As atividades físicas podem ser praticadas em todas as idades, já que trazem diversos benefícios à saúde, como melhora na qualidade de vida, correção da postura e ampliação de força e resistência muscular – para citar só alguns. Na fase da adolescência, há diversas dúvidas sobre o que pode e não se pode praticar. Por isso, separamos uma lista de exercícios físicos para adolescentes para você tirar todas suas dúvidas.

Veja uma lista de exercícios físicos para adolescentes / Reprodução: Canva

Em um momento que celulares, tablets, computadores e videogames estão cada vez mais enraizados na rotina dos adolescentes, fazer com que eles saiam de casa e pratiquem algum esporte pode se tornar um grande desafio. Por isso, o que acha de oferecer uma lista de exercícios físicos para os adolescentes escolherem qual eles mais gostam?

Lista de exercícios físicos para adolescentes: como escolher?

Há diversos exercícios físicos que podem ser praticados por adolescentes. Listamos alguns para você mostrar para o seu filho!

Natação

Além de ensinar os adolescentes a nadarem e desenvolverem independência, a natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física. 

Outro benefício dessa modalidade esportiva é que ela evita lesões devido ao baixo impacto e melhora do sono.

Corrida

A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer. O ideal é que se corra em dias espaçados na semana e se inicie de maneira leve para evitar lesões.

Artes marciais e lutas

As lutas e artes marciais ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta.

Além disso, também estimulam o senso de coletividade devido ao convívio com os colegas. Você pode optar por Jiu Jitsu, Kung Fu, Judô, Boxe e até UFC.

Esportes

Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como: 

  • Desenvolvimento da coordenação motora; 
  • Aprimoramento das habilidades cognitivas; 
  • Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade. 

Essas modalidades também auxiliam para o aumento da socialização e convivência em grupo, sendo um estímulo ao respeito às regras.

Danças

Adolescentes adoram praticar aulas de dança, pois elas ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima.

Musculação

A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal. Porém, não existe comprovação científica de que a prática seja prejudicial aos jovens.

O maior cuidado que se deve ter ao praticar musculação na adolescência é com as lesões. Por isso, o ideal é que os exercícios físicos sejam feitos com o acompanhamento de um personal trainer.

Veja alguns exercícios físicos que são recomendados aos mais jovens:

  • Peitoral: supino reto, supino inclinado, supino com halteres, supino inclinado com halteres, flyes;
  • Costas: remada com barra, remada com halteres, pull down;
  • Ombros: desenvolvimento sentado com halteres, elevação lateral, arnold press;
  • Quadríceps: agachamento, leg press, avanço, agachamento búlgado, agachamento sumô;
  • Isquiotibiais (posteriores): levantamento terra, flexão de perna deitado ou no banco;
  • Tríceps: mergulho no banco, extensões de tríceps, rosca testa, coice;
  • Bíceps: rosca direta com halteres, rosca martelo, rosca direta na barra W;
  • Trapézio: remada alta, encolhimento com barra, encolhimento com halteres.
A musculação pode ser feita por adolescentes / Reprodução: Canva

A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade. O importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde.

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