Vários aspectos do dia a dia podem causar estresse excessivo, e saber como ficar calmo nessas horas parece quase impossível, não é mesmo?

Como ficar calmo no trabalho?
Saiba como ficar calmo no trabalho ao longo do dia

Trabalho, responsabilidades, alta demanda e até mesmo fatores como trânsito e o clima influenciam diretamente no nosso humor. Basta um pequeno gatilho para que a ansiedade e o estresse possam vir à tona e, se não controlados de forma responsável, podem desencadear uma série de problemas mais sérios. 

Por isso, é preciso saber entender e lidar com esses sentimentos conturbados para ajudar a aliviar o estresse e controlar a ansiedade. Confira 5 dicas essenciais de como ficar calmo ao longo do dia.

1 – Defina suas prioridades

Faça listas para saber como ficar calmo
Listas de prioridade para você saber como ficar calmo

Muitas vezes, as demandas chegam uma atrás da outra, criando uma avalanche de sentimentos que só contribui para que o estresse e a ansiedade atinjam seu pico. Uma forma de se manter no controle da situação é definir as prioridades. 

Pode ser uma planilha, uma lista ou até mesmo post-its grudados na parede. O importante é que você categorize tudo que tem para fazer no dia ou na semana e vá resolvendo uma coisa de cada vez. 

Essa técnica, além de ajudar a combater a procrastinação, faz com que os níveis de estresse no seu organismo diminuam. 

2 – Lembre-se de respirar fundo

Respire fundo para ficar calmo
Respirar fundo é uma ótima forma de saber como ficar calmo ao longo do dia

Tem dias que são tão corridos e estressantes que parece que esquecemos de respirar. É importante tirar um tempo da sua rotina para fazer exercícios de respiração. Isso pode ajudar muito a controlar a ansiedade e o estresse.

Conheça dois exercícios de respiração: 

Observando três coisas

Esse é um dos exercícios de respiração mais conhecidos e pode ajudar muito em situações estressantes. Você pode fazê-lo todos os dias e, além de promover mais bem-estar, essa técnica também pode ajudar a lidar com situações desconfortáveis.

  • Cite três coisas que você pode ver, onde quer que você esteja;
  • Em seguida, cite três coisas que você pode ouvir;
  • Após o passo anterior, cite agora três coisas que você pode sentir;
  • Mude o foco para a respiração e observe se ela se acalmou. 

Você pode repetir esse exercício quantas vezes achar necessário. Além de ajudar a manter a calma e a controlar a ansiedade, essa técnica também pode facilitar a concentração. 

Respiração labial 

A respiração labial é ótima para ajudar a controlar a falta de ar que, muitas vezes, pode ser decorrente de uma crise de pânico ou ansiedade. Além disso, ela é mais discreta e é ideal para ser feita em lugares públicos, sendo recomendada especialmente quando você está se levantando. 

  • Relaxe a parte superior do seu corpo;
  • Inspire pelo nariz por dois segundos completos;
  • Feche os lábios como se estivesse prestes a assobiar;
  • Expire lentamente pelos lábios franzidos por no máximo quatro segundos.

Esse exercício pode ser feito regularmente e, com a recorrência, seu organismo pode acabar se acostumando com esse estilo de respiração e esse padrão pode se tornar automático. 

3 – Faça exercícios físicos

Pratique exercícios físicos para ficar mais calmo
Pratique exercícios para ajudar a ficar calmo

Que os exercícios ajudam (e muito) na saúde física e mental não é novidade, certo? Cada vez mais as pessoas buscam ser mais ativas para melhorar a qualidade de vida. Esse padrão também pode ajudar no alívio do estresse e da ansiedade. 

Isso acontece porque, ao se exercitar, uma série de substâncias são liberadas no seu organismo, como a endorfina, que é conhecida também como o hormônio do bem-estar. 

Ao praticar atividades físicas, o cérebro trabalha intensamente, chegando a altos níveis de funcionamento, fazendo com que você fique mais alerta e mais concentrado. 

Ser ativo pode ajudar também a conter os sintomas de ansiedade e fazer exercícios físicos ajuda muito a aliviar o estresse, por conta de todas essas substâncias que o cérebro libera. Começar o dia com um treino pode te deixar com mais disposição, além de mais concentrado e produtivo no dia a dia

4 – Comece a meditar

Saiba como ficar calmo com a meditação
A meditação pode te ajudar a saber como ficar calmo

Isso mesmo! Meditar pode ajudar muito no alívio do estresse, principalmente quando combinada a exercícios físicos e uma alimentação regular

Para começar a meditar, é preciso entender, antes de tudo, qual o principal motivo que causa o seu estresse. Pode parecer óbvio, mas esse é um passo super importante para que você saiba como ficar calmo e seguir com a meditação. 

Quando você medita, os hormônios do estresse se acalmam aos poucos porque você está concentrando todas as suas forças no relaxamento do seu corpo e mente. Isso pode ajudá-lo a entender melhor suas motivações e buscar soluções efetivas para seus problemas, além de controlar também a ansiedade decorrente do estresse excessivo. 

Uma boa técnica de meditação que você pode fazer em casa é o mindfulness, também conhecido como estado de atenção plena. 

Você pode meditar a qualquer hora do dia, principalmente antes de dormir, o que pode ajudar também a ter uma boa noite de sono, gerando mais disposição para o dia seguinte. 

5 – Tenha uma rotina de autocuidado

O autocuidado te ajuda a manter a calma
Pratique o autocuidado para saber como ficar calmo

Às vezes, com a correria do dia a dia, podemos acabar esquecendo de cuidar de nós mesmos. Ter uma rotina de autocuidado faz bem para nossa autoestima, mas também pode ajudar em vários outros aspectos tanto da vida pessoal quanto da profissional. 

Sua rotina de autocuidado pode conter exercícios físicos, uma hora de skincare, uma caminhada ao final da tarde ou até mesmo uma playlist relaxante que você goste. Ela é totalmente personalizada e adaptada para os seus gostos pessoais, sem influência de outras pessoas. 

Na sua rotina, você pode incluir músicas animadas, filmes que você gosta, um momento para cuidar da pele/cabelo ou apenas uma hora para observar a natureza e ser grato pelas pequenas coisas. 

O importante é lembrar que além de todas as demandas e estresses do dia a dia, você também precisa cuidar de si mesmo e esse processo começa de dentro para fora. 

Além de ser ótimo para diminuir o estresse e a ansiedade, ter uma rotina de autocuidado pode ajudar a aumentar a produtividade no trabalho.

Existem várias maneiras para você aprender a como ficar calmo durante o dia. Momentos de estresse e ansiedade podem aparecer e isso é muito normal. Com pequenas mudanças, você pode conseguir superá-los.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição. 

Confira também nosso canal no YouTube! A Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Vamos totalizar?