Você com certeza já ouviu falar ou já fez abdominal alguma vez na vida, certo? Esse é um dos exercícios mais clássicos e benéficos para o corpo humano.

Saiba os benefícios do abdominal
O abdominal proporciona uma série de vantagens para a saúde

Ao começar uma rotina de treinos, é preciso estabelecer alguns objetivos. E se o seu objetivo for definir os músculos da barriga, os abdominais irão se tornar seus melhores amigos.  

Apesar de ser um exercício relativamente simples, o abdominal é extremamente importante e trabalha diversas partes fundamentais do corpo, especialmente o abdômen, deixando-o mais definido e forte. 

Quer saber como fazer abdominal da forma correta e eficiente? Continue a leitura! 

O que é abdominal?

Saiba o que é abdominal
Existem diversos tipos de abdominal

Abdominal é um tipo de exercício físico para desenvolver e fortalecer a musculatura do abdômen, trabalhando os principais pontos do tórax, principalmente do músculo reto.

O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos diferentes de abdominais, cada um com um objetivo diferente. 

Quem define o melhor tipo de abdominal para a sua necessidade deve ser um profissional na área, que proporciona o direcionamento correto para que não haja lesões ou fraturas no corpo. 

Além de exercícios para fortalecer o core, que é o centro de gravidade do corpo, o abdominal também ajuda a sustentar e proteger a espinha, impedindo problemas a longo prazo na coluna. 

O abdominal é extremamente popular em academias e centros de esporte ao redor do mundo, além de ser considerado uma prática obrigatória nos aquecimentos e alongamentos para se fazer no pré treino de atividades físicas. 

Quais os benefícios do abdominal? 

Além de definir os músculos da barriga e abdômen, a prática regular de abdominal pode auxiliar diversas partes do corpo e também melhorar a saúde mental e física. Conheça os principais benefícios desse exercício: 

Bem-estar físico e mental 

Fazer exercícios físicos libera endorfina, que também é conhecida como o hormônio da felicidade. Além de melhorar a saúde do corpo, realizar pelo menos uma série de abdominais por dia pode ajudar a acalmar a ansiedade, diminuir o estresse e proporcionar mais calma para o dia a dia. 

Melhora a postura 

Com os músculos abdominais devidamente fortalecidos e sendo trabalhados regularmente, a postura também melhora consideravelmente, já que são os músculos do abdômen que sustentam todo o tronco. O abdominal pode ajudar na diminuição do desgaste da coluna, reduzindo significativamente as dores nas costas. 

Melhora a respiração 

Por ser feito a partir de movimentos de contração e relaxamento do torso, a prática de abdominal ajuda a melhorar o controle da respiração, por conta dos movimentos de inspiração e expiração que são feitos ao realizar a prática. Isso também pode ajudar a aumentar o fôlego ao fazer outras atividades físicas. 

Aumento da resistência 

Diversas atividades do dia a dia exigem uma força e resistência dos músculos do abdômen, como subir escadas, carregar peso, caminhar, entre outros. Ao incluir a prática abdominal na sua rotina, você conquista mais resistência para realizar esses movimentos de forma mais fácil. 

Reduz a tensão muscular 

Com o estresse do dia a dia, os músculos tendem a ficar tensos, o que a longo prazo pode causar danos permanentes, especialmente na coluna. A prática diária de abdominal pode ajudar a combater os famosos “nós musculares”, diminuindo a tensão muscular. 

Diminui as cãibras 

As cãibras são causadas pelo desgaste físico do corpo, especialmente quando fazemos mais esforço do que estamos acostumados. Ao realizar um exercício físico como abdominal todos os dias, as cãibras diminuem significativamente. 

Conheça 7 tipos de abdominais para o seu treino 

Confira 7 tipos de abdominais que você pode fazer ao final de seu treino habitual, seja ele em casa ou na academia! 

Escolha o melhor para você, que mais se adequa ao seu objetivo! 

1 – Sprinter

Conheça o abdominal sprinter
Saiba como fazer o abdominal sprinter

Esse é um dos tipos clássicos de abdominal. Para ele, é preciso deitar com as costas no chão, mantendo as pernas esticadas e os braços ao lado do corpo. Com os músculos do abdômen, faça força para levantar apenas o tronco, enquanto dobra o joelho esquerdo e o cotovelo direito. Depois, repita o movimento com o outro lado, fazendo quantas séries forem necessárias. 

2 – Infra alternado

Conheça o abdominal infra alternado
Saiba como fazer o abdominal infra alternado

Para esse tipo de abdominal, é necessário deitar com os braços ao lado do corpo e as pernas esticadas para cima, juntas. Desça uma das pernas mantendo a outra levantada e depois repita o processo alternando o movimento.  

3 – Prancha alta com rotação 

Conheça o abdominal prancha alta com rotação
Saiba como fazer o abdominal prancha alta com rotação

Para esse tipo, é necessário começar o exercício na posição de prancha alta. Tire uma das mãos do chão e mantenha o braço reto. Depois rode o tronco para levar a mão acima da cabeça. Alterne o movimento e repita o processo com a outra mão. 

4 – Remador

Conheça o abdominal remador
Saiba como fazer o abdominal remador

Para essa variação de abdominal, comece com as costas deitadas no chão, pernas esticadas e braços esticados acima da cabeça. Acione os músculos do core enquanto dobra os joelhos e levanta o tronco para abraçar os joelhos com os braços.

5 – Bicicleta

Conheça o abdominal bicicleta
Saiba como fazer o abdominal bicicleta

Para esse tipo de abdominal, é necessário deitar com as pernas esticadas e as mãos ao lado da cabeça. Contraia o abdômen para subir o tronco enquanto eleva o joelho esquerdo, fazendo com que o cotovelo direito vá ao encontro do joelho. Alterne os movimentos e faça o mesmo com o outro lado. 

6 – Abdominal com elevação do quadril na bola

Conheça o abdominal com elevação do quadril na bola
Saiba como fazer o  abdominal com elevação do quadril na bola

Para esse exercício, é necessário uma bola de ginástica para apoiar os pés. Deite no chão de barriga para cima, colocando a planta dos pés na bola e eleve o quadril lentamente. É recomendado fazer essa atividade com um instrutor físico. 

7 – Prancha com 2 apoios

Conheça o abdominal prancha com dois apoios
Saiba como fazer o  abdominal prancha com dois apoios

Para esse exercício é preciso que os músculos abdominais estejam ativados para garantir o equilíbrio. Inicialmente, fique na posição de prancha e tire do chão braços e pernas opostas, ficando apenas com 2 apoios no chão. Se mantenha nessa posição pelo máximo de tempo que conseguir, trabalhando a respiração.

Reforçando que, se você não está acostumado com abdominal ou outros exercícios físicos, é necessário buscar um profissional para fornecer o direcionamento correto dos treinos e evitar possíveis lesões nos músculos.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!