É cada vez mais comum ouvir a palavra turnover no mercado de trabalho. Atualmente, o mundo corporativo tem estado cada vez mais intenso e com conexões globais ainda mais próximas.

Desta forma, a incorporação de palavras estrangeiras no cotidiano de empresas é muito comum. Entender o que elas significam e como se adaptar a estas tendências é imprescindível para não bobear e perder pautas importantes para sua empresa e negócio.

turnover
Será que a sua empresa sofre com o turnover? Saiba mais!

A seguir, nós falaremos mais sobre tudo aquilo que diz respeito ao turnover no mercado de trabalho. Além disso, abordaremos as consequências deste movimento e algumas estratégias de como reduzi-lo, visando a saúde e o bem-estar da empresa, sobretudo, de todos os colaboradores. Confira todos os tópicos:

Vamos lá? 

Qual é o significado da palavra turnover?

Turnover é uma palavra proveniente do vocabulário inglês e adaptada para o cotidiano brasileiro. Assim como muitas palavras inglesas, ‘turnover’ pode ter diversos significados, dependendo do contexto em que é usada.

Sendo assim, turnover pode significar: virada, renovação e/ou reversão, podendo ser utilizada no meio esportivo também. Já em relação ao mercado de trabalho, ela representa a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, o quanto de colaboradores deixam a empresa em determinado período.

Este é um problema que aflige de forma intensa diversos negócios, que não sabem como regular e controlar este processo. É uma das grandes preocupações do setor de RH de uma empresa.

É um problema tão real que até uma maneira de calcular o turnover foi desenvolvida, para diagnosticar a saúde de um negócio e identificar problemas alarmantes. 

O que é turnover?

RH analisando os currículos
A rotatividade de colaboradores pode impactar nos resultados da organização

De modo geral, o conceito de turnover está relacionado à taxa de rotatividade dos funcionários, ou seja, as substituições de antigos colaboradores por novos. 

De bate-pronto pode parecer bom, afinal, quem não quer trocar os profissionais que não dão resultados por novos colaboradores. No entanto, olhando mais a fundo para o mercado de trabalho e universo corporativo, quando isso ocorre com muita frequência e em excesso, pode impactar nos resultados e na imagem da organização.  

Por exemplo, vamos supor que um profissional está em busca de uma nova oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho na área que preferir. Ao pesquisar pela sua empresa, percebe que a troca de funcionários é recorrente e, por isso, entende que não é um bom lugar para se trabalhar, visto a rotatividade de pessoas. 

É comum que todas as empresas tenham uma taxa moderada. Entretanto, índices muito altos indicam problemas, como, por exemplo, má gestão por parte da liderança, condições de trabalho inadequadas, remuneração incompatível com o mercado e/ou poucas oportunidades de crescimento profissional, resultando na falta de motivação. 

Segundo um estudo realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no portal de notícias G1, o Brasil é um dos países que lidera o número de rotatividade ao redor do mundo. Em comparação aos países europeus, o país se encontra na liderança, totalizando 56% de turnover, superando a França (51%), a Bélgica (45%) e o Reino Unido (43%). 

Um ponto importante: atualmente, o principal motivo da rotatividade está atrelado ao desligamento voluntário, ou seja, de alguns anos para cá, os profissionais estão em busca de empresas que valorizam o reconhecimento e, consequentemente, ofereçam benefícios voltados à saúde e ao bem-estar, mostrando que se importa com o time dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Existem outros tipos de turnover?

Ao falar em turnover, muitas pessoas relacionam o termo com a rotatividade de colaboradores em uma empresa, sendo que, na verdade, existem quatro tipos de turnover: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. 

No primeiro caso, o colaborador escolhe o desligamento, seja por insatisfação com a empresa, oferta de uma oportunidade melhor ou fatores externos, como problemas pessoais em casa ou na família. 

Já o turnover involuntário ocorre quando o profissional é demitido pela empresa e pode acontecer por diversos motivos, como baixa produtividade, conflitos de interesses e relações interpessoais conturbadas, podendo ser com a liderança ou com algum colega de trabalho do próprio time. 

Por sua vez, o turnover funcional se refere a casos em que o funcionário, que tem a iniciativa da demissão, impacta negativamente a empresa. O quarto tipo, mas não menos importante, o disfuncional, que acontece quando um colaborador capacitado e que traz resultados positivos opta pelo desligamento.

Portanto, todos os tipos de turnover precisam ser avaliados internamente pelo time de Recursos Humanos, justamente para que um plano de ação seja feito para combater os altos níveis de rotatividade. 

Como o turnover impacta as empresas?

duas mulheres conversando na empresa
Problemas mentais e emocionais são gerados nos colaboradores quando a empresa possui rotatividade alta de funcionários

O turnover pode impactar tanto a empresa quanto os colaboradores, sabia? Quando o assunto é rotatividade, é comum as pessoas terem um olhar voltado para o negócio, uma vez que pode impactar de forma negativa. No entanto, este índice também pode acarretar problemas internos entre os funcionários.

No que diz respeito à empresa, pode-se dizer que o turnover pode “manchar” a imagem daquela instituição, fazendo com que profissionais disponíveis no mercado de trabalho optem por outros lugares. Sem contar que a qualidade das entregas não será a mesma, visto que muitos profissionais se sentirão desmotivados.

Já em relação ao time, a rotatividade tende a impactar muito mais na rotina dos profissionais, uma vez que tarefas precisam ser redistribuídas. Quando isso acontece, aumenta a quantidade de trabalho, fazendo com que os colaboradores se sintam sobrecarregados. 

Como resultado negativo, a saúde mental pode ficar abalada, trazendo à tona problemas mentais, como, por exemplo, preocupação excessiva, estresse, ansiedade, depressão e/ou Síndrome de Burnout

Quando as doenças mentais e emocionais surgem, os pedidos de afastamento aumentam para cuidar da saúde e, em muitos casos, os pedidos de demissão começam a chegar, contribuindo mais uma vez para o aumento da taxa de rotatividade.  

Qual a diferença entre turnover e absenteísmo? 

Acima nós falamos um pouco sobre os afastamentos relacionados à saúde, sendo outra preocupação por parte do RH: o absenteísmo. Muitas pessoas não estão familiarizadas com este conceito e podem até mesmo confundi-lo com o turnover em si, sendo que são dois termos completamente diferentes.

Enquanto o turnover diz respeito à rotatividade de colaboradores, o absenteísmo trata quanto aos atrasos e às faltas destes funcionários.

A grande consequência do absenteísmo é a queda de produtividade e entrega de resultados, o que acaba prejudicando tanto o empregado, quanto o empregador. Além disso, os atrasos e as faltas podem ser facilmente relacionados ao clima organizacional e à sobrecarga de trabalho. 

“Ah! Eu não devo me preocupar quanto a rotatividade no que diz respeito ao absenteísmo?”, a resposta é: sim, deve se preocupar e muito! Ele é um problema que acaba antecedendo o turnover, pois funcionários pressionados e insatisfeitos acabam deixando a empresa assim que encontram outra proposta, podendo sair antes mesmo de encontrar alguma outra oportunidade. 

Quais motivos levam a alta rotatividade de funcionários?

um homem e uma mulher conversando na empresa
Confira as principais causas da rotatividade dos colaboradores

Embora já tenha sido falado por cima alguns motivos que levam à rotatividade, nós explicaremos com mais detalhes os casos mais comuns dentro das empresas. 

Sobrecarga de trabalho

Não é novidade que o excesso de tarefas é um dos maiores contribuintes para a evasão de funcionários da empresa. 

Muitas empresas pecam na gestão de seus funcionários, atribuindo mais tarefas a eles do que é viável, prejudicando a produtividade, o bem-estar e a moral, levando-os a procurar outras oportunidades.

Clima organizacional ruim

O clima organizacional nada mais é que a percepção coletiva dos funcionários sobre a empresa. Nele, estão inseridas noções sobre como a empresa trata seus funcionários, suas políticas, cultura organizacional, gestão, processos e valores.

Um mau clima organizacional desmotiva e também induz ao sentimento de evasão nas pessoas.

Remuneração incompatível com o mercado de trabalho

Ligada diretamente ao excesso de trabalho, a má remuneração é um dos principais fatores de uma grande rotatividade.

Muitos funcionários que estão sendo sobrecarregados com mais funções do que são previstas em seu cargo se sentem insatisfeitos, com um salário que não reflete a grande quantidade de atribuições que possuem.

Falta de benefícios corporativos

Um dos maiores atrativos de vagas no mercado de trabalho são os benefícios corporativos. Oferecer benefícios aos colaboradores promove uma melhor qualidade de vida no trabalho e aumenta a moral, elevando também a produtividade e os resultados.

Benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, plano de saúde e muitos outros ajudam na retenção de talentos na empresa e diminuem o turnover.

Como reduzir o turnover em sua empresa?

homem mexendo no notebook enquanto trabalha
Quer reduzir o turnover? Confira algumas dicas!

Após compreender o que pode contribuir para um alto turnover, é mais simples identificar medidas e estratégias para evitar o crescimento desta porcentagem e até mesmo reduzi-la.

Veja, a seguir, o que você pode fazer para reverter este cenário.

Oferecer benefícios corporativos

Desde o primeiro momento, em processos seletivos, benefícios corporativos são um dos principais fatores atrativos de empresas. Para quem pensa que vale-transporte e/ou vale-alimentação/refeição são diferenciais atrativos, nós temos uma coisa para te contar: os profissionais estão atrás de organizações que oferecem muito além do básico. 

Portanto, incluir um benefício corporativo que reúne cuidados com a saúde física e mental, como a TotalPass, é uma maneira de cuidar do profissional em todos os momentos, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. 

Além de ajudar no bem-estar do trabalhador de forma geral – em quesitos como alimentação, atendimento médico e exercícios físicos –, os benefícios corporativos também melhoram a produtividade, uma vez que a moral é levantada. Sem falar que é uma ótima estratégia para reter talentos dentro de sua empresa e também atrair novos profissionais.

