Entre tantas suplementações usadas pelas pessoas que praticam atividade física, como, por exemplo, creatina e/ou whey, a glutamina é um aminoácido bastante usado por muitos praticantes, visto os seus benefícios à saúde do corpo, uma vez que ajuda a distribuir proteínas essenciais para o funcionamento dos órgãos. 

glutamina
Tire as suas dúvidas sobre glutamina

Entre tantas dúvidas sobre o uso da glutamina, principalmente para quem pratica algum exercício físico ou esporte, é melhor entender melhor como esta suplementação funciona, né? A seguir, nós responderemos as seguintes perguntas sobre o assunto:

Se você também tem essas dúvidas, continue com a gente para não perder nada!

Para que serve glutamina?

mulher consumindo whey com glutamina
A glutamina é um aminoácido indicado para quem deseja garantir a manutenção do corpo

Muitas pessoas falam sobre o consumo de glutamina, sendo que, na maioria das vezes, pouca gente sabe para que serve realmente, né? No que diz respeito aos praticantes de algum esporte, independente de qual seja a modalidade, como musculação, cross training ou funcional, a compra desta suplementação é ainda mais comum. 

A verdade é que ela é um aminoácido cuja função é garantir que os nossos tecidos recebam mais energia, visto que é responsável pelo transporte de nitrogênio às células musculares. Com a reposição deste componente para o organismo, é possível garantir a manutenção de todos os órgãos e tecidos do nosso corpo, fazendo com que funcionem perfeitamente. 

Já sobre as proteínas produzidas pelo organismo, a suplementação de glutamina ajuda na produção da síntese proteica, ajudando na manutenção celular, sendo essencial para quem deseja garantir a recuperação muscular e o fortalecimento da imunidade.  

Quais são os benefícios da glutamina?

homem tomando suplemento na academia
A glutamina conta com muitos benefícios à saúde

Falamos um pouco sobre os benefícios da glutamina para a manutenção dos tecidos do corpo. No entanto, será que este aminoácido possui mais vantagens para quem pratica atividade física? A seguir, nós listaremos alguns deles para você conhecer:

  • Melhora as funções intestinais;
  • Auxilia na recuperação muscular;
  • Normaliza os hormônio do crescimento;
  • Ajuda no ganho de resistência muscular;
  • Contribui para o ganho de massa muscular;
  • Promove a síntese de proteínas ao organismo;
  • Dificulta a presença de vírus e bactérias no intestino;
  • Entre muitos outros benefícios!

Falamos um pouco acima da sua atuação no sistema imunológico e não é à toa, afinal, ela ajuda a levar mais energia para as células de defesa do organismo, como, por exemplo, os linfócitos, responsáveis por inibir as infecções virais, bem como a presença de outros decompositores indesejados, como fungos e bactérias.  

No que diz respeito às pessoas que praticam atividade física, a glutamina contribui em vários aspectos, sabia? Devido ao cansaço da própria rotina, muita gente se sente menos disposta na hora do treino. Ao consumir este aminoácido, é possível reduzir a fadiga e, consequentemente, melhorar o rendimento durante os exercícios físicos.

Além disso, quando o assunto é recuperação muscular, a glutamina ajuda a recuperar os músculos trabalhados durante o treino, independente do grupo muscular. Quando ela acontece corretamente, aumentam-se os resultados desejados e, sobretudo, previne lesões.

Embora a glutamina tenha muitos benefícios, tanto para quem treina quanto para as pessoas que desejam repor este aminoácido no organismo, é extremamente importante se consultar com um nutricionista para entender como incluir esta suplementação na sua rotina, visando atender às suas necessidades. 

Qual o melhor horário para tomar glutamina?

Negligenciar o horário certo da suplementação pode ser prejudicial aos objetivos da pessoa que está consumindo, isso vale para a creatina, whey protein e, sobretudo, glutamina. Sendo assim, nada de tomar por conta própria, ou seja, sem auxílio de um profissional ou demasiadamente, combinado?

Em relação à glutamina, conforme um estudo realizado pela Universidade de Oxford, divulgado pelo portal Terra, é um suplemento que pode ser consumido após a prática de alguma atividade física, principalmente para os treinamentos de alta performance ou que levam mais tempo para serem concluídos. 

Portanto, vale ressaltar mais uma vez que, a partir dos seus objetivos, é importante procurar a ajuda de um profissional (nutricionista) quanto ao horário, pois o seu consumo pode variar de um horário para o outro.

Como tomar glutamina?

glutamina em capsula
Conheça os diferentes tipos de glutamina

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como tomar a glutamina. Por isso, se essa é uma dúvida que acontece com você também, nós temos uma coisa para te contar: atualmente, é possível encontrar a glutamina em três tipos de formulação, sendo em pó, cápsulas e sachês. 

Se você prefere consumir em comprimido, vale lembrar que a quantidade de cápsulas por dia pode ser maior. Por outro lado, para quem tem dificuldade para engolir o comprimido, por exemplo, a opção em pó ou sachê são as mais indicadas. 

Sem contar que a solução em pó é uma ótima combinação para consumo em bebidas, como sucos, whey protein ou qualquer outra bebida de sua preferência, tendo como único ponto de atenção a quantidade certa por dia. 

“Ah! Mas qual é a diferença entre glutamina em pó e sachê?”, a resposta é simples: por ser uma opção formulada em laboratório, ela já vem com a porção certa para consumo. No geral, o mais indicado é ler a indicação de uso que vem na embalagem e, sobretudo, informar-se com um nutricionista para a eficácia da suplementação, combinado?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares. Afinal, quanto mais informação, melhor!