Para se ter sucesso em uma carreira, é importante se atualizar constantemente. Na área de recursos humanos, você pode estudar por meio de livros de RH, cursos e artigos.

20 livros de RH
Os melhores livros de RH para você ler / Reprodução: Canva

Pensando nisso, separamos 20 livros de RH que são indispensáveis para quem quer se atualizar sobre gestão de pessoas, comportamento humano e negócios. A partir desses estudos, é possível avançar na carreira, além de proporcionar um serviço melhor aos seus colaboradores.

Por que ler livros de RH?

Os livros são importantes fontes de conhecimento científico para todas as áreas, inclusive para o departamento de Recursos Humanos. Veja alguns livros de RH para quem quer adquirir mais conhecimento sobre desenvolvimento e crescimento de pessoas e organizações.

1. Bom chefe, mau chefe (Robert Sutton)

Este livro é fundamental para quem busca aprimorar seus conhecimentos sobre hierarquias em ambientes corporativos, além de apresentar dicas práticas para que gestores e lideranças se desenvolvam da melhor maneira possível.

O autor mostra como é possível se tornar um bom líder por meio da apresentação de casos reais.

2. A quinta disciplina (Peter Senge)

O autor explica quais são as 5 disciplinas e quais são as 7 dificuldades de aprendizagem que encontramos, nos mostrando um jeito de superá-las. Por meio da quinta disciplina, que é o pensamento sistêmico, seria possível integrar todas as outras.

O objetivo do livro é facilitar o processo de inovação nas organizações, por meio de ambientes de aprendizagem. Como as pessoas são o principal fator nos processos de mudanças das empresas, Peter Senge traz ferramentas, ideias e exemplos de domínio pessoal, superação dos modelos mentais e como construir uma visão compartilhada.

3. Como o Google funciona (Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg)

Quem nunca teve curiosidade em saber como o Google funciona? Neste livro, Eric e Jonathan contam sobre a busca por uma nova categoria de profissionais, os chamados criativos inteligentes, e como isso possibilita o crescimento da organização.

Por meio das histórias contadas, é possível aprender diversos conhecimentos sobre liderança, conhecimento técnico e comercial, criatividade e inovação.

4. Competência: a chave para o desempenho (Cecília Whitaker Bergamini)

Nesta obra, a autora analisa as competências individuais dos colaboradores como um diferencial competitivo dentro das organizações. Para que se avaliem essas atribuições, há duas maneiras muito importantes: por meio do autoconhecimento e da habilidade de gestão das lideranças.

Este livro é ideal para os gestores que gostariam de potencializar as competências dos colaboradores da equipe.

5. Conversas cruciais (Kerry Patterson)

Para quem acredita que manter conversas cruciais e de alto interesse, mesmo em ambientes carregados e tensos, é essencial para manter boas relações, este livro é imprescindível.

Por meio de uma pesquisa de mais de 25 anos, você será capaz de melhorar a sua comunicação, o impacto da sua influência e entender mais sobre a mente humana.

6. Descubra seus pontos fortes (Marcus Buckingham)

Você já parou para pensar que, talvez, as empresas gastem mais dinheiro e tempo tentando melhorar os pontos fracos dos colaboradores ao invés de aprimorar os pontos fortes? É sobre isso que este livro se propõe a discutir.

Com exemplos de líderes e de pessoas bem-sucedidas que conseguiram alcançar grandes resultados a partir deste princípio, você também poderá contar com um guia prático sobre como construir uma organização baseada nos pontos fortes da equipe.

7. Gestão de pessoas: um novo papel de recursos humanos nas organizações (Idalberto Chiavenato)

Neste livro, o autor traz seis ações fundamentais para ajudar gestores e empreendedores a enfrentarem os desafios da área de gestão de pessoas: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas. Essas ações são a base do livro e abordam todos os passos para fazer um bom gerenciamento de equipe nas organizações.

Livros de RH de gestão de pessoas
Gestão de pessoas / Reprodução: Canva

8. Equipes 100% energizadas (Heike Bruch)

O livro aborda sobre como bons líderes conseguem energizar seus colaboradores para criar um ambiente de trabalho de alto desempenho. Assim, o livro ensina como gestores podem estabelecer e nutrir um ambiente de energia produtiva.

9. Execução: a disciplina para atingir resultados (Ram Charan e Larry Bossid)

Planejar e idealizar faz parte do processo de qualquer organização de sucesso, porém é preciso saber colocar em prática para que se alcance os resultados. Por isso, neste livro, você verá temas sobre estratégia e operações, união de pessoas e processos chaves do negócio e como liderar equipes durante todo o processo de execução.

10. Inteligência emocional (Daniel Goleman)

Saber lidar com nossas emoções é um dos pilares para o desenvolvimento de uma inteligência emocional. Assim, é possível criar e manter relações saudáveis tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Por meio de conteúdos técnicos aliados a dicas da prática de Daniel como psicólogo, ele traz reflexões significativas acerca do assunto.

Saiba mais sobre inteligência emocional:

11. Um novo jeito de trabalhar (Laszlo Bock)

Considerado um dos melhores livros sobre gerenciamento de recursos humanos, o vice-presidente de operações e equipes do Google fala sobre como ser uma das empresas mais criativas e bem-sucedidas do mundo.

Devido a filosofia de trabalho da empresa, foi possível trazer os melhores talentos capazes de transformar a organização e se desenvolverem.

12. The power of people (Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig e Nigel Guenole)

Escrito por três autores renomados na área de people analytics, este livro é ideal para quem gostaria de basear suas ações em dados. Você aprenderá como começar, como gerar resultado e como gerar mais valor por meio das melhores práticas estratégicas.

Ele traz uma visão mais analítica para todo o departamento de RH.

13. Empresas feitas para vencer (Jim Collins)

Você sabe quais são os fatores que fazem empresas boas, medíocres e até ruins se transformarem em empresas de sucesso? Jim Collins se propõe a responder esta questão neste livro.

14. A startup enxuta (Eric Ries)

Este livro não deve ser lido apenas por colaboradores que trabalham em startups, pois ele mostra uma nova forma de abordar problemas e projetos, que podem ser aplicadas em empresas de qualquer tamanho. Essas soluções prometem trazer mais agilidade e menos desperdício de esforço.

15. Reinvente sua empresa (David Heinemeier Hansson)

Você já pensou que “produzir menos” pode trazer mais resultados do que produzir mais? Isso porque as horas de trabalho não estão relacionadas a alto desempenho, mas sim a produtividade.

Neste livro, os autores criticam os workaholics, algumas ideias tradicionais e que se deve produzir poucas coisas muito boas ao invés de de muitas coisas razoáveis.

16. Garra: o poder da paixão e da perseverança (Angela Duckworth)

Segundo a pesquisa da psicóloga autora deste livro, a mistura de perseverança e paixão, no qual ela chama de “garra”, é um dos principais fatores para o sucesso.

Por meio de exemplos reais de sua pesquisa, ela mostra o que se passa na cabeça das pessoas quando sofrem algum tipo de fracasso e como superar essa dificuldade para ter sucesso.

17. A marca da vitória (Phil Knight)

Existem diversas características em comum em todos os empreendedores de sucesso, como consistência, paixão, persistência e estilo de gerenciamento mais livre. Todos esses elementos são encontrados nos fundamentos de uma das empresas mais sucedidas, a Nike.

Neste livro, você aprenderá muitos ensinamentos de um dos maiores empreendedores de nossa época.

18. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

O scrum foi uma metodologia que surgiu no meio do setor de tecnologia, mas que pode ser empregado em todas as áreas de uma organização. Ele é ideal para quem quer se tornar mais produtivo no trabalho, organizar melhor seus projetos e equipes e melhorar a produtividade dos projetos da empresa no geral.

19. We can’t talk about that at work! (Mary-Frances Winters)

Muitas vezes, o profissional de RH tem que lidar com assuntos delicados, como assédio sexual ou moral, além de saúde mental. Nem sempre falar desses temas é fácil e requer uma estratégia de comunicação adequada.

Para quem quer se aprimorar nesse assunto, este livro é uma boa pedida.

20. Bring your human to work (Erica Keswin)

Com a tecnologia cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia, tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho, é importante trazer o “fator humano” para dentro das relações.

A autora procura trazer, por meio de informações úteis e histórias inspiradoras, maneiras para os profissionais de RH lidarem com o mundo de hoje e transformarem seus locais de trabalho.

livros de rh fator humano
Livros de RH sobre a importância do fator humano na época da tecnologia / Reprodução: Canva

Gostou da lista de livros de RH que separamos para você? Nos conte qual você vai ler primeiro!

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?