Todos gostamos de ser produtivos, seja no trabalho ou na nossa vida pessoal. Mas é claro que  isso não é possível o tempo inteiro e está tudo bem. Apesar de ser normal,  há maneiras de melhorarmos a nossa produtividade e a atividade física é uma delas.

Como a atividade física influencia na produtividade
Praticar atividade física regularmente pode influenciar na produtividade

Os exercícios físicos liberam endorfinas (um dos hormônios responsáveis pela sensação de satisfação e felicidade), aumentando os nossos níveis de energia e melhorando o nosso bem-estar físico e mental. Por isso, criar uma rotina física ativa pode ajudar você a melhorar diversas áreas da sua vida.

Além de ajudar a prevenir inúmeras doenças por manter o nosso corpo ativo, o exercício físico também contribui para a nossa saúde mental, já que pode nos deixar mais motivados e confiantes.

Entenda como a atividade física pode melhorar a sua produtividade.

Como a atividade física ajuda a melhorar a produtividade?

Os exercícios físicos podem ter um impacto direto na produtividade profissional e pessoal das pessoas. Veja como isso acontece:

  • Reduz o estresse;
  • Melhora a concentração;
  • Melhora a memória;
  • Melhora a criatividade e aumenta a motivação;
  • Previne lesões e ausências.

Reduz o estresse

A rotina de trabalho pode deixar muitas pessoas estressadas, não apenas pela quantidade de tarefas a serem entregues, mas a quantidade de metas e a pressão para entregá-las o mais rápido possível pode influenciar.

Estresse alto pode gerar transtornos mentais sérios, como ansiedade e depressão, e, em casos mais graves, até burnout que, para quem não sabe, se tornou uma doença ocupacional.

A boa notícia é que as atividades físicas liberam dopamina e serotonina, hormônios essenciais para o bem-estar e que ajudam a diminuir o cortisol, que é responsável pelo estresse. Além disso, a prática de esportes também ajuda a melhorar a qualidade do sono, o que é essencial para a nossa saúde física e mental.

Melhora a concentração

Praticar uma atividade física, por si só, já ajuda a melhorar a concentração, já que é preciso se manter focado para desempenhar bem os exercícios. Porém, além disso, a endorfina ajuda a criar conexões entre os neurônios, ajudando em áreas como lógica, raciocínio e concentração.

Melhora a memória

Você sabia que o hipocampo é a parte do cérebro responsável pelos sistemas de aprendizagem e memória, e que cresce à medida que as pessoas ficam mais fisicamente ativas?

Isso significa que praticar atividades físicas pode ajudar o seu cérebro a fixar novos conhecimentos e experiências.

Melhora a criatividade e aumenta a motivação

A prática regular de exercícios físicos pode impulsionar o pensamento divergente, que é a parte do pensamento criativo que é responsável pela geração de ideias.

Além disso, os colaboradores que possuem uma rotina ativa se beneficiam de níveis de estresse mais baixos e com mais bom-humor, o que pode fazer com que se sintam mais motivados e tenham mais leveza no trabalho.

Previne lesões e ausências

Atividade física pode prevenir lesões
A prática constante de atividades físicas pode trazer muitos benefícios

Com uma rotina de trabalho essencialmente na frente do computador, é muito comum o aparecimento de lesões e dores na lombar, pescoço, ombros e até no quadril, devido ao grande tempo que se passa sentado.

Por isso, praticar uma atividade física regularmente faz com que as pessoas tirem, pelo menos, uma hora por dia para movimentar o seu corpo, fortalecendo-o. Isso ajuda a manter o corpo forte e ativo, consequentemente fazendo com que haja menos faltas ao trabalho por motivos de saúde.

Além disso, os profissionais não somente não faltam tanto, como melhoram o seu rendimento e o relacionamento com a equipe.

Como incentivar a atividade física dos colaboradores?

Indique sua empresa

Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) calculou que, a cada 1 dólar investido em prevenção ao sedentarismo, havia um retorno de 4 dólares para a empresa.

Por isso, incentivar a atividade física na empresa pode, além de melhorar a produtividade da equipe, melhorar o ambiente de trabalho como um todo.

Existem algumas formas de melhorar a aptidão física dos colaboradores, como incentivar o uso de escadas, caminhar durante o horário de almoço ou por meio dos benefícios corporativos de academias, como a TotalPass.

A TotalPass é um benefício corporativo totalmente focado na saúde física e mental do colaborador. Por meio do nosso benefício, o trabalhador possui acesso a mais de 3.000 academias e estúdios no país, além de contar com serviços de terapia e meditação.

Portanto, praticar atividades físicas pode ajudar a melhorar a produtividade dos colaboradores, tanto no âmbito profissional quanto na vida pessoal deles. Por isso, encaixar um tempo para se exercitar em meio a uma rotina cheia pode ser muito benéfico!

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê