A musculação é uma das modalidades mais procuradas pelas pessoas quando o assunto é começar a praticar exercícios físicos. Isso porque, dentre os benefícios da musculação, um dos principais é que, além de aumentar a resistência, ela trabalha tanto os membros superiores quanto os inferiores.

Conheça os principais benefícios da musculação
A musculação pode ajudar na saúde física e mental

Há quem ame e há quem não goste de fazer musculação regularmente. Muitas pessoas não conseguem perceber as vantagens que essa modalidade proporciona para o corpo e também para a mente. 

Além de ser um dos exercícios mais tradicionais, as séries de musculação também são as que mais apresentam resultados a curto e a longo prazo. Quer saber mais sobre os benefícios dessa modalidade? Continue a leitura! 

O que é musculação? 

A musculação, como o próprio nome diz, é uma atividade física que trabalha principalmente o sistema muscular. É baseada em um conjunto de exercícios que tem como principal base a repetição progressiva. 

Os movimentos precisam ser realizados com equipamentos específicos e o ideal é que as séries sejam acompanhadas por um profissional da área, que irá direcionar cada aluno e explicar a melhor forma de fazer os exercícios de acordo com o objetivo individual. 

Quando praticada de forma correta, seguindo as regras e repetições, em alguns meses já é possível observar os músculos mais tonificados e uma mudança significativa na forma física. 

A musculação é uma modalidade que ajuda o corpo a gastar muitas calorias em pouco tempo, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e desenvolva a massa muscular de forma mais rápida. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a musculação pode ser praticada por indivíduos de todas as idades e, em alguns casos, é até indicada para pessoas mais velhas que buscam um estilo de vida mais saudável. 

Isso porque a musculação é fundamental para manter o condicionamento físico, além de ajudar muito na manutenção da mobilidade em todas as idades, afinal, os músculos sempre precisam de um estímulo para se manterem firmes e fortes. 

O ideal é que a musculação seja praticada pelo menos duas vezes por semana. Os resultados podem ser melhores quando combinados com exercícios aeróbicos e uma dieta equilibrada. Lembre-se: conte sempre com a orientação de um profissional para evitar lesões e realizar os movimentos de forma correta.

Quais os benefícios da musculação?

Conheça os principais benefícios da musculação para pessoas de todas as idades
A musculação também pode ser praticada por pessoas mais velhas

Assim como qualquer exercício físico, a prática regular da musculação libera endorfina e serotonina no corpo humano, também conhecidos como os hormônios da felicidade. Ou seja, também pode contribuir com a saúde mental, ajudando a controlar problemas como ansiedade e estresse

Além disso, se for o seu objetivo, a musculação pode ajudar muito no processo de emagrecimento. Isso porque, quando uma pessoa possui os músculos bem desenvolvidos, ela gasta mais energia, queimando mais calorias e, consequentemente, gerando a perda de peso. 

A musculação acelera o metabolismo, favorecendo o gasto de calorias e ajudando também na disposição para fazer as atividades do dia a dia, tanto para os jovens quanto para a terceira idade. 

Para pessoas mais velhas, dentre os principais benefícios, se destacam: 

Prevenção da atrofia muscular 

Com a idade, os ossos podem começar a inchar e causar problemas como osteoporose, artrose, artrite, entre outros. Além disso, a atrofia muscular pode vir junto com essas doenças, especialmente quando não tratadas de maneira correta. 

Fazer musculação regularmente, nem que seja uma série mais leve, pode ajudar a impedir esse fenômeno, já que o corpo humano sempre fica em movimento, impedindo as fibras musculares de atrofiarem e encolherem. 

Alívio das dores articulares 

Apesar de ser feito com aparelhos específicos, a musculação não atinge diariamente as articulações do corpo, o que a torna ideal para pessoas com artrite, já que o levantamento de peso e os movimentos constantes podem ajudar a aliviar os sintomas, fortalecendo os músculos, tendões e ligamentos do organismo. 

Melhora da saúde mental 

A qualidade de vida das pessoas depende diretamente da saúde mental delas. E se movimentar constantemente todos os dias fazendo exercícios pode ajudar muito na disposição do dia a dia, o que torna os indivíduos mais independentes e entusiasmados.

Indique sua academia

Além disso, a musculação traz outros benefícios para pessoas de todas as idades, como: 

Melhora na qualidade do sono 

Dormir pode ser um desafio para muitas pessoas. A insônia chega com tudo e impossibilita uma boa noite, o que afeta todo o dia do indivíduo. Quem pratica musculação constantemente, pode ter menos carga de estresse e ansiedade, o que ajuda a promover um sono de mais qualidade

Melhora a autoestima 

Apesar de não ser o objetivo principal de muitas pessoas, a imagem física é um ponto importante para a autoestima e bem-estar. A prática de musculação apresenta resultados visíveis no corpo humano, o que pode ajudar com a autoestima de cada indivíduo. 

Ajuda a controlar a ansiedade 

A ansiedade é um problema que atinge milhões de brasileiros. Praticar exercícios físicos é uma ação muito indicada por profissionais para ajudar a controlar esses casos, já que endorfina e serotonina são liberadas a cada série de musculação finalizada. 

Ajuda a prevenir doenças 

A musculação é uma prática indicada no tratamento de doenças crônicas como obesidade e diabetes do tipo 2. Quando aliada a um estilo de vida saudável e acompanhada de psicólogos e nutricionistas, o organismo fica cada vez mais forte, controlando e prevenindo outros problemas. 

Além disso, a musculação também: 

  • Melhora a postura
  • Tonifica os músculos; 
  • Ajuda na definição de partes importantes do corpo; 
  • Aumenta a densidade óssea; 
  • Ajuda no tratamento de problemas cardiorrespiratórios. 

A musculação pode ser praticada em qualquer academia com ajuda de um profissional da área e traz apenas vantagens para quem decide começá-la. Não perca mais tempo! Indique a sua academia para a TotalPass. 

Os benefícios da musculação podem ser observados desde o primeiro treino. Além de ser ótima para a saúde física, essa prática ajuda na disposição e qualidade de vida de cada um. 

Conheça a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

#FocoTotalEmVocê