Você já parou para pensar qual é a relação entre saúde e atividade física? Embora pareçam ser palavras distintas, saiba que uma complementa a outra, pois é ideal para quem deseja ter mais qualidade de vida. Afinal, a prática regular de alguma modalidade esportiva é essencial para quem deseja ter inúmeros benefícios em prol do bem-estar, tanto físico quanto mental. 

saúde e atividade física
A atividade física é uma ótima solução para quem deseja promover mais saúde. Saiba mais!

Pensando nisso, nós explicaremos a importância da atividade física, seus benefícios e algumas dicas para promover mais saúde e bem-estar.

Por que praticar atividade física?

Homem na bike da academia
Independente da modalidade escolhida, o importante é manter o corpo em movimento

Quando o assunto é atividade física, muitas pessoas se lembram apenas da perda de gordura corporal, sendo apenas um dos inúmeros benefícios para quem deseja ter mais qualidade de vida.

Não é de hoje que muitos profissionais (médicos e/ou profissionais de educação física) falam sobre a importância e os benefícios da prática regular de alguma modalidade, principalmente para aquelas pessoas que vivem na correria do dia a dia. 

Ao se exercitar regularmente, é possível evitar o surgimento de alguns problemas de saúde, principalmente aquelas que aparecem devido ao sedentarismo, como as doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, pressão alta, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, entre outras.

Independente da idade, é importante manter o corpo em movimento por diversos motivos, né? Afinal, a vida vai além da estética, ela significa cuidado, prevenção e tratamento para inúmeros problemas relacionados à saúde. É, acima de tudo, amor-próprio!

Como está a saúde da população mundial?

Será que você está cuidando da saúde por meio da atividade física? Segundo o primeiro relatório global feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo pode trazer inúmeros impactos negativos à saúde de todas as pessoas do mundo. 

O relatório estima que mais 500 milhões de pessoas poderão desenvolver Doenças Não Transmissíveis (DNTs) até 2030, como, por exemplo, problemas cardiovasculares, respiratórios crônicos, diabetes e/ou cânceres, sendo as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.   

Além disso, segundo alguns dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 47% dos brasileiros são sedentários, ou seja, muitas pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física. Esse problema está relacionado aos hábitos ruins, portanto, a única maneira de combatê-lo é por meio da prática regular de exercícios ou atividades físicas.

Saúde e atividade física: quais os benefícios?

Mulher fazendo exercício em casa
A atividade física ajuda a promover o emagrecimento saudável. Confira!

A prática da atividade física ajuda a promover inúmeros benefícios à saúde, ideal para quem deseja ter mais qualidade de vida. Pensando nisso, explicaremos alguns deles a seguir: 

Previne os riscos de doenças crônicas

Quando uma pessoa não pratica atividade física, ela está sujeita aos problemas de saúde, como doenças cardíacas e vasculares. No entanto, é possível diminuir os riscos das patologias crônicas por meio do exercício físico, tendo em vista que auxiliar no fortalecimento muscular, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a presença do colesterol ruim (LDL).

Além disso, os exercícios ajudam a melhorar os problemas relacionados à hipertensão arterial, diabetes, doenças ósseas e, por último, doenças musculares. Dessa maneira, é possível viver com mais qualidade de vida em todas as fases da vida, seja evitando ou controlando esses problemas com hábitos mais saudáveis.

Melhora a saúde mental 

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas ficam aceleradas devido às tarefas, tanto em casa quanto no trabalho. Com isso, o estado psicológico das pessoas pode sofrer de estresse, preocupação excessiva, ansiedade e/ou depressão, alguns dos muitos problemas relacionados às doenças mentais. 

No entanto, por meio da atividade física, é possível promover o sentimento de bem-estar, tendo em vista que diminui os níveis de estresse de maneira geral. Além disso, a prática regular libera alguns hormônios naturais, como, por exemplo, a endorfina, que é responsável pela sensação de satisfação e felicidade, inibindo os problemas atrelados à rotina.

Ajuda no emagrecimento saudável 

O excesso de peso e a obesidade são problemas que acometem muitas pessoas, principalmente aquelas que não praticam atividade física. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de obesidade vêm aumentando, independente das faixas etárias, devido à inatividade física, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e entre outros hábitos ruins ligados à rotina.

No entanto, ao praticar alguma atividade física, independente da modalidade, relacionada à alimentação saudável, é possível melhorar a saúde por meio do emagrecimento. Para as pessoas que não querem ir à academia fazer musculação, é possível emagrecer de maneira saudável por meio de exercícios aeróbicos, como, por exemplo, caminhada ao ar livre, dança, natação, entre outras opções.

Além desses benefícios, é possível ter muito outros em prol da saúde e do bem-estar:

  • Ajuda a fortalecer a memória;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Proporciona melhora do humor;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a saúde dos ossos e músculos;
  • Aumenta a disposição nas tarefas do dia a dia;
  • E muito mais!

6 dicas para incluir a atividade física na sua rotina

Quer implementar a atividade física na sua rotina, mas não sabe como? Embora pareça uma missão (quase) impossível, saiba que incluir a prática regular de alguma modalidade é mais possível do que você imagina. 

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dicas para te ajudar a começar ainda hoje. Vamos lá?!

  1. Respeite o seu relógio biológico;
  2. Descubra a sua modalidade preferida;
  3. Respeite os seus limites e jamais se cobre tanto;
  4. Entenda qual combina mais a sua personalidade;
  5. Procure a ajuda de um profissional de educação física ou personal trainer;
  6. Pense se a ida até determinado lugar para treinar é acessível em relação ao tempo e à distância.

Por último, mas não menos importante, a saúde e a atividade física andam lado a lado em prol da qualidade de vida. Por isso, não deixe de se exercitar, combinado? Conte com a TotalPass e tenha acesso às nossas academias parceiras e mais de 250 modalidades à sua espera!