Muitas vezes, o ambiente de trabalho pode ser um lugar estressante, o que pode causar um desconforto e desencadear inúmeras doenças mentais, como estresse, ansiedade e até mesmo burnout. Quer saber como alcançar a qualidade de vida no trabalho? Continue a leitura.

Saiba como alcançar a qualidade de vida no trabalho
Conheça as vantagens da qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho é um assunto que está cada vez mais em evidência e é essencial para garantir bons resultados e uma melhor produtividade na empresa. 

Porém, com a correria e estresse do dia a dia, os colaboradores estão se sentindo cada vez mais sobrecarregados, com as demandas aumentando e causando cada vez mais ansiedade e estresse nos funcionários das organizações. 

Alcançá-la é extremamente importante para que o colaborador continue saudável e apresente bons resultados na empresa. 

Além disso, com isso desenvolvido, o colaborador fica mais satisfeito, produtivo e feliz com o ambiente profissional. 

O que é qualidade de vida no trabalho?

Reuniões com o todo o time são importantes
Você sabe todos os benefícios da qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho é o índice de satisfação do colaborador, que é medido por meio da saúde e bem-estar no ambiente profissional

Conhecer os fatores que influenciam diretamente no bem-estar do indivíduo no ambiente profissional e tomar atitudes para mudá-los é essencial para que as empresas consigam reter os funcionários e deixá-los mais satisfeitos com a organização. 

Antigamente, os empregadores não levavam em consideração a qualidade de vida no trabalho, o que resultava em funcionários desanimados, improdutivos e com problemas crônicos de estresse e ansiedade. 

O modelo antigo de trabalho está ficando cada vez mais obsoleto, os colaboradores estão buscando pelos seus direitos e por empresas que compartilhem de seus valores e ideais. 

Por conta disso, os profissionais de RH começaram também a considerar a qualidade de vida no trabalho como um fator essencial para manter a produtividade e excelência da empresa em alta. 

Existem diversos fatores que são considerados desafios nas empresas, como saúde física e mental dos colaboradores, bem-estar, ergonomia, ginástica laboral e muito mais. Essa situação se agravou nos últimos anos, por conta da pandemia causada pelo Covid-19. 

A qualidade de vida no trabalho é fruto de um conjunto de razões, como o bem-estar emocional, físico, psicológico e financeiro dos colaboradores, além das relações interpessoais no ambiente profissional. 

A qualidade de vida no trabalho está relacionada principalmente às atitudes que uma empresa toma para garantir que os colaboradores estejam num ambiente mais saudável possível, assim, a satisfação deles com suas demandas é maior, garantindo mais produtividade para a empresa. 

Colaboradores felizes e satisfeitos com a organização em que trabalham tendem a produzir mais, levando diversas vantagens para a empresa. 

Quais fatores afetam a qualidade de vida no trabalho? 

Existem diversos pontos de atenção que as empresas precisam melhorar e se certificar que o grau de satisfação dos colaboradores está o melhor possível. Conheça os principais! 

Clima Organizacional

O clima organizacional é muito importante
O Clima Organizacional afeta diretamente a qualidade de vida no trabalho

As relações que os colaboradores criam dentro da empresa são extremamente importantes. Mais do que as demandas e atribuições de cada funcionário, o ambiente de trabalho também interfere muito no clima da organização

Muitas vezes, um dos motivos pelo qual o colaborador não está feliz na empresa pode estar conectado com um clima organizacional ruim. 

Ter pessoas que, de fato, acrescentem algo para a empresa e se certificar de que todos os funcionários interajam entre si de forma agradável e espontânea é um papel dos profissionais de Recursos Humanos. 

Manter os profissionais motivados, com bons relacionamentos interpessoais e captar os feedbacks e insatisfações de cada um é um passo muito importante para que os colaboradores alcancem a qualidade de vida no trabalho. 

Saúde física e mental 

Segundo uma pesquisa realizada pelo G1, o Brasil ocupa o 2° lugar no ranking de países com mais casos de Burnout no mundo. Esse é um dado extremamente preocupante, já que a Síndrome de Burnout ou doença do esgotamento profissional entra mais em evidência a cada dia que passa. 

Ambientes de trabalho tóxicos que prejudicam a saúde do colaborador, deixando-os com ansiedade, estresse e outros problemas psicológicos podem ser um grande fator para que a rotatividade dos funcionários seja cada vez maior. 

Estando em um ambiente de trabalho prejudicial para a própria saúde, os colaboradores tendem a ficar insatisfeitos, inseguros e com a qualidade de vida mais baixa, afetando diretamente a própria empresa. 

Se certificar de que todos os colaboradores estão com uma jornada de trabalho justa, sem sobrecarregá-los e conseguindo cumprir as demandas é uma forma do RH impedir que a qualidade de vida no trabalho seja afetada. 

Cabe a esses profissionais garantirem que o ambiente de trabalho seja o melhor possível para que a saúde dos colaboradores continue intacta. 

Satisfação no trabalho 

Para que um colaborador continue com um bom desempenho e tenha uma boa qualidade de vida no trabalho, é preciso que ele goste da função que está exercendo. Para isso, é necessário mantê-lo motivado. 

Motivar os colaboradores não é uma tarefa fácil, e hoje em dia existem estratégias como avaliação 360° e gamificação que podem ajudar a melhorar o clima organizacional, além de deixar os funcionários mais felizes. 

A satisfação no ambiente de trabalho é muito importante para que os colaboradores se sintam bem e alcancem a qualidade de vida. 

Benefícios importantes como remuneração justa e reconhecimento de conquistas são essenciais para que a satisfação dos colaboradores com a empresa seja a melhor possível. 

Plano de carreira

É importante oferecer um plano de carreira para os colaboradores
Você sabe todos os benefícios do plano de carreira para a qualidade de vida no trabalho?

Os colaboradores precisam de uma segurança para o futuro e uma empresa que oferece um plano de carreira bem desenhado e alinhado às expectativas dos funcionários é extremamente importante para que eles se sintam bem na organização.

Saber que existe espaço para crescer na organização e que todas suas conquistas e esforços estão sendo reconhecidos é essencial para que ele fique mais motivado. 

É preciso ter em mente que, hoje em dia, a remuneração não é mais o principal motivo para reter os colaboradores na empresa. 

Ter liberdade criativa, poder dar feedbacks verdadeiros e ter um bom plano de carreira são fatores que mantém a qualidade de vida no trabalho cada vez melhor. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

Agora tudo pode, Agora é TotalPass