Você costuma jogar fora as cascas de alimentos quando cozinha? Elas podem conter diversos nutrientes importantes para a saúde e existem algumas maneiras de reaproveitá-las.

Benefícios das cascas de alimentos
Veja os benefícios das cascas de alimentos

Ao cozinharmos, é muito comum o hábito de descascar os alimentos e jogar as cascas fora. Porém, como são as cascas que estão em contato com o sol, é nelas que contém muitos nutrientes, muitas vezes não encontrados em outras partes dos alimentos.

Além disso, as cascas e as sementes costumam possuir mais fibras e vitaminas do que a polpa do alimento em si.

Por exemplo, a casca da batata contém mais fibra, vitamina C, potássio e magnésio do que sua polpa.

Ficou interessado? Veja quais são os benefícios das cascas de alimentos!

Benefícios das cascas de alimentos

Ter uma alimentação saudável deveria ser um dos principais objetivos da nossa sociedade. Aproveitar as cascas de alimentos pode ser uma ótima opção, pois traz muitos benefícios para a absorção de nutrientes necessários para a saúde, além de poder ser muito gostoso, já que você poderá experimentar novas receitas.

As cascas dos alimentos são ricas em fibras, vitaminas e minerais, e grande parte deles sendo indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

A casca da cenoura, por exemplo, possui maior quantidade de betacaroteno do que a polpa, enquanto a casca da abóbora possui o dobro de fibras e mais potássio e vitaminas A e C do que a abóbora em si.

Já as cascas de frutas como maracujá, banana, laranja, abacaxi e limão possuem muitos nutrientes, entre eles fibras, vitamina C, cálcio e potássio.

Veja como usar as cascas de alimentos.

Dicas para aproveitar as cascas de alimentos

Há diversas maneiras para aproveitá-las. Veja algumas!

Não deixe as cascas de fora

Na hora de cozinhar, não descasque os alimentos. Seja uma batata cozida ou no forno, abóbora, cenoura ou outro legume: mantenha as cascas e delicie-se.

Como as cascas farão parte da alimentação, apenas tenha o cuidado de lavá-las bem antes de cozinhar e aproveite os benefícios.

Faça sucos ou chás

Você pode congelar a casca de abacaxi, por exemplo, e depois fazer sucos com ela. Além disso, tanto ela quanto a casca de maçã são ótimas para ferver e fazer chás.

A água saborizada é uma outra maneira de aproveitar as cascas de diferentes frutas.

Aproveite as cascas nas sobremesas

As cascas de limão e laranja caem muito bem no preparo de bolos ou até para usar suas raspas como um detalhe final na decoração da sobremesa.

Com as cascas de banana e maracujá, é possível desidratá-las no forno e depois processá-las no liquidificador, para que virem uma farinha. Ou até fazer um refogado com as cascas de banana, como já ensinamos em nosso Instagram.

Além disso, é possível fazer doces e geleias com as cascas de frutas como manga, melancia, laranja, entre outros.

Crie petiscos com as cascas

Petiscos com cascas de alimentos
Crie petiscos com as cascas da batata

Deixe sua imaginação e sua criatividade ir longe e faça petiscos com as cascas da batata ou da abóbora.

Você pode fatiar a casca, colocar os temperos de sua preferência e fritar ou assar.

Compostagem

Além de aproveitar as cascas de alimentos em novas receitas na cozinha, você também pode utilizá-las para a compostagem.

Esse processo nada mais é do que a transformação de produtos orgânicos, como as cascas, em adubo.

Se você possui uma horta ou um jardim, pode ser uma boa ideia utilizar os restos de alimentos na compostagem.

Há diversas maneiras de se aproveitar as cascas de alimentos. Encontre alguma receita que você goste e desfrute dos benefícios dessas partes tão ricas em nutrientes.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê