Com a pandemia, muitas pessoas se viram trabalhando em casa sem nenhuma estrutura: cadeiras e mesas adequadas, computadores ou outros eletrônicos de boa capacidade, etc. Porém, depois do essencial para o trabalho resolvido, surge um novo dilema: a decoração do home office.

Home office decoração
Como montar a decoração no seu home office / Reprodução: Canva

Trabalhar em um ambiente bonito e organizado pode influenciar bastante na sua produtividade. Por isso, investir numa decoração para o seu home office vai muito além da beleza!

Como montar a decoração de home office?

Antes de pensar na decoração do seu home office, é necessário entender se ele está funcional e adaptado para as suas necessidades de trabalho.

A cadeira é confortável e ergonômica? Se você trabalha com notebook, ele está numa altura adequada para seus olhos? Você tem apoio de pés?

É importante que você tenha um escritório em casa confortável e funcional para que não sinta dores nem prejudique sua postura no futuro.

Depois desses ajustes feitos, está na hora de pensar nos detalhes da decoração.

Mesas para home office

Na hora de escolher a mesa para o seu home office, você deve levar em consideração fatores como a altura da mesa (o mouse e o teclado devem ficar em uma altura boa para os seus braços) e a largura (para que tenha espaço para o notebook ou monitor).

O ideal é que o monitor fique na altura dos seus olhos. Caso trabalhe com notebook, verifique a possibilidade de comprar um apoio para ele e use o mouse e o teclado separados.

Quanto ao modelo da mesa, existem diversos fatores que você pode escolher de acordo com o seu gosto, como cor, estilo (industrial, madeira, etc), se é só a mesa ou se tem gavetas, etc.

Quanto mais espaço a mesa tiver (tanto de largura quanto de gavetas), melhor vai ser para organizar seus livros e todos os seus materiais.

Cadeira deve ser confortável

Este é um dos principais itens para montar o seu home office e você não deve economizar. Isso porque a cadeira é responsável por acomodar você o dia inteiro, evitando possíveis dores na coluna, no ombro e no pescoço.

É claro que o design da cadeira deve ser levado em consideração, mas não foque apenas neste item.

Na hora de escolher a cadeira para o seu home office, veja se ela possui altura e encosto reguláveis. Além disso, busque por cadeiras de escritório que possuam apoio para os braços e rodinhas que girem 360 graus.

Outro ponto muito importante é a altura dos pés. Eles não podem ficar “flutuando”, por isso é importante que a altura da cadeira na mesa seja adequada tanto para os seus braços quanto para os seus pés.

Se a mesa for muito alta e você tiver que manter a cadeira alta também, compre um apoiador para os seus pés.

Armários ou prateleiras são essenciais

Apesar de a maioria do trabalho ser on-line, investir em um armário ou prateleiras vai deixar o seu home office mais bonito e organizado.

Isso porque você pode ser da “turma do papel” e precisará de um espaço para guardar seus cadernos e agendas. Ou você também pode precisar de um espaço para guardar seus livros – e aí, é melhor investir numa prateleira para que os livros fiquem à mostra e já façam parte da decoração do home office.

Caso você não tenha muitos materiais de escritório para guardar em armários ou prateleiras, invista nos gaveteiros com rodinhas ou opte por uma mesa que já venha com gavetas.

Iluminação no home office

Um ambiente bem iluminado é fundamental para que você possa trabalhar desperto, já que uma iluminação baixa poderá contribuir para o seu sono.

Por isso, tente montar o seu home office próximo a uma janela, mas cuide com a tela do notebook ou monitor para que não haja reflexo.

Além disso, compre luminárias de mesa e, se for possível, adicione alguns spots de iluminação em cima da sua estação de trabalho. Além de ficarem lindos, eles também ajudam a evitar sombras na sua mesa.

Objetos de decoração para home office

Depois de o essencial para o seu trabalho estar montado, é hora de pensar na decoração do seu espaço de home office.

Você pode investir em tapetes, quadros, porta-retratos, flores, porta-canetas, blocos de anotações, livros, estátuas de mesa, nichos, caixas organizadoras, luminárias… use a sua criatividade!

Plantas para alegrar seu home office

É bem verdade que as plantinhas trazem mais vida para o ambiente de trabalho, por isso ter vasos ou plantas suspensas pode ser um diferencial criativo no seu home office.

Além disso, elas podem ser uma distração para aquela reunião estressante no meio da tarde!

Plantas na decoração do home office
Como ter plantas na decoração do home office / Reprodução: Canva

Um ambiente de trabalho bonito e bem organizado pode ajudar na produtividade, na criatividade e até na otimização do tempo. Por isso, a decoração do seu home office vai muito além do design, mas faz parte de um investimento no seu dia a dia.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição. 

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?