milenares que ajudam a melhorar a flexibilidade, definir os músculos e até mesmo no emagrecimento. 

2. Pilates

O pilates é um dos exercícios para melhorar a postura

O pilates é uma das vertentes do yoga que contém alguns princípios da primeira técnica. Esse exercício é uma ótima alternativa para quem quer melhorar a postura, já que, por meio de aparelhos específicos, esse método ajuda o praticante a executar diversos movimentos de forma correta. 

O pilates trabalha toda a estrutura corpórea e óssea, ajudando o corpo a se manter mais forte, equilibrado e flexível, trabalhando os membros superiores e inferiores de forma linear e eficiente. 

Além disso, o pilates também é uma ótima alternativa para definir e tonificar os músculos, já que os aparelhos utilizados ajudam a fortalecer regiões importantíssimas para a melhora da coluna, como o diafragma, por exemplo.

3. Musculação

A musculação é extremamente importante para melhorar a postura

A musculação é um dos pilares mais importantes quando você começa a treinar em uma academia. Por fazer parte de diversos exercícios de precisão e força, a musculação ajuda a manter a postura alinhada, além de trabalhar inúmeras partes do corpo de forma unilateral. 

Como tudo na vida, a prática leva a perfeição e, quando os exercícios de musculação são feitos regularmente, o organismo passa a se acostumar com eles e realizá-los de forma automática. 

Atitudes como sentar com a coluna ereta, deitar sempre mantendo uma posição ereta e confortável para a coluna e distribuir igualmente o peso do corpo se tornam ações do dia a dia e você nem percebe que está tomando essas atitudes. 

Por isso, se você quer começar a obter uma melhora eficiente em sua postura, começar pela musculação pode ser um bom caminho. 

4. Natação/hidroginástica

Exercícios com água podem ser ótimos para a postura

Exercícios na água podem ajudar a melhorar a coluna, já que trabalham a flexibilidade, fortalecimento ósseo e consciência corporal. 

Isso porque exercícios na água são capazes de prevenir lesões mais profundas na coluna, já que possuem menos impacto na região e fortalecem a musculatura, corrigindo a postura e aliviando a pressão concentrada no local. 

Com um bom alongamento feito fora d’água e exercícios específicos feitos dentro dela, a natação e a hidroginástica podem prevenir não apenas problemas de coluna, mas também lesões nos ombros, joelhos e pescoço. 

5. Alongamento

Fazer alongamento ajuda na boa postura
Faça alongamento todos os dias para melhorar a sua postura

Provavelmente o mais conhecido e comum de todos, o alongamento é um exercício indispensável para quem quer melhorar a postura de forma gradativa e eficiente. 

O ideal é começar o dia se alongando e repetir o exercício pelo menos a cada 4 horas. Os alongamentos podem ser feitos em qualquer lugar e entregam uma série de benefícios para a saúde do corpo e também da mente. 

O alongamento pode ajudar na flexibilidade, a descomprimir os músculos tensionados, e também a aliviar tensões, como estresse e ansiedade. 

Existem diversos tipos de alongamento diferentes, por isso, peça ajuda e supervisão de um profissional para indicar o melhor tipo para o seu treino. 

Os exercícios para melhorar a postura ajudam muito no dia a dia, e você pode começar a ver os benefícios deles o quanto antes. Basta apenas dar o primeiro passo e começar a praticá-los regularmente. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?