Tem períodos em que o dia a dia fica tão corrido e estressante que é preciso tomar algumas atitudes e priorizar hábitos diferentes para conseguir lidar com o caos da rotina. Fazer meditação regularmente pode ser uma ótima forma de afastar o estresse e a ansiedade.

Saiba os tipos de meditação
Conheça 5 meditações para fazer em casa

A saúde mental está diretamente ligada com a nossa qualidade de vida, e uma rotina corrida e estressante não traz nenhum benefício para o dia a dia. 

Cada dia mais pessoas são diagnosticadas com problemas sérios, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, Burnout, entre outros. Esse aumento nos casos de problemas psicológicos está diretamente relacionado ao estresse do dia a dia, especialmente do ambiente de trabalho. 

Ainda mais depois da pandemia causada pelo Coronavírus, os profissionais ficaram sobrecarregados, mais estressados e ansiosos quando o home office se tornou uma realidade para a maioria das empresas. 

Encontrar motivação diária sem poder sair de casa e não ter um contato próximo com outras pessoas queridas se tornou um verdadeiro desafio, o que afetou a saúde mental de muita gente. Uma boa alternativa para reverter esse cenário é a meditação. 

Quer saber os benefícios da meditação e como começar a praticar em casa? Continue a leitura! 

Quais os benefícios da meditação para a saúde mental? 

Muitas pessoas ainda não sabem todos os benefícios de meditar regularmente. A meditação é um hábito que ajuda em diversos âmbitos do dia a dia. Essa prática vai muito além de escutar músicas calmas para diminuir o estresse, podendo ajudar tanto na saúde mental quanto na física. 

A meditação é uma prática milenar, que existe desde as mais antigas filosofias e religiões orientais. Claro que, com o passar dos anos, essa técnica passou por algumas adaptações para que pudesse ser utilizada hoje pela sociedade moderna também. 

O ato de meditar é um momento onde o indivíduo se concentra em algo específico, e vincula toda sua atenção e energia no presente, se desvinculando de qualquer distração e pensamentos externos que podem quebrar a conexão interna que ele sente no momento. 

A meditação é uma técnica que o principal objetivo é você se conectar consigo mesmo, entender o seu corpo, seus hábitos e conseguir o controle total da sua respiração. 

Para isso, é preciso focar a mente em algo específico e deixar de lado todas as perturbações e outros fatores que podem afetar o indivíduo, desenvolvendo um estado emocional e mental de puro equilíbrio entre o corpo e a mente. 

Indique sua empresa

Quando temos muita coisa na cabeça, nossa capacidade de concentração é afetada, o que pode gerar uma série de problemas como estresse, ansiedade e, em casos mais graves, depressão. 

A meditação é ótima para ajudar nessas crises, já que deixa o corpo em um estado de relaxamento instantâneo, controlando todas as emoções da melhor forma possível. 

Dentre os principais benefícios da meditação para a saúde mental, destacam-se: 

  • Controle da ansiedade;
  • Diminuição do estresse; 
  • Redução de sintomas depressivos;
  • Mais foco no dia a dia; 
  • Reduz a perda de memória recente; 
  • Diminuição da insônia
  • Melhora a qualidade do sono; 
  • Ajuda a reduzir vícios; 
  • Melhora a concentração. 

Além disso, quando praticada regularmente, a meditação combinada ao yoga pode ajudar também no condicionamento físico do indivíduo, servindo também como um treino em casa. 

5 meditações para você fazer em casa 

Existem diversos tipos de meditação, cada um com um objetivo específico que pode ajudar em um âmbito da sua vida/rotina. Conheça os principais! 

Mindfulness 

Saiba os benefícios do mindfulness
O mindfulness ajuda na concentração e melhora da ansiedade

Uma das modalidades mais famosas, o mindfulness é uma técnica que busca concentrar toda a atenção do indivíduo no presente, fazendo com que ele não pense nas tarefas, problemas e preocupações do dia a dia e se concentre totalmente naquele momento específico. 

Essa técnica ajuda a pessoa a prestar mais atenção no próprio corpo e nos sons ao redor dela, afinando mais seus instintos e conseguindo sentir os sinais que o organismo dá de que tem algo errado. 

O mindfulness é uma boa alternativa para crises de ansiedade, já que, ao se concentrar plenamente em algo específico e direcionar toda sua atenção para isso, o indivíduo pode se distrair e esquecer dos motivos que fizeram as emoções aflorarem, o que vai diminuindo os sintomas de pânico gradativamente. 

Meditação Zazen 

Esse tipo de meditação surgiu no Japão como um braço do Budismo. Segundo seus criadores, essa prática tem como principal objetivo a consciência das percepções individuais de cada um. 

Para realizá-la, é preciso estar com os olhos entreabertos e sentado em um lugar confortável para que a pessoa consiga perceber a própria respiração e não controlá-la, como no caso do Mindfulness. 

Isso porque, quando fazemos muita coisa no automático, esquecemos que somos seres humanos com manias, percepções e trejeitos, fazendo com que aos poucos a conexão espiritual se perca. 

Ao ter consciência das próprias percepções, o indivíduo consegue se desprender da rotina e se reconectar consigo mesmo, tendo uma melhor visão dos fatos e até mesmo do universo, proporcionando também o autoconhecimento. 

Meditação Transcendental

Saiba os benefícios da meditação transcendental
A meditação transcendental já é uma técnica mais avançada

Esse tipo de meditação necessita de um treinamento específico para que o indivíduo consiga absorver as técnicas dessa modalidade. Isso porque, ela consiste em um estado de relaxamento tão profundo que a pessoa entra em outro plano, com um mantra específico para ela. 

Essa técnica é recomendada para pessoas que já são acostumadas a meditar regularmente e praticam outras modalidades de concentração. 

Como o indivíduo se propõe a esvaziar totalmente a mente durante essa prática, essa modalidade tem como principal objetivo promover mais naturalidade, direcionamento e sucesso nas decisões tomadas.

Meditação guiada 

Saiba os benefícios da meditação guiada
A meditação guiada ficou muito popular

Esse tipo de meditação se tornou super popular nos últimos anos e conta até mesmo com sites e apps específicos para oferecê-la. 

Essa modalidade é baseada em uma música ou narração, que explicam como controlar a respiração, diminuir a ansiedade e entrar em um estado de relaxamento pleno, melhorando o estresse. 

Mantras 

Os mantras também se tornaram muito populares nos últimos anos, mas eles foram originados há séculos, no hinduísmo. Apesar de ter vindo de uma religião, essa modalidade não segue práticas religiosas. 

Esse tipo de meditação, de maneira geral, consiste na repetição de palavras, sílabas ou números, que servem de manifestação para que o universo provenha o que deve vir em sua direção. 

Os mantras também ajudam a limpar a aura individual e gerar mais vibrações positivas no corpo de cada um ao serem pronunciados.

Não importa qual tipo de meditação você escolha, essas modalidades ajudam muito em diversos aspectos do dia a dia. Comece hoje mesmo e sinta sua rotina ser transformada! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?