As dinâmicas em grupo podem ser aplicadas em diferentes momentos da rotina de RH, tanto nas entrevistas quanto com os colaboradores da empresa. Elas podem ter diferentes objetivos, como conhecer mais sobre o candidato ou aprimorar processos dentro da organização. 

Mas o que são dinâmicas em grupo em RH e como elas podem ajudar a rotina do setor? Continue a leitura!

Pessoas fazendo dinâmicas em grupo
Fazer dinâmicas em grupo pode ser muito benéfico para os processos de RH. Entenda!

As dinâmicas em grupo foram incorporadas para inovar os processos do setor de recursos humanos e, assim, conseguir atrair e reter talentos dentro da organização. Além disso, incorporar esse tipo de atividade também dá espaço para que os candidatos e colaboradores tenham mais voz durante os processos.

O que são dinâmicas em grupo e por que implementá-las?

Dentro do contexto de RH, as atividades de dinâmicas em grupo são ferramentas utilizadas para que os profissionais de recursos humanos conheçam melhor os candidatos das vagas e até mesmo os atuais colaboradores da empresa.

Além disso, praticar esta dinâmica em um processo de RH pode não só promover o engajamento entre os participantes e gerar maior afinidade entre o time, como também ser possível analisar as características de como os candidatos/colaboradores agem em equipe e até a identificar possíveis lideranças.

Apesar de ser muito comum traçar o perfil comportamental dos candidatos e colaboradores, é durante as atividades em grupo que é possível ver tais características de comportamento na prática. Outros benefícios de aplicar dinâmicas são:

  • Identificar as soft skills;
  • Promover o pensamento crítico;
  • Analisar o trabalho em equipe;
  • Detectar traços de resiliência e comportamento ético;
  • Conhecer melhor a equipe;
  • Melhorar o relacionamento e o engajamento entre os membros do time;
  • Desenvolver capacidades dos participantes;
  • Promover a produtividade;
  • Entre outros.

As dinâmicas devem estar dentro da rotina de RH, pois apenas um questionário pode ser insuficiente para identificar o perfil comportamental dos funcionários. Assim, é possível descobrir na prática como cada indivíduo age de acordo com as situações.

Quais são as principais dinâmicas em grupo?

Pessoas interagindo nas dinâmicas em grupo
As dinâmicas em grupo podem revelar importantes características dos colaboradores e candidatos. Saiba mais!

Existem vários tipos de dinâmica em grupo para escolher e o primeiro passo é entender para qual objetivo esta atividade serve. Assim, é importante fazer um planejamento e identificar quais são as informações que precisam ser coletadas.

Veja alguns exemplos de dinâmicas em grupo a seguir.

Dinâmica de entrosamento

Ela é comumente utilizada no início de processos de recrutamento e seleção. O principal objetivo desta dinâmica é que os candidatos mostrem quem são e suas habilidades técnicas.

Em uma folha de papel, peça que os candidatos escrevam algo sobre si mesmos e/ou respondam perguntas previamente desenvolvidas por você. Você pode questionar sobre gostos pessoais, hobbies, informações pessoais e experiências profissionais anteriores.

Dê em torno de 10 minutos para que respondam às perguntas. Em seguida, recolha as folhas, embaralhe-as e distribua aleatoriamente.

Cada candidato deverá tentar descobrir de quem são aquelas características, gerando muito engajamento e diversão no processo.

Dinâmica de iniciativa

As dinâmicas de iniciativa consistem em inventar um cenário que exijam que os candidatos tomem a iniciativa de alguma atitude. Vamos dar o exemplo da iniciativa do caos.

Esta dinâmica corresponde a pedir que os candidatos saiam da sala por alguns minutos. Neste momento, você e a equipe de RH irão desorganizar todo o local, inclusive jogando alguns objetos no chão.

Assim que os candidatos voltarem para a sala, você poderá observar quem começou a arrumá-la imediatamente, quem criou grupos de ação e até aqueles que não tomaram nenhum tipo de iniciativa.

Dinâmica da ilha deserta

Esta dinâmica pode ser aplicada com os colaboradores que já trabalham na sua empresa.

Você pode começar apresentando algumas situações aos participantes e perguntar a eles com quem da equipe eles gostariam de enfrentar estes desafios em uma ilha deserta.

Desta maneira, já será possível identificar como está a união do grupo e se existe algum tipo de afastamento entre algumas pessoas.

Entregue um papel em branco, lápis e alguns envelopes e peça a eles que escrevam sobre quem eles gostariam de enfrentar estas situações em uma ilha deserta, ou quem da equipe eles chamariam para organizar um evento, ou quem eles gostariam que os acompanhassem numa viagem de cruzeiro.

As respostas desta dinâmica devem ser anônimas e apenas o profissional de RH deve conversar e dar feedback aos respondentes.

Dinâmica do desafio

O principal objetivo desta atividade é identificar a capacidade dos candidatos ou colaboradores de lidar com a pressão.

Primeiro, você deve pegar uma “caixa misteriosa” e entregá-la a um dos participantes. Em seguida, coloque uma música de suspense para criar um clima tenso e vire de costas. Peça aos candidatos passarem a caixa para o colega do lado.

Em determinado momento, você para a música e vira para os participantes. Vá até a direção de quem ficou com a caixa e comece a fazer perguntas, como: “você tem certeza que quer abrir?”, “você vai encarar este desafio?”, “o que tiver aí dentro da caixa, você terá que fazer”, “você está pronto para ser eliminado do processo?”.

Então, o participante decide se abre ou não a caixa. Caso o candidato não a abra, o jogo continua. A resposta negativa serve para que você identifique como eles são influenciados pela pressão externa.

Quanto ao prêmio, você pode decidir por um bombom ou outro brinde.

E quanto ao home office? Como aplicar dinâmicas em grupo virtualmente?

Dinâmicas em grupo para home office

Pessoas interagindo no home office
Você sabe como implementar dinâmicas em grupo no home office? Veja algumas opções!

Cases em vídeo

Neste tipo de dinâmica em grupo para home office, você pode preparar um briefing completo, com prazo de conclusão, e enviar aos candidatos. Os participantes gravam as próprias considerações por vídeo e enviam para o recrutador, que irá analisá-las.

Dinâmica do entrosamento em vídeo

Peça aos candidatos que enviem por escrito as mesmas perguntas da dinâmica do entrosamento presencial. Em seguida, envie essa descrição para os outros candidatos e peçam a eles que gravem um vídeo falando do colega.

Reúna todas as pessoas em uma sala virtual e mostre o vídeo. Os outros candidatos devem tentar adivinhar quem é o colega.

Lembre-se de deixar claro que esta dinâmica ocorrerá antes de pedir as informações por escrito. Além disso, reúna no máximo 10 pessoas em uma sala virtual, pois se não a dinâmica pode se estender demais e não ser tão efetiva.

Debates on-line

Para esta dinâmica, é interessante mostrar algumas situações rotineiras da empresa e perguntar ao candidato como ele solucionaria tais obstáculos. Esta atividade pode ser feita em uma reunião virtual.

Há diversos tipos de dinâmicas em grupo, tanto presencial quanto on-line, para o setor de RH aplicar e identificar características comportamentais e de fit com a empresa. Escolha uma (ou mais) e aplique no seu processo de recrutamento ou até com os próprios colaboradores.