As crianças podem ou não praticar atividades físicas? Muitos pais ficam na dúvida sobre o tema, mas essa é uma prática que tem como objetivo movimentar e, consequentemente, fortalecer toda a musculatura por meio do gasto de energia, sendo benéfico para o desenvolvimento desde a infância.

Crianças brincando de futebol
A atividade física na fase infantil pode promover inúmeros benefícios. Continue a leitura!

A seguir, confira quais pontos abordaremos neste artigo: 

As crianças podem praticar atividade física?

Quando falamos em atividade física na fase infantil, muitos pais e/ou pessoas pensam na academia, mas não é bem assim. É possível escolher entre clube de natação, escolinha de futebol ou até mesmo artes marciais para promover a saúde e o bem-estar.

Crianças brincando com cubos
Sabia que a atividade física pode ser praticada desde o primeiro caminhar? Confira!

Segundo Rafael Duarte, profissional de educação física, formado pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), as crianças podem praticar atividades desde muito novas, antes mesmo de aprender a dar os primeiros passos. “É possível implementar a atividade física no cotidiano delas, como, por exemplo, por meio de objetos ou atividades que ajudam a estimular o engatinhar”. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a prática e recomenda que essas atividades sejam feitas por, pelo menos, duas horas pelas crianças abaixo dos 5 anos. Acima dessa idade até os adolescentes de 17 anos, uma hora por dia, considerando a semana inteira, ou seja, de segunda a segunda.

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Pai ensinando o filho a andar de bicicleta
A atividade física infantil está ligada à movimentação do corpo. Saiba mais!

Quando falamos de atividade física, muitos pais podem pensar: “meu filho ainda é muito pequeno para ir à academia” ou “quais modalidades ele pode fazer?”. Por isso, é importante entender que essa prática não está ligada a uma unidade com aparelhos de força, pelo contrário, diz respeito à movimentação do corpo. 

“A atividade física é caracterizada como qualquer ato que te faça movimentar. No que diz respeito às crianças, é possível realizá-las por meio de brincadeiras, futebol, natação e/ou queimada, ou seja, de forma lúdica e que envolva a movimentação dela”, explica Duarte. 

Segundo o profissional de educação física, o exercício físico é voltado para uma técnica mais planejada para aperfeiçoar a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, normalmente sob a orientação de um personal trainer. 

Desse modo, podemos dizer que a atividade física não faz mal à saúde e ao bem-estar da criança, tampouco compromete seu desenvolvimento, pois é caracterizada por qualquer atividade que tem como objetivo promover a movimentação, não necessariamente um esporte. 

Brincadeiras como subir em árvores, andar de bicicleta, esconde-esconde e outras dinâmicas em grupo (lúdicas) podem tornar os pequenos cada vez mais ativos por meio da atividade física. 

3 benefícios da atividade física na infância

A atividade física tem inúmeros benefícios para a criança, tanto pelo desenvolvimento físico quanto pela criatividade. Além de ser uma prática saudável, pode ajudar a melhorar o desempenho cognitivo, o desenvolvimento motor e, por último, as questões sociais desde a fase infantil.

Grupo de crianças
A atividade física pode promover a socialização desde a fase infantil. Confira!

A seguir, confira os benefícios da atividade física citados anteriormente:

1 – Desempenho cognitivo infantil

Por meio da atividade física, a criança consegue melhorar e promover diversas habilidades cognitivas, segundo uma pesquisa realizada por alguns cientistas da Nottingham Trent University, da Inglaterra, publicada na revista Psychology of Sport and Exercise (Psicologia do Esporte e do Exercício). 

O profissional de educação física explica que o cognitivo está relacionado aos aspectos ligados às tomadas de decisões, como, por exemplo, quando a criança está praticando alguma dinâmica em grupo e precisa tomar alguma decisão em poucos segundos. 

“Se é um jogo em equipe, ela vai precisar ver qual é a melhor opção para que o seu time vença ou, às vezes, necessita sair de uma situação que a própria atividade a colocou”. Além disso, a cognição impacta positivamente na melhora da criatividade e da imaginação.

2 – Desenvolvimento motor 

Movimentos básicos como o caminhar podem ser evoluídos com o passar do tempo e com o auxílio da atividade física, pois ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento motor. 

Duarte ressalta a importância e conta que essa mudança de postura e/ou movimento da criança está relacionada às ações do cotidiano, como andar, correr, saltar, arremessar objetos e/ou até mesmo em questão de espaço-tempo.

“Às vezes, essa criança precisa chegar em um espaço em pouco tempo, então terá noção se vai precisar correr ou andar mais devagar”, explica o profissional sobre a importância da atividade física na vida de todas as crianças para o seu desenvolvimento. 

3 – Questão social

Ao inserir a atividade física na vida de uma criança, você desperta a questão social, sabia? Desde muito cedo aprendem a lidar com situações com regras e, consequentemente, a importância de respeitá-las. 

“A criança vai entender que tem pessoas diferentes e que tudo é planejado, considerando a necessidade do momento”. Além disso, Duarte explica que os jogos e as brincadeiras são extremamente importantes, pois contam com regras, tempo, limite e marcações, ações que desempenham um papel importante na vida de todas as crianças.  

Portanto, a atividade física ensina a criança a lidar com as frustrações do dia a dia, como perder em uma brincadeira, promovendo a socialização, o respeito e a disciplina. 

Por último, não esqueça que a atividade física tem que ser de forma lúdica — para divertir — e sem fins competitivos. “Ela até pode ser uma competição, desde que isso não seja um peso para as crianças, ressaltando sempre que ela está brincando e se divertindo”, finaliza Duarte. 

Pensando nisso, nós temos uma pergunta: seu filho pratica alguma atividade física? Lembrando que a TotalPass tem a idade mínima de 16 anos para começar a usar o benefício. 

Apesar disso, não deixe de incentivar a brincadeira e/ou até mesmo um esporte é muito importante desde a fase infantil, pois pode ajudar a desenvolver a imaginação e todos esses benefícios mencionados para a saúde, bem-estar e qualidade de vida das crianças.