Investir na formação de líderes

Uma boa gestão é imprescindível. Ter líderes qualificados e que prezam pelo sucesso de seus funcionários faz toda a diferença.

Algo bastante desmotivador no ambiente de trabalho é uma má liderança – ou pior: uma liderança ausente. Este impeditivo acaba sobrecarregando as pessoas, tendo de executar mais tarefas do que o cargo exige. 

Assim, ter um bom líder que controle a quantidade de demanda e também seja empático com os colaboradores é uma estratégia vital para reduzir um turnover alto.

Priorizar qualidade sobre quantidade

Diretamente relacionado com o item anterior, aqui vemos que é essencial ter uma boa distribuição de tarefas justa e adequada. Por isso, nós temos uma pergunta para fazer a você: sua empresa organiza as tarefas a partir do grau de prioridade? Caso a resposta tenha sido não, saiba que é preciso começar a pensar nisso. 

É necessário priorizar a qualidade das entregas sobre a quantidade delas, para não sobrecarregar ninguém. Lembre-se: é muito importante ter um bom planejamento e uma boa gestão.

Como calcular turnover?

Ao compreender que turnover é a evasão de funcionários de uma empresa, é importante entender como calcular essa porcentagem e, consequentemente, observar se ela está fora de controle ou não em seu negócio.

Quando vamos realizar o cálculo, é preciso levar em consideração três fatores diferentes: número de entradas, número de saídas e total de colaboradores presentes em um determinado período, seja um mês, seis meses, um ano ou até mais, por exemplo.

A seguir, aprenda a calcular:

  • Some o número de admissões e demissões;
  • Em seguida, divida este resultado por dois;
  • Faça mais uma divisão – agora do resultado anterior pelo número total de funcionários;
  • Multiplique o resultado por 100 para conseguir uma porcentagem.

Tendo esta porcentagem em mãos, você consegue ver de forma mais prática a situação da sua empresa. Se possível, liste qual foi a causa de cada demissão, justamente para traçar um plano de ação mais assertivo para combater o turnover. 

É importante destacar que a taxa de rotatividade ideal durante o período de um ano é inferior ou igual a 10%. Ao analisar apenas um mês, é inferior ou igual a 1%. No Brasil, estes números se excedem bastante, sendo 43% a média anual de turnover de uma empresa nacional, indicando que o país tem grandes dificuldades de reter talentos.

Adotar ou não adotar uma jornada de trabalho flexível?

Jornadas de trabalho mais flexíveis vêm sendo cada vez mais comuns no mercado de trabalho.

Este tipo de regime é muito positivo, pois ajuda a dar mais liberdade ao trabalhador. Horários mais flexíveis, na maioria das vezes, influenciam positivamente no desempenho e também reduzem o turnover, já que esta flexibilidade é muito cobiçada no mercado, principalmente por profissionais com família.

A flexibilidade de trabalho está ligada ao modelo de trabalho, podendo ser remoto ou híbrido. Entre as duas opções, o modelo híbrido tem sido uma grande aposta dos cargos de liderança, uma vez que permite ao colaborador trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, no escritório, sempre em dias alternados. 

Tratando-se de um modelo flexível, a obrigatoriedade de ir à empresa fica acordado entre ambas partes, ou seja, líder e liderado. Por isso, antes de promover ou ser um trabalho flexível, lembre-se de conversar com cada colaborador para entender quais são as suas necessidades. 

A seguir, nós listaremos as vantagens de implementar o trabalho flexível:

  • Mais atração de talentos;
  • Aumenta o foco e a produtividade;
  • Garante a satisfação de todo o time;
  • Redução da taxa de turnover e absenteísmo;
  • Aumenta a reputação da empresa perante ao mercado de trabalho;
  • E muito mais!

Como a TotalPass ajuda no cuidado com a saúde do time?

mulher mexendo no celular
Sua empresa não oferecer o benefício TotalPass? Descubra as vantagens para o seu negócio!

Vimos acima que oferecer benefícios corporativos é uma estratégia muito importante para reduzir a rotatividade de funcionários. Ao oferecer o benefício TotalPass, os seus colaboradores têm acesso a milhares de academias, estúdios fitness e parceiros de bem-estar, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo, em prol da mudança de hábitos.

Além disso, é possível ter acesso a mais de 250 opções de modalidades, como musculação, beach tennis, yoga, pilates, eletroestimulação, cross training, treinamento funcional e muito mais! 

Visando o cuidado com a saúde mental e emocional, seus colaboradores podem ter acesso ao Total Mind, com sessões de terapia on-line e áudios de meditação guiada. 

Ao reunir o cuidado físico e mental, seja por meio da prática regular de atividade física ou terapia, é possível melhorar a qualidade de vida, tanto pessoal quanto profissional, influenciando diretamente na produtividade, no comprometimento e nos resultados das entregas. 

Por isso, não deixe para depois e ofereça agora mesmo o benefício TotalPass para todos os seus colaboradores, é só clicar no banner abaixo para saber mais:

Indicar-Empresa_semfoto