Já ouviu falar sobre Gamificação? Essa nova técnica para aproximar a equipe está ganhando o coração dos profissionais de Recursos Humanos.

O que é e quais os benefícios da gamificação?
A gamificação leva diversos benefícios para as empresas

O modelo tradicional de trabalho está ficando cada dia mais obsoleto. Os profissionais de RH estão buscando democratizar as empresas, utilizando-se de meios não convencionais para reter os colaboradores e mantê-los motivados e produtivos

Em contrapartida, os colaboradores estão buscando por vagas mais certeiras e empresas mais modernas que, acima de tudo, compartilhem dos mesmos valores e ideais. 

Com a pandemia, a forma como as pessoas trabalham mudou muito. Além de toda a adaptação necessária para o home office, os colaboradores começaram a prestar mais atenção nos pontos fracos das empresas, o que acarretou em milhões de casos de burnout, uma rotatividade muito alta e o aumento do absenteísmo

Ao buscar soluções eficientes, uma dinâmica nova surgiu para o RH: a gamificação. Mas afinal, o que é isso? A gente te explica! 

O que é gamificação?

O que é gamificação?
A gamificação ajuda na integração da equipe

A palavra Gamificação veio de um termo em inglês chamado gamification. Em tese, essa é uma estratégia muito utilizada em jogos on-line, principalmente os mais complexos. 

Basicamente, a gamificação é uma forma de aplicar essas estratégias que os gamers utilizam nos jogos para atividades profissionais do dia a dia, com o objetivo de motivar e aumentar o engajamento da equipe. Esse termo se baseia, especialmente, no game thinking, que é um conceito que abrange o objetivo da gamificação para as mais diversas áreas de atuação corporativa. 

Todo jogo, seja ele on-line, de tabuleiro ou RPG, tem um objetivo a ser cumprido. Ou seja, você acompanha toda a jornada do personagem principal até ele chegar na fase final, atingindo seu propósito. 

A gamificação vem acompanhada de um estudo psicológico, que comprova que a conquista, superação e até mesmo uma pequena competição saudável são fatores que movem o ser humano. Ou seja, na dinâmica devem ser utilizados elementos semelhantes aos de um jogo, como pontuação, ranking, entre outros.

Hoje em dia, o mundo está super tecnológico, recheado de softwares, aplicativos e sistemas que fazem quase tudo por nós. Essa tecnologia também pode ser nossa aliada na hora de estimular o aprendizado, motivar o colaborador e reforçar a sensação de recompensa. 

A gamificação faz o colaborador ter a sensação de dever cumprido, já que geralmente é oferecida uma espécie de prêmio para a pessoa que tiver o melhor desempenho durante a dinâmica. 

Porém, para que a gamificação seja eficaz, é preciso que os colaboradores tenham vontade de participar de forma voluntária, mesmo conhecendo todas as regras e objetivos do “jogo”. 

Quais os elementos da gamificação?

Descubra os principais elementos da gamificação
Planeje de forma efetiva a gamificação

O modo como você faz a gamificação depende muito da sua área de atuação. É preciso adaptar a dinâmica para a realidade dos colaboradores da sua empresa, conhecer bem a equipe e propor missões/desafios que irão engajá-los. 

Porém, para que o jogo seja considerado uma gamificação, é preciso levar em conta três categorias essenciais: dinâmicas, mecânicas e componentes. Essa classificação foi realizada pelos pesquisadores Kevin Werbach e Dan Hunter.

Elementos dinâmicos

Os elementos dinâmicos seguem as características básicas de qualquer jogo e é o ponto que deve estruturar toda a ordem do game, além de definir o modo de funcionamento. Entre os principais pontos dos elementos dinâmicos, destacam-se: 

  • Narrativa: qual a história, trajetória, missão e recompensa do jogo? 
  • Progressão: como o jogador vai saber que ele está avançando e fazendo progresso? 
  • Emoções: qual o apelo emocional que será utilizado para que os jogadores tenham vontade de participar?
  • Relacionamentos: como os jogadores devem se relacionar entre si? As missões serão em equipes ou individuais? Como os colaboradores irão lidar com seus adversários? 
  • Restrições: quais as regras? O que pode e o que não pode fazer? Até onde os competidores podem ir? 

