Com uma onda natural cada vez mais ganhando força, a alimentação saudável tende a ir por este mesmo caminho. Alimentos mais naturais e menos industrializados, plant-based e sustentáveis são a tendência para 2022.

Tendências da alimentação saudável para 2022

Além disso, com os cuidados com saúde mental e física em alta, alimentos que possuem relação com benefícios psicológicos, como o combate à depressão e ansiedade, também devem ganhar mais destaque.

Para o ano de 2022, entendeu-se cada vez mais como o nosso corpo está interligado em todas as esferas: mental, emocional e física. Por isso, aliar práticas e alimentos que produzem bem-estar mental, e não apenas para ganhar massa muscular, poderão ser priorizados.

Outro destaque muito interessante é o fato de o delivery ter ganhado destaque nos últimos anos de pandemia. Porém, com a diminuição de casos pelo coronavírus, há a tendência de as pessoas procurarem lugares abertos para se reunir com familiares e amigos.

Alimentação saudável em 2022 vai muito além de apenas comida

Em função desta onda de saudáveis, o veganismo estará em alta no próximo ano. Não necessariamente as pessoas virarão veganas, porém há a tendência de vegetarianos e onívoros frequentarem mais restaurantes e cafés veganos, além de consumir produtos de beleza e de limpeza que sejam veganos ou cruelty free (que não testam em animais).

Além disso, os processos artesanais estão voltando com tudo. Pães artesanais e gelatos (sorvetes italianos) já tomam conta das grandes cidades – e logo devem chegar ao interior.

Outro destaque para o