Os benefícios da terapia podem ser observados desde a primeira sessão. O autoconhecimento que é proporcionado e o tratamento para os mais diversos tipos de problemas mentais são ótimos para que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo e consiga superar inúmeras situações.

Saiba tudo sobre terapia na empresa
Conheça as vantagens de implantar a terapia na sua empresa

Uma pessoa adulta, em geral, passa mais tempo trabalhando do que em casa ou fazendo atividades de lazer. Por isso, a terapia se faz ainda mais necessária na vida de qualquer um, já que não é fácil lidar com todo o estresse do trabalho e os problemas da vida pessoal.

Porém, com a rotina corrida, muitas vezes não é possível encontrar tempo para cuidar da mente e desfrutar de todos os benefícios que o acompanhamento psicológico leva para cada um.

Com isso, é necessário que as empresas incentivem e ofereçam esse benefício para os colaboradores dentro do ambiente profissional. Quer saber todas as vantagens de oferecer terapia na empresa? Continua a leitura!

Por que aderir à terapia na empresa? 

A terapia é algo extremamente pessoal, que trata de pontos específicos de cada indivíduo e os ajuda a entenderem melhor os comportamentos e atitudes que eles tomam nas mais diversas situações. 

Com a rotina corrida e especialmente depois da pandemia causada pelo Covid-19, os colaboradores estão cada vez mais estressados, ansiosos e sobrecarregados, fazendo com que essa frustração seja refletida também no ambiente de trabalho. 

Colaboradores cansados e desmotivados tendem a ser menos produtivos, o que pode levar a uma série de problemas para a empresa a longo prazo.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que colaboradores felizes são 31% mais produtivos e 3 vezes mais criativos, ou seja, é preciso investir em medidas e opções para que os colaboradores se sintam bem no ambiente de trabalho. 

Além disso, as pessoas possuem uma vida pessoal longe da empresa e dos colegas de trabalho. Cada um está lidando com um problema e travando uma batalha única, o que pode afetar muito o rendimento e produtividade deles. 

Oferecer terapia na empresa para os colaboradores, além de um benefício exclusivo, é uma forma de garantir que eles estão tendo os melhores cuidados possíveis, o que é bom tanto para a vida profissional quanto para vida pessoal de cada um. 

Ter o conforto de não precisar buscar um consultório e já ter um espaço/plataforma indicados pela empresa de confiança deles é uma grande vantagem, que pode ajudar muito na vida e na rotina de cada um. 

Além disso, ao oferecer esse benefício para os colaboradores, eles podem ficar mais satisfeitos com a empresa, porque sentem que estão sendo valorizados pela gestão, fazendo também com que a qualidade de vida deles seja a melhor possível dentro do ambiente de trabalho. 

Quais os benefícios da terapia na empresa? 

Existem inúmeros benefícios de aderir à terapia na empresa. Conheça os principais: 

Ajuda a desenvolver habilidades essenciais 

A terapia é, acima de tudo, uma forma de autocuidado e autoconhecimento. Entender a fundo suas necessidades, qual o impacto de fatores externos na sua vida e como as coisas te afetam é uma jornada muito poderosa. 

Além disso, muitas pessoas não sabem da importância de cuidar da saúde mental. Um acompanhamento psicológico faz toda a diferença para que o colaborador possa ter mais qualidade de vida e entenda melhor suas atitudes e como elas afetam todo o contexto do dia a dia de cada um. 

Com isso, é possível desenvolver habilidades essenciais de autocontrole, liderança e outros fatores essenciais para o mercado de trabalho, o que fará com que ele se torne um profissional cada dia melhor. 

É possível identificar um problema mais cedo 

Muitas pessoas não percebem que estão com alguma doença mental até que seja tarde demais e os sintomas estejam muito fortes e incontroláveis. 

Por isso, fazer terapia mesmo quando se está bem e sem nenhum distúrbio aparente é essencial para que o diagnóstico seja realizado com antecedência e, assim, seja possível conseguir um tratamento efetivo. 

Problemas como ansiedade, depressão e estresse têm cura, mas, para isso, precisam de um tratamento eficiente e multidisciplinar para funcionarem da melhor maneira possível para cada indivíduo.

Inclusive, dependendo do nível de sobrecarga e ansiedade, o colaborador pode ter um Burnout e ficar afastado por tempo indeterminado do trabalho. 

Ajuda na inteligência emocional 

Fazer terapia ajuda na inteligência emocional
Conheça as vantagens de desenvolver a inteligência emocional

Ter inteligência emocional é uma das habilidades mais faladas e discutidas pelos profissionais de RH.

Hoje em dia, além de conhecimento técnico, os colaboradores também precisam ter inteligência emocional para lidar com o dia a dia e a rotina do trabalho. 

Essa habilidade pode ajudar muito os colaboradores a tomarem decisões mais estratégicas com as demandas do dia a dia, o que ajuda na produtividade e rendimento pessoal deles também. 

A terapia pode ajudar os colaboradores a desenvolverem melhor essa habilidade e se tornarem profissionais cada vez melhores no futuro. 

Aumenta a produtividade 

Colaboradores sobrecarregados, tristes e ansiosos não produzem bem porque não conseguem focar no trabalho, o que atrapalha o andamento das demandas do dia a dia. 

Incentivar a terapia na empresa ajuda eles a lidarem com esses sentimentos, podendo ser ótimo para a saúde mental de cada um também. 

Além de, claro, o fato de que a saúde mental dos colaboradores está diretamente ligada ao nível de produtividade de cada um. Funcionários felizes trabalham melhor e é possível incentivar esse comportamento por meio da terapia. 

Fazer terapia é um processo de autoconhecimento que passa por inúmeras etapas e pode demorar anos para ser concluído. 

É preciso respeitar o processo dos colaboradores, entender cada caso e lutar ao lado deles para que consigam lidar com as adversidades do ambiente de trabalho e tenham cada vez mais qualidade de vida. 

Incentivar a terapia na empresa traz apenas benefícios para a organização e os colaboradores. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!