As recentes mudanças no mercado de trabalho trouxeram muitas incertezas: novas profissões surgiram, o trabalho passou de presencial para híbrido ou home office e as empresas vivenciaram uma grande volatilidade de funcionários. Em meio a tudo isso, cuidar da saúde mental dos colaboradores se tornou ainda mais essencial.

Saúde mental no ambiente de trabalho
A importância de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho

Funcionários que se sentem valorizados pelas empresas tendem a produzir 12% mais, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. Além disso, costumam não procurar outro emprego e ainda tornam o ambiente organizacional mais leve e descontraído.

Por isso, criar um ambiente construtivo e que cuide da saúde mental dos colaboradores pode ser a diferença para uma empresa prosperar e reter talentos.

Mas você sabe como anda a saúde mental dos trabalhadores no país? Entenda mais sobre a importância de cuidar do bem-estar dos colaboradores!

Dados sobre saúde mental dos trabalhadores no Brasil

Quando vemos algumas informações no Brasil, percebemos o quão importante é cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho. Segundo dados do Isma-BR (representante nacional da International Stress Management Association), nove em cada dez trabalhadores brasileiros apresentam algum sintoma de ansiedade, sendo que 47% sofre de depressão.

Um dos dados que mais preocupa é que apenas 18% das empresas possuem um programa de cuidado com a saúde mental dos colaboradores.

Não cuidar do bem-estar das equipes pode trazer prejuízos não só pessoais para os colaboradores, mas também para as empresas, que acabam produzindo menos e tendo que lidar com a troca constante de funcionários.

Por isso, cuidar do bem-estar dos colaboradores é uma das maneiras de reduzir custos na empresa, além de mostrar o quão valioso o time é para a organização.

Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de absenteísmo no trabalho. Os casos leves podem ser de faltas de até quatro dias por ano, enquanto os graves chegam a 200 dias por ano.

Os transtornos mentais já são a 3ª causa de benefício previdenciário do auxílio-doença no Brasil e a estimativa é que, nos próximos 10 anos, eles se tornem a primeira causa de afastamentos no país.

Por que é importante cuidar da saúde mental dos colaboradores?

Cuidado com a saúde mental dos colaboradores
Cuidar da saúde mental dos colaboradores traz muitos benefícios

Somos seres humanos completos, por isso, separar a vida pessoal e profissional é praticamente impossível, apesar de na teoria ser simples, afinal, no fim do dia, somos a mesma pessoa. Também passamos a maio parte de nossa vida no trabalho: pelo menos, oito horas diárias de segunda à sexta.

Por isso, viver em um ambiente tenso e estressante pode minar com a saúde mental dos seus colaboradores, fazendo com que adoeçam em outras áreas da vida. Assim, os transtornos mentais podem se agravar, fazendo com que tudo desande: prazos, demandas e o clima organizacional como um todo.

As frustrações no ambiente de trabalho são normais, porém, o que se precisa ter cuidado é quando os funcionários estão vivendo à base de tensão por diversos motivos, como:

  • Insatisfação pelo serviço;
  • Pressões por produtividade;
  • Assédio e/ou intimidação no trabalho;
  • Relacionamentos complicados;
  • Exigências contraditórias;
  • Volumes de trabalho ou limitações temporais excessivas;
  • Comunicação deficiente;
  • Falta de clareza quanto ao papel do colaborador;
  • Má gestão.

Para que você investigue se a saúde mental na sua empresa está debilitada, procure observar a mudança de comportamento e de humor dos funcionários. Normalmente, eles começam a ficar mais quietos, evitando contato social, podendo até se tornarem mais agressivos e intolerantes.

Além disso, começam a não ligar mais para o trabalho, faltando a reuniões, atrasando entregas e não cumprindo o horário da jornada de trabalho. Para te ajudar a entender como está o clima, faça pesquisas sazonalmente e avalie como eles estão se sentindo. É fundamental que essa pesquisa seja anônima, ok?

Indique sua empresa

Como sua empresa pode investir em saúde mental?

Investir na saúde mental dos funcionários pode trazer muitos benefícios para a empresa, como diminuição dos custos, aumento da produtividade e motivação das equipes.

Por isso, existem algumas medidas que sua empresa pode tomar para melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Segundo um guia publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a empresa pode agir em três frentes:

  • proteger a saúde mental, reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho;
  • desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos funcionários;
  • cuidar de problemas de saúde mental, sem se importar com a causa.

Além disso, é possível procurar entender as reais necessidades e possíveis oportunidades de cada colaborador específico, tendo um tratamento mais individualizado.

Assim como qualquer outra doença, as intervenções na saúde mental devem ter como estratégia a prevenção, a identificação precoce, o apoio e a reabilitação. Agir na prevenção é o que gera menos custos para empresa e maior qualidade de vida no trabalho para os funcionários.

Treinar as lideranças para que sejam atenciosos, saibam delegar e separar as tarefas entre o time e cuidem da sua equipe pode ser uma das estratégias a serem implementadas pela empresa.

A transparência também faz parte de uma empresa saudável, pois assim os colaboradores conseguem acompanhar a saúde financeira da empresa, anulando certos medos, como a demissão.

Outra estratégia que age na prevenção do cuidado do bem-estar dos colaboradores é oferecer benefícios corporativos de saúde física e mental.

Benefícios corporativos de saúde física e mental

Benefícios corporativos de saúde mental
Investir em benefícios corporativos de saúde física e mental pode ser um diferencial

A atividade física influencia na qualidade da saúde mental das pessoas. Assim, pessoas que se exercitam e possuem uma vida ativa costumam estar mais dispostas, produtivas e felizes.

Além de cuidar do corpo, o cuidado com a mente também é muito importante. Frequentar uma terapia ou participar de programas de bem-estar pode fazer muito bem às pessoas.

Assim, investir em um benefício corporativo que une a saúde física com a mental e oferecer para os seus funcionários faz com que, além de se sentirem valorizados, entendam a real importância de cuidarem de si próprios como um ser humano inteiro (corpo e mente).

Com a TotalPass, a sua empresa pode oferecer o acesso a academias no Brasil inteiro para todos os funcionários, além de sessões de terapia pelo Psicologia Viva e acesso a meditações do Zen App.

Um ambiente de trabalho saudável e descontraído é benéfico para todos, tanto empresa quanto colaboradores. Cuidar da saúde mental da organização como um todo pode ser um diferencial no mercado competitivo que vivemos. Neste sentido, oferecer benefícios de saúde mental pode ser o cuidado que seus funcionários precisam.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass