Já ouviu falar sobre alimentos termogênicos? Eles podem ser ótimos complementos para o seu treino, já que geram mais energia e ajudam a acelerar o metabolismo.

Saiba quais são os alimentos termogênicos
Conheça os principais termogênicos e qual a importância deles

Os termogênicos estão ficando cada vez mais populares no mundo fitness e sendo altamente recomendados por profissionais para serem ingeridos antes do treino, seja ele musculação, aeróbico ou qualquer outra atividade física

Quer saber mais sobre os termogênicos e todos os benefícios que ele proporciona para o nosso organismo? Continue a leitura! 

O que são termogênicos? 

Os termogênicos são uma categoria específica de alimentos que têm como função principal acelerar o metabolismo humano. Por conta disso, é provável que, durante alguma atividade física, você perca uma maior quantidade de calorias se ingerir algum termogênico antes. 

Existem os termogênicos naturais e os utilizados em suplementos. Eles agem diretamente no sistema nervoso central, promovendo uma sensação maior de bem-estar e saciedade, além de diminuir a fome fora de hora e outros problemas de apetite. 

Os alimentos termogênicos enviam um estímulo direto para o sistema nervoso simpático (SNS), fazendo com que o organismo se mantenha ligado por mais tempo, facilitando a perda de calorias ao longo do dia. 

Esses efeitos são potencializados quando combinados com uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos regular, já que essas atitudes ajudam o metabolismo a funcionar da melhor forma possível. 

Ou seja, esses alimentos basicamente agem proporcionando uma queima de gordura natural no corpo humano e são um ótimo complemento para a prática de atividades físicas. 

Para que servem os alimentos termogênicos? 

Como dito acima, os termogênicos servem para aumentar a queima de gorduras do corpo humano por meio da aceleração do metabolismo. 

Porém, existem alguns alimentos termogênicos que reúnem ingredientes específicos que possuem outros mecanismos para potencializar essa perda de gordura, como controle do estresse, diminuição da retenção de líquidos, entre outros. 

Por ajudar muito na queima de calorias, alguns suplementos são feitos a base de termogênicos também, e são muito utilizados para potencializar o resultado das atividades físicas, e são recomendados também em dietas específicas para perda de peso. 

Quais os benefícios dos termogênicos?

Saiba quais são os benefícios dos alimentos termogênicos
Conheça os principais alimentos termogênicos e seus benefícios

Os termogênicos, tanto os naturais quanto os suplementos, são utilizados principalmente para obter um controle e manutenção do peso, devido aos seus efeitos na aceleração do metabolismo e na redução da gordura corporal.

Vale ressaltar que a jornada de emagrecimento só rende bons resultados quando combinada com uma alimentação balanceada e saudável, além da prática regular de exercícios físicos. Por isso, não é recomendado substituir as refeições pelo suplemento termogênico. 

Além disso, os alimentos termogênicos também podem melhorar a sensibilidade do organismo à insulina, gerar mais energia para o corpo humano e aumentar a vitalidade antes da realização dos treinos, proporcionando mais disposição para o indivíduo.

Os termogênicos podem ser utilizados para diversos fins, mas os objetivos mais comuns são a redução de peso e o pré-treino. Especialmente quando o organismo está há muito tempo de jejum, ingerir um alimento com essa propriedade pode garantir um aproveitamento maior dos nutrientes. 

Quais alimentos possuem termogênicos? 

Além dos suplementos, existem alguns alimentos que possuem um efeito termogênico natural, como: 

Gengibre 

O gengibre é um termogênico natural, já que possui altas quantidades de gingerol. Ele pode ser utilizado em chás especiais, sucos, molhos e temperos de carnes. 

Canela 

A canela possui altas quantidades de cinamaldeído. Além de acelerar o organismo, este alimento também pode melhorar a concentração física e mental. Ela pode ser adicionada em receitas específicas como bolo e panquecas, mas também é um ótimo diferencial para bebidas como café. 

Pimenta 

A pimenta é um termogênico que possui grandes quantidades de capsaicina. É um dos temperos mais comuns no Brasil, sendo utilizado em carnes, sopas, molhos, entre outros. 

Açafrão 

O açafrão contém curcumina e é utilizado principalmente para temperar pratos salgados, como arroz, frango e tortas. 

Chá verde 

O chá verde possui uma grande quantidade de cafeína, que é um termogênico natural. Por isso, ele é uma ótima opção para substituir o café preto pela manhã. 

Aveia 

A aveia é um termogênico natural que pode servir como acompanhamento de frutas e vitaminas. Ela também pode ser uma opção mais saudável do que a farinha de trigo em receitas específicas. 

Abacate 

O abacate é um alimento que possui grandes quantidades de gorduras boas. Além disso, é super versátil: pode ser utilizado em vitaminas, torradas, molhos como guacamole, entre outros. 

Castanhas 

As castanhas são alimentos ricos em nutrientes e proteínas e podem ser uma ótima opção de petiscos para comer entre uma refeição e outra. 

Brócolis

O brócolis é uma leguminosa que possui diversos antioxidantes, além de vitaminas e minerais. 

Café 

O café é um ótimo termogênico, já que, pela grande quantidade de cafeína, ajuda a acelerar o metabolismo e proporciona mais disposição para o dia. 

Água 

A água tem um efeito termogênico, pois estimula o sistema nervoso simpático, que é o que interage diretamente com esses alimentos. Por isso, procure beber pelo menos 2 litros de água todos os dias. 

Óleo de coco 

O óleo de coco é um termogênico porque apresenta grandes quantidades de ácido graxo. Ele pode ser utilizado em bolos, vitaminas ou outras receitas específicas. 

Lembrando que os alimentos termogênicos devem ser consumidos com moderação, já que o excesso deles pode gerar diversos problemas no intestino

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê