Um dos maiores desafios do RH hoje em dia é a retenção de talentos. Quantos colaboradores incríveis deixaram a empresa por algum motivo específico? Saber como manter essas pessoas motivadas é uma dor presente no dia a dia de muitas instituições.

Saiba a importância da retenção de talentos
Conheça as vantagens de investir em retenção de talentos

Uma empresa é feita de pessoas. Se os colaboradores não estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, todo o sistema operacional se torna falho. Por isso, reter talentos é tão importante. Muitas vezes, as instituições acabam perdendo pessoas muito boas por falta de um plano tático eficiente. 

Atualmente, especialmente com o avanço da tecnologia, os processos seletivos estão cada vez mais certeiros e o mercado de trabalho está com muitas opções. Por isso, as pessoas acabam passando menos tempo em uma empresa só e se mostram mais abertas para novas opções. 

Além disso, o salário também não é mais o fator principal para manter um colaborador na instituição. Posicionamento, benefícios e qualidade de vida se sobressaem ao pagamento, especialmente entre as gerações mais jovens. 

A retenção de talentos é essencial para que os resultados da empresa sejam os melhores possíveis. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura! 

O que é retenção de talentos? 

Hoje em dia, com a tecnologia e as redes sociais, o mercado de trabalho está super competitivo. Todos os dias aparecem novas startups revolucionárias e novos profissionais cada vez mais qualificados e preparados para os processos seletivos. 

Com isso, os profissionais de recursos humanos perceberam uma necessidade implícita de criar planos de ação para manter os colaboradores satisfeitos dentro da empresa, como uma forma de reter os talentos e não perder bons especialistas para outras instituições. 

A ideia é que os melhores colaboradores, de qualquer cargo e senioridade, tenham vontade de permanecer na empresa por diversos motivos. Existem inúmeros fatores que devem ser levados em conta na hora de reter um talento, e isso vai desde o processo seletivo até a promoção. 

Qual a importância da retenção de talentos?

Muitas empresas se vendem muito bem na hora da contratação: citam todos os benefícios, desenham um plano de carreira personalizado e contam todas as conquistas e cases de sucesso já alcançados. 

Em um primeiro momento, isso encanta o colaborador. Ele sente que está no lugar certo e busca fazer jus ao lugar que trabalha, entregando os melhores resultados e ajudando a instituição a se consolidar ainda mais no mercado. 

Porém, depois de um tempo, se a empresa não investir em ações e planos para manter o colaborador engajado e motivado, esse encanto pode acabar, especialmente quando a pessoa não recebe o reconhecimento necessário pelo seu trabalho. 

E aí, com o mercado de trabalho evoluindo cada vez mais, esse profissional vai receber uma nova proposta que se encaixa mais com os objetivos dele, deixando a instituição atual e indo em direção ao próximo desafio de sua carreira. 

Especialmente depois da pandemia, onde a sobrecarga e o Burnout atingiram inúmeros colaboradores, os profissionais estão cada vez mais criteriosos e valorizando a saúde mental. Por isso, investir em retenção de talentos é uma necessidade urgente para muitas empresas. 

Não é de hoje que a saúde mental dos brasileiros anda abalada, ainda mais depois da pandemia causada pelo Coronavírus. 

O Home Office chegou para ficar, mas também colocou a rotina em perspectiva. Sem a necessidade de ir para o escritório, os profissionais começaram a valorizar mais a qualidade de vida dentro da empresa e a flexibilidade de horários. 

Muita coisa que parecia importante antes dessa realidade passaram a ser apenas o básico: um salário competitivo e benefícios como vale-refeição e vale-transporte. 

Hoje em dia, onde a saúde emocional é o principal fator de bem-estar, as pessoas estão priorizando empresas que oferecem meios para o colaborador conseguir ter um lazer fora do mercado de trabalho. 

Por isso, é fundamental oferecer motivos para que os colaboradores queiram permanecer na empresa por vontade própria e não apenas por necessidade. 

Como reter os talentos da empresa?

Saiba como reter os talentos da empresa
A retenção de talentos é muito importante para a instituição

Quando se tem um talento acima da média na sua equipe, a primeira coisa a fazer é reconhecê-lo. E deixar claro para o colaborador que ele é valorizado e precioso dentro da empresa. 

Pessoas que se sentem bem e sabem que são importantes para as lideranças tendem a serem mais produtivas e engajadas nas atividades profissionais. 

É preciso criar um plano de retenção de talentos que seja tático e funcional, porém eficiente. Essa jornada pode levar um tempo, até a instituição e os profissionais de RH entenderem o que funciona para cada equipe e para a empresa como um todo. 

Geralmente, alguns pontos importantes devem estar presentes, como: 

Tenha um processo seletivo humanizado 

Uma empresa é feita de pessoas. E, para achar a pessoa certa e que vai ter um fit cultural com a instituição, é preciso começar logo no processo seletivo: priorize dinâmicas humanizadas, marque bate-papos com os candidatos e procure conhecê-los o melhor possível durante esse tempo. 

A melhor forma de saber que uma pessoa se encaixa com a empresa é conversando cara a cara com ela e não por meio de diversos formulários e testes prontos, com resultados escolhidos por Inteligência Artificial. Além desse último método frustrar os candidatos, ele pode ser falho. 

Ofereça benefícios de verdade 

Com certeza o salário e os benefícios que a empresa oferece são pontos decisivos para os candidatos e também para os colaboradores que já trabalham na instituição. Por isso, busque oferecer um diferencial das outras empresas. 

A TotalPass é um benefício empresarial que possibilita o colaborador a ter acesso a mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 3.000 academias: musculação, dança, yoga, pilates, crossfit e muito mais. Conheça mais

Indique sua empresa

Descubra do que os colaboradores precisam 

Todos os colaboradores têm objetivos e planos de carreira dentro ou fora da empresa. Muitas vezes, as instituições perdem talentos por não descobrirem quais são os objetivos e planos de cada um. 

Por isso, invista em dinâmicas personalizadas, como a gamificação e faça feedbacks trimestrais com todos da equipe. Assim, o RH já consegue captar o sentimento de cada colaborador e reter mais talentos. 

A retenção de talentos é essencial para que a empresa atinja os melhores resultados e se consolide cada vez mais no mercado de trabalho. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

#FocoTotalEmVocê

Agora tudo pode, Agora é TotalPass