Os elementos dinâmicos são aqueles que você deve pensar quando começa a desenhar a estratégia da gamificação. É basicamente todo o conceito e o ideal por trás da dinâmica. 

Elementos mecânicos 

Nos elementos mecânicos, o jogo começa a esquentar e fica interessante. Eles são definidos a partir das restrições do jogo e é uma forma de o RH se aproximar ainda mais dos jogadores. Dentre os principais elementos, estão: 

  • Recursos: os jogadores têm tudo o que precisam para serem bem-sucedidos no jogo? 
  • Feedback: é importante que, a cada etapa ou missão cumprida, o colaborador tenha uma visão ampla de seu desempenho e o que pode melhorar;
  • Cooperação: mesmo que sejam adversários, é importante que a equipe como um todo tenha um objetivo em comum para estreitar as relações profissionais e resultar no bom desempenho de todos;
  • Desafio: o problema a ser resolvido pelos participantes, de forma individual ou coletiva;
  • Recompensa: o que os colaboradores vão ganhar pelo bom desempenho? 
  • Vitória: finalmente, quem é o grande vencedor da rodada de gamificação? 

Os elementos mecânicos só são observados depois do começo da dinâmica. Eles podem variar entre cada colaborador/equipe e, muitas vezes, o mesmo desafio pode ter um ótimo resultado em uma vertente da empresa e um não tão satisfatório em outra.

Elementos componentes 

Por fim, os elementos componentes são aplicações específicas, que dependem 100% do jogo/dinâmica escolhidos. Entre os mais comuns, estão: 

  • Avatar: os colaboradores terão um avatar diferenciado ou serão eles mesmos? 
  • Big boss: eles terão um chefe em comum? Ou, dependendo, um inimigo em comum? 
  • Missão: quais os desafios que eles precisarão cumprir para alcançar o objetivo final? 
  • Pontos: quais desafios valem mais pontos e quais valem menos? Por quê? 
  • Ranking: finalmente, como o ranking é calculado e definido? 

Além disso, para cada gamificação, existe um arquétipo de jogador. Tem os que são mais competitivos, os mais estratégicos, os mais racionais. Tudo depende da dinâmica escolhida e do perfil dos colaboradores da equipe. 

Quando aplicar a gamificação?

Saiba quando aplicar a gamificação
A gamificação pode ajudar a motivar os colaboradores

A gamificação pode ser aplicada em diferentes momentos da empresa

Há quem prefira aplicá-la no processo seletivo, como uma forma de analisar melhor o perfil dos candidatos e como eles trabalham em equipe. 

Existem profissionais que optam por essa dinâmica no onboarding de novos colaboradores, para que a integração com a equipe seja mais fácil e fluida. 

Ou, se preferir, pode ser uma ação focada no engajamento dos colaboradores, de modo que todos fiquem mais motivados ou até mesmo uma forma de fazer com que todos se envolvam em assuntos institucionais da empresa. 

O mais legal da gamificação é que não tem uma regra específica. Os profissionais de RH podem analisar qual o melhor momento de aplicar essa técnica, dependendo dos resultados e do momento em que os colaboradores estão na organização. 

Quais os benefícios da gamificação?

Saiba os benefícios da gamificação
A gamificação pode aproximar a equipe

A gamificação pode levar diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores, entre eles: 

  • Desenvolvimento da criatividade; 
  • Mais autonomia para a equipe; 
  • Melhor interação entre os colegas de trabalho; 
  • Aumenta a capacidade de resolução de problemas; 
  • Exercita a concentração, memória e outras capacidades cognitivas; 
  • Melhor desempenho na instituição; 
  • Maior retenção de conteúdo; 
  • Ajuda a manter a motivação; 
  • Influencia o trabalho em equipe. 

Atualmente, existem diversas plataformas on-line que possuem modelos de gamificação que você pode usar para sua equipe ou, se preferir, crie uma dinâmica totalmente exclusiva e adaptada! Use a imaginação da forma que quiser. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!