Ter pensamentos negativos é normal, assim como ter ansiedade ou insônia de vez em quando. O que tem que se prestar atenção é na intensidade e na frequência destes pensamentos.

Pensamentos negativos e saúde mental
Cuidar dos pensamentos negativos é cuidar da sua saúde mental

Sentir-se triste, desmotivado ou com alguma inquietação não necessariamente são sintomas de doenças mais sérias, como ansiedade e depressão.

Há dias em que nos sentimos extremamente felizes e outros que estamos mais introspectivos – e essa variação é perfeitamente normal.

O problema é quando esses pensamentos negativos nos dominam de tal maneira que não conseguimos mais trabalhar direito, nos isolamos socialmente e paramos de fazer planos para o futuro.

Como identificar os pensamentos negativos?

Estarmos mais introspectivos ou tristes em alguns momentos é absolutamente normal, e nem sempre você deve se preocupar.

Para identificar quando um pensamento negativo está afetando os seus afazeres diários, tente perceber se, quando aparecem, eles causam muita ansiedade ou estresse, fazendo com que você não consiga realizar suas tarefas rotineiras.

Alguns pensamentos negativos que podem aparecer são: “não vou conseguir entregar o relatório a tempo e serei demitido”, “eles não gostam de trabalhar comigo, porque pensam que sou incompetente e burro” ou “eu sempre falho quando preciso falar em público e fazer apresentações para a empresa”.

Esse tipo de pensamento pode fazer com que você fique nervoso e ansioso, paralisando e não entregando o que precisa ser feito.

Assim, os pensamentos negativos podem estar relacionados a uma baixa autoestima, quando você acredita não ser capaz de realizar determinadas tarefas e, por sentir-se triste e incapaz, acaba paralisando.

Mas é possível identificá-los antes que eles virem doenças mais sérias e acabem gerando graves consequências para a sua vida.

Veja como afastar os pensamentos negativos.

Como afastar os pensamentos negativos?

Existem algumas técnicas que você pode fazer quando os pensamentos negativos surgirem na sua mente. Confira!

1. Observe a sua linguagem corporal

Preste atenção na sua linguagem corporal: você costuma andar com as costas encurvadas? Você possui uma postura fechada? Fala baixinho?

Ter uma linguagem corporal assim pode diminuir a sua autoestima, levando a uma falta de confiança.

Nesse caso, será mais propenso para você desenvolver pensamentos negativos.

Para consertar isso, procure manter uma postura ereta, sorria mais e olhe as pessoas nos olhos. Assim, você se sentirá, aos poucos, mais confiante e os pensamentos negativos podem começar a diminuir.

2. Converse sobre aquilo que o preocupa

Converse sobre seus medos e pensamentos negativos para melhorar sua saúde mental

Às vezes, os pensamentos negativos surgem porque você vem guardando sentimentos e emoções por muito tempo.

Guardar suas emoções negativas não fará com que elas desapareçam – muito pelo contrário: você irá, cada vez mais, “alimentar” esses pensamentos negativos dentro de você, até que você não consiga mais controlá-los.

Por isso, dar nome aos seus sentimentos e conversar sobre os seus pensamentos tornará eles visíveis e, então, possíveis de serem resolvidos.

3. Faça uma lista dos seus medos

Em um papel, faça duas colunas: a primeira com os seus medos e incertezas; a segunda, com os acontecimentos concretos.

Ao comparar as duas, você perceberá que pode ter sofrido por antecipação e que as consequências que você imaginou de alguns acontecimentos eram nulas ou muito pequenas, como se acidentar ao viajar, por exemplo.

4. Procure ver o lado bom das coisas

Ver o lado bom das coisas é uma questão de hábito, por isso tente se acostumar a tentar extrair o lado positivo de experiências que, supostamente, seriam ruins.

Foi demitido? Procure ver as oportunidades que se abrem a partir de uma nova mudança de vida, ao invés de focar apenas na porta que se fechou.

5. Cuide dos seus pensamentos

Assim que os pensamentos negativos surgirem, não se preocupe em eliminá-los imediatamente.

Isso porque ao tentar forçar com que eles desapareçam, você pode ficar ainda mais ansioso e nervoso.

Por isso, aceite os pensamentos negativos, tente identificar a causa de eles terem aparecido e use essa experiência para evitar futuros incômodos.

6. Foque em outras atividades

Você pode utilizar essas emoções como combustível para a criatividade, como pintar, desenhar, escrever ou até compor uma música!

Caso a sua atividade não esteja aflorada, procure dar uma passeio, respirar um ar e observar a natureza.

Às vezes, os pensamentos negativos podem ser um reflexo do ambiente que você vive. Por isso, se afastar de lugares que lhe fazem mal também é uma opção saudável para a sua saúde mental.

Ter momentos de incerteza e tristeza são normais em nossas vidas, pois nem sempre conseguimos viver motivados e com energia. Porém, preste atenção na frequência e intensidade com que os pensamentos negativos aparecem e, se necessário, não hesite em procurar ajuda de um profissional, como psicólogo ou médico.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.