A saúde física ajuda a saúde mental e nós já desenvolvemos vários conteúdos por aqui falando sobre isso. Porém, você sabia que o contrário também pode acontecer? Entenda!

Como a saúde mental afeta a saúde física
A saúde mental pode afetar a sua saúde física

Quando estamos tristes ou desmotivados, acabamos negligenciando muitas áreas da nossa vida, inclusive a saúde física.

Assim, podemos entrar num ciclo vicioso: fazendo menos exercícios, temos menos liberação de endorfina, nos sentimos ainda mais desmotivados, começamos a ficar insatisfeitos com a gente mesmo, e assim sucessivamente…

Então, acabamos ficando sedentários, podendo ocasionar mais problemas em nossa saúde mental. Uma pessoa sedentária pode desenvolver obesidade, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, por exemplo.

Com esses problemas fisiológicos, a saúde mental piora ainda mais, podendo gerar ansiedade e estresse na pessoa doente.

Além disso, esses transtornos mentais podem afetar fisicamente o nosso corpo, nos dando taquicardia, tremores, gastrite, entre outros.

Desta maneira, um descuido na saúde mental pode afetar a saúde física, que pode piorar ainda mais o nosso emocional e entramos nesta espiral de desmotivação e possíveis doenças.

Isso porque a saúde mental e a física estão interligadas e, se uma não vai bem, a outra tende a seguir o mesmo caminho.

Por isso, é importante entender como a saúde mental pode afetar a saúde física.

Relação entre saúde mental e saúde física

A maneira na qual lidamos com o dia a dia reflete fisiologicamente no nosso corpo. Pensamentos negativos, bem como outros transtornos mentais, podem afetar o nosso sistema digestivo, causando refluxo, gastrite, síndrome do intestino irritável, entre outros sintomas.

Além disso, uma saúde emocional fragilizada também pode alterar a microbiota intestinal, que é importante para a manutenção da saúde como um todo, podendo influenciar nos sistemas imunológico, endócrino e nervoso.

Outro sintoma muito comum de acontecer, principalmente em pessoas que sofrem com crises de ansiedade, é a sensação de ter um ataque cardíaco, pois a pessoa começa a ter calafrios, sudorese, taquicardia, falta de ar e tontura.

Dores no corpo, como dor de cabeça, nas costas ou no pescoço e insônia também podem vir de algum transtorno mental que a pessoa está sofrendo e a deixa muito tensa.

Às vezes, apenas realizar o tratamento para amenizar o sintoma (como tomar um remédio para dor de cabeça), pode apenas mascarar o problema, pois a real causa não está sendo tratada.

Por isso, o ideal é cuidar da saúde emocional e física ao mesmo tempo, além de consultar um médico e fazer o tratamento adequado para garantir uma saúde integrada e de qualidade.

A importância de cuidar da saúde mental para uma boa saúde física

Preocupar-se com a saúde emocional pode trazer muitos benefícios para a sua saúde física, evitando doenças ou mal-estar.

Os transtornos mentais são responsáveis por mais de ⅓ das incapacidades no continente americano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, pessoas que já tiveram doenças crônicas, como um câncer, têm mais chance de ter sua doença de volta caso não cuidem da sua saúde mental, sofrendo de ansiedade ou estresse, por exemplo, do que pessoas que nunca tiveram nenhuma enfermidade a desenvolver uma.

Por isso, cuidar da sua saúde mental é tão importante, pois assim é possível que você viva uma vida mais tranquila e com disposição.

Veja algumas dicas de como cuidar da sua saúde mental:

Separar um tempo para cuidar de você pode fazer muita diferença em como você encara a sua vida e os problemas que aparecem. A saúde mental está integrada à saúde física, por isso, devemos cuidar de nós por inteiro.

Indique sua empresa

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê