Muitas pessoas sofrem com a ansiedade, um mal que afeta diversos aspectos de nossa vida, principalmente a saúde mental. Essa doença pode afetar pequenas coisas da rotina e, quando não tratada, pode se tornar um problema extremamente sério.

Saiba a relação entre ansiedade e saúde mental
A ansiedade pode ser extremamente prejudicial para o indivíduo.

O transtorno de ansiedade chega de forma sorrateira e, quando o paciente percebe, já está absorto na quantidade de pensamentos irregulares de preocupação excessiva e uma sensação ruim que parece ser eterna. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 264 milhões de pessoas sofrem com o transtorno de ansiedade no mundo. No Brasil, cerca de 9,3% da população são atingidos por essa doença, o que faz o país liderar o ranking de ansiosos. 

Quer saber mais sobre a ansiedade e todas as consequências que esse transtorno leva para sua saúde mental? Continue a leitura! 

O que é ansiedade? 

A ansiedade é um conjunto de doenças psiquiátricas que são marcadas especialmente pela preocupação excessiva das mais diversas situações do dia a dia. Geralmente, as pessoas são assombradas por uma sensação incontrolável de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. 

Por ser uma doença psicológica, a ansiedade conta com momentos de crise, que é quando os sintomas afloram e tomam conta total do corpo e da mente de cada indivíduo. Muitas pessoas, enquanto estão no meio de um episódio de ansiedade, não conseguem se concentrar em nada e sentem uma tensão quase que incontrolável, sem motivo aparente. 

O transtorno de ansiedade é muito diferente de estar ansioso para algum acontecimento específico. Essa euforia pré-evento é normal para os seres humanos, por exemplo, é comum se sentir ansioso antes de uma entrevista de emprego.

Indique sua academia

Já o transtorno de ansiedade pode acontecer a qualquer hora do dia, sem um motivo plausível aparente, podendo durar horas se não acalmado imediatamente. 

Para a pessoa com ansiedade, tudo é motivo de preocupação. Desde tarefas rotineiras até mesmo atitudes extraordinárias, que não fazem parte do dia a dia. O paciente não consegue simplesmente relaxar porque a mente dele não para nem por um minuto. 

O cérebro das pessoas com ansiedade funciona quase como uma máquina que nunca desliga. O tempo todo eles estão analisando os piores e os melhores cenários de cada atitude que tomam, de cada movimento feito e de cada palavra dita. 

No dia a dia, dependendo do grau de ansiedade do indivíduo, essa sensação pode ser controlada. Porém, quando as crises mais fortes acontecem, o paciente pode ficar com falta de ar, taquicardia, suor excessivo e, em casos mais graves, até mesmo desmaiar. 

Não é normal ter uma preocupação tão excessiva com todos os aspectos do dia a dia que a pessoa tem um mal-estar tão forte que chega a desmaios. 

Por isso, se você sofre com as crises de ansiedade e preocupação constante, busque um especialista que poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. 

O que causa a ansiedade?

Saiba o que causa a ansiedade
A ansiedade pode ser causada por diversos gatilhos.

A ansiedade não tem uma causa específica, mas, para muitas pessoas, ela é aflorada por algum gatilho. Seja família, amigos ou uma situação particular que aconteceu com o indivíduo, as mais diversas situações podem desencadear uma crise de ansiedade. 

Quando não tratada com terapia e remédios específicos, as crises de ansiedade podem evoluir para uma crise de pânico, que são acessos de medo super intensos que ocorrem sem um motivo aparente. 

Geralmente, as crises de pânico ocorrem por mais tempo do que as de ansiedade e, dentre os principais sintomas, destacam-se: 

  • Aumento da frequência cardíaca; 
  • Transpiração; 
  • Tremores;
  • Respiração acelerada; 
  • Náuseas; 
  • Calafrios; 
  • Dor no peito e de cabeça; 
  • Tontura; 
  • Dificuldade em engolir; 
  • Sensação de desmaio; 
  • Enrijecimento muscular de extremidades. 

Quais os tipos de ansiedade? 

Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade que se manifestam de uma forma específica em cada indivíduo. Conheça os principais! 

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Esse tipo é o mais comum e mais frequente na maioria das pessoas. Os pacientes com esse tipo de ansiedade têm dificuldade de concentração, insônia, excesso de irritação e ficam inquietos ao realizar atividades simples do dia a dia. 

Fobia social

Especialmente na pandemia, esse tipo de ansiedade se tornou muito comum em pessoas de todas as idades. A fobia social é caracterizada com o medo excessivo de qualquer situação que envolva público ou pessoas desconhecidas. 

Síndrome do pânico

Uma das mais fortes, esse tipo de transtorno de ansiedade se caracteriza, principalmente, pelo medo da morte. Sem explicação nenhuma, um gatilho pode ativar esse lado do cérebro e fazer com que a pessoa apresente sintomas como falta de ar e taquicardia. 

Afinal, qual a relação entre ansiedade e saúde mental? 

Ter uma boa saúde mental é essencial para a qualidade de vida e estabilidade física. De acordo com a OMS, o conceito de “saúde” é muito mais abrangente do que a falta de alguma doença. É um estado completo de bem-estar físico, mental e social. 

Por isso, a saúde mental é tão importante. Estar psicologicamente bem ajuda muito a alcançar um bem-estar físico, o que traz uma série de benefícios para o indivíduo. 

A ansiedade, quando não tratada, afeta muito a saúde mental do paciente, já que esse transtorno pode impedir o indivíduo de fazer coisas que lhe dão prazer e que gosta. 
Por exemplo, uma pessoa com ansiedade, no meio de uma crise, não encontra motivação para fazer coisas simples do dia a dia e, aos poucos, para de realizar atividades que sentia prazer em fazer antes, como exercícios físicos.

Ansiedade e saúde mental
Relação da ansiedade com saúde mental.

A ansiedade já é tida como um dos grandes males do século, por ser uma doença psicológica e, cada dia mais, atingir novas pessoas de todas as idades. Se você sofre com isso, busque ajuda profissional para um tratamento eficiente e personalizado para o seu caso. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?