Já ouviu falar sobre Liderança 4.0? Esse conceito conquista cada vez mais empresas ao redor do mundo e é um dos pilares do futuro para os novos modelos de trabalho.

Saiba a importância da liderança 4.0
A liderança 4.0 pode ajudar a melhorar os resultados da empresa.

A transformação digital já é uma realidade. Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão cada vez mais conectadas a diversas telas. Temos acesso ilimitado a informações do mundo inteiro com apenas alguns cliques de distância. 

Com isso, as empresas perceberam que os antigos modelos de trabalho estavam ficando obsoletos e não funcionavam mais da melhor maneira. Buscando maneiras de se adaptar e renovar a cultura trabalhista no Brasil, a transformação digital chegou com tudo e adentrou o mundo corporativo. 

Além disso, as novas gerações também estão ingressando no mercado de trabalho e, além de mais exigentes, os jovens buscam outras qualidades na empresa ao invés de visar apenas o salário como a maior recompensa.

O conceito de liderança 4.0 se adapta a este cenário, já que é uma novidade para muitas empresas. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é Liderança 4.0? 

A liderança 4.0 é um novo conceito de líderes corporativos criado a partir da ascensão da transformação digital no Brasil. Esse termo recebeu mais destaque nos últimos anos por conta do avanço da tecnologia nas empresas e das mudanças constantes que estão ocorrendo no mundo corporativo. 

O mercado se renova a cada dia, com cada vez mais talentos, tecnologias e inovações fazendo parte da rotina diária dos colaboradores e líderes. Com essa rápida mutação, as empresas precisaram se adaptar à nova realidade e fazer algumas mudanças internas, especialmente na área de gestão de pessoas. 

O RH, além de ser responsável por toda a parte burocrática da empresa, também assumiu o papel de garantir que todos os colaboradores estejam felizes, motivados e satisfeitos. Afinal, eles são a base para o bom funcionamento de uma organização. 

Além disso, as prioridades das pessoas também mudaram: atualmente, um candidato leva em conta os benefícios que uma empresa tem a oferecer para ele e o salário em si entra em segundo plano. 

Por isso, é preciso reter cada vez mais talentos e ter líderes preparados para cuidarem da constante mudança e rotatividade de colaboradores. 

A partir disso, surgiu o conceito de liderança 4.0: para ser um bom líder, é preciso entender o contexto como um todo, alcançando os melhores resultados da equipe e, consequentemente, alavancando os negócios empresariais. 

O líder tem como principal objetivo conhecer a fundo cada colaborador e estimulá-los a serem cada dia melhores, além de aprimorar suas habilidades e, assim, obter resultados mais satisfatórios. 

Quando falamos de liderança, é preciso levar algumas habilidades e características em conta. Um líder precisa obter skills específicas para que ele consiga ser sua melhor versão para si mesmo e também para a equipe como um todo. 

Quais as características de um líder 4.0?

Saiba as características de um líder 4.0
O líder 4.0 pode mudar o futuro da empresa.

Até pouco tempo atrás, o sistema de trabalho se encontrava obsoleto porque as empresas não inovavam seus métodos e nem confiavam em novos líderes. 

Com a transformação digital isso mudou um pouco. O líder 4.0 exerce, acima de tudo, uma confiança plena e total em seus colaboradores. Isso porque a sua prioridade é desenvolver a equipe para que os profissionais sejam melhores a cada dia. 

Além disso, ele também precisa ter uma boa habilidade de comunicação, já que esse é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa. Quanto mais unilateral forem as conversas, melhor o desempenho dos colaboradores.

A transparência entre as lideranças e a equipe também é super importante, já que isso dá confiança para os colaboradores, tornando-os mais motivados e fazendo com que eles se sintam valorizados na instituição. 

Para uma liderança efetiva, o profissional também precisa ser versátil e ter capacidade de se adaptar às mudanças que acontecem no mundo corporativo. 

Ele precisa entender que as pessoas são a base de qualquer empresa e, por conta disso, é necessário que ele esteja apto a oferecer as melhores inovações e um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo para os colaboradores. 

Quais os benefícios da Liderança 4.0?

Indique sua empresa

As novas gerações, especialmente a geração Z, já estão no mercado de trabalho. E, além de serem o futuro das corporações, eles tendem a serem mais exigentes. 

Esses colaboradores preferem uma empresa que tenha uma cultura alinhada com os valores que eles acreditam, além de oferecerem benefícios que melhorem a qualidade de vida deles. 

A Liderança 4.0 faz parte dessa transição para a nova geração empresarial. Dentre seus principais benefícios, destacam-se: 

Maior motivação dos colaboradores 

Um líder 4.0 tem como principal objetivo conquistar e motivar a equipe. Para isso, o profissional busca desenvolver ações semanais, mensais ou semestrais que ajudem os colaboradores a se manterem cada vez mais incentivados e valorizados, como a gamificação por exemplo. 

A troca de experiências entre a equipe e o líder é um momento muito importante para que os colaboradores se sintam cada vez melhores na empresa, além de ajudar a aprimorar os resultados como um todo. 

Feedbacks mais eficazes 

O feedback precisa ser uma constante na organização e deve ser um momento entre o líder e o colaborador. Isso porque essa comunicação unilateral é o momento ideal de ambas as partes relatarem suas visões individuais sobre a organização e o trabalho que está sendo feito e, assim, tomar atitudes eficientes.

Essa troca de informações costuma ser muito rica e permite que avaliações de desempenho sejam feitas de forma mais assertiva, além de prevenir riscos de forma mais precoce. 

Aumento da produtividade 

Ter tecnologias de qualidade e líderes que incentivam os colaboradores como um todo é a melhor forma de aumentar a produtividade da equipe. 

Após a pandemia causada pela COVID-19, onde os casos de Burnout bateram recordes, o bem-estar do colaborador se tornou uma preocupação constante para muitas empresas. A produtividade caiu drasticamente e muitos líderes ficaram perdidos. 

A verdade é que o segredo da produtividade é manter os colaboradores motivados e felizes com a organização. E, quando eles têm um líder em que realmente podem confiar e que os incentiva a serem melhores a cada dia, os resultados da empresa podem surpreender. 

A liderança 4.0 é o futuro das corporações. Apesar dos desafios enfrentados pela transformação digital, esse modelo promete se perpetuar por muito tempo na rotina das empresas brasileiras. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê