Você sabia que as vitaminas possuem um papel fundamental na nossa saúde mental? A deficiência de muitas delas pode ocasionar um desequilíbrio e contribuir na causa de depressão, ansiedade e/ou outros problemas mentais. Por isso, manter os exames em dia é essencial para verificar se é necessário fazer o uso de suplementação.

Relação da suplementação com a saúde mental
As vitaminas são importantes para uma boa saúde mental

A maioria das vitaminas absorvidas pelo nosso organismo vêm da própria alimentação. Porém, pode ser que algumas não estejam na sua dieta ou que tenham menor biodisponibilidade, dependendo de onde você mora.

Você sabia que o solo brasileiro é pobre em magnésio? Ou que algumas vitaminas, como o cálcio, precisam do auxílio de outras substâncias para que sejam bem absorvidas, não bastando que você ingira apenas elas?

Entender o mundo da suplementação e como ela influencia nossa saúde mental pode fazer com que você tenha uma vida mais equilibrada e saudável. Continue a leitura!

A relação entre saúde mental e suplementação

Nosso corpo é um organismo completo, por isso nossa saúde mental pode sofrer influência de diversos fatores, como o ambiente em que vivemos, as relações que cultivamos e, inclusive, a alimentação que temos.

O cérebro é a primeira linha de defesa contra a ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, ter um cérebro saudável e com as vitaminas necessárias para a formação de neurotransmissores que estimulem o humor, forneçam energia para as células cerebrais e protejam-nas de danos é essencial.

Cuidar dos alimentos que ingerimos é muito mais do que apenas cuidar da nossa saúde física, mas também da nossa saúde mental e bem-estar.

O nosso cérebro necessita de algumas vitaminas para funcionar normalmente. Se não ingerimos-nas na nossa dieta de uma maneira adequada, alguns problemas neurológicos e emocionais podem começar a aparecer.

É muito comum que as pessoas associem tristezas ou falta de energia com estresse, problemas no trabalho ou num relacionamento amoroso. Porém, às vezes, pode ser falta de vitaminas e suplementação.

Por isso, é muito importante manter uma alimentação saudável e balanceada, para tentar abranger o máximo possível de nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso cérebro.

Porém, às vezes, não conseguimos absorver tudo da alimentação, por diferentes motivos, como: falta de nutrientes no solo, difícil acesso a alguns alimentos dependendo da região, estilo de vida, entre outros.

Nestes casos, fazer o uso de uma suplementação pode auxiliar o organismo a abranger o máximo possível de vitaminas para o bom funcionamento do cérebro. É importante lembrar que o uso de suplementos deve ser acompanhado pelo seu médico, já que o excesso pode causar efeito reverso.

Vitaminas importantes para a saúde mental

Algumas vitaminas são essenciais para uma boa saúde mental. Veja as principais!

Vitaminas do Complexo B

A vitamina B12 é essencial para a saúde mental
Conheça a relação da vitamina B12 e de todo o Complexo B com a saúde mental

O Complexo B é composto por 8 vitaminas que são essenciais para combater o estresse, a depressão e o declínio mental relacionado à idade.

São elas: B1(tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (folato) e B12. Com exceção da B12, que é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos e leite, as outras vitaminas do Complexo B podem ser encontradas no brócolis, espinafre, cenoura, beterraba, banana, lentilha, entre outros vegetais.

A vitamina B12, principalmente, é muito comum de ser suplementada por veganos e vegetarianos, já que sua principal fonte é de origem animal. Além disso, pessoas intolerantes à lactose podem possuir uma dificuldade maior de absorvê-la, também tendo que fazer o uso de suplementação.

Magnésio

Magnésio e saúde mental
O magnésio é muito importante para a saúde mental

Como já falamos, devido ao tipo de plantio praticado atualmente, a deficiência de magnésio tem se tornado comum.

A sua falta pode ocasionar problemas como depressão, estresse, agitação e ansiedade, já que age diretamente no sistema nervoso central.

O magnésio é responsável por ativar mais de 300 reações enzimáticas diferentes no nosso corpo, agindo na transmissão nervosa, contração muscular, coagulação sanguínea, produção de energia, metabolismo de nutrientes e formação de ossos e células.

Você pode encontrar magnésio em alimentos como banana, salmão, lentilha, aveia, abacate, sementes de abóbora, couve e espinafre.

Vitamina D

Vitamina D e saúde mental
A vitamina D ou “vitamina do Sol”

A vitamina D é conhecida como a vitamina do Sol, já que a principal fonte de absorção dela é por meio dos raios solares.

Ela também é uma das principais vitaminas para manter nossa saúde mental equilibrada. É muito comum que a deficiência dela ocasione depressão, principalmente aquela chamada “depressão de inverno”, que é quando o Sol aparece menos e com menor intensidade.

Por isso, ela é uma das principais vitaminas suplementadas.

Selênio

Selênio e a saúde mental
A relação do selênio com uma boa saúde mental

O selênio é muito importante para o sistema imunológico, além de agir contra a inflamação, favorecer o suporte para uma boa função cognitiva e ajudar a diminuir o risco de depressão.

As castanhas, principalmente a do Pará, são ricas em selênio. De uma a duas castanhas por dia, no máximo, são o suficiente para você ingerir o que precisa desta vitamina. Mas isso, é claro, varia de organismo para organismo, por isso, converse sempre com um nutricionista. 

Cuidado para não ultrapassar os índices de selênio, pois em grandes quantidades ele pode ser tóxico.

Triptofano

O triptofano e a saúde mental
Entenda como o triptofano influencia na saúde mental

A serotonina é essencial para regular o humor, o apetite, a temperatura corporal, o ritmo cardíaco e para a produção de melatonina, que regula e melhora a qualidade de sono. Para isso, é necessário possuir uma alimentação rica em triptofano.

Porém, para que a conversão de triptofano em serotonina seja realizada, é necessário que os índices de magnésio, selênio, vitamina B5, ácido fólico e vitamina B12 estejam adequados.

As principais fontes de triptofano são o leite, a banana, a aveia e o chocolate.

As vitaminas são importantes aliadas para uma boa saúde mental. Antes de fazer a suplementação, consulte um médico para fazer exames e ver qual é a sua necessidade específica. Lembre-se de não suplementar por conta própria!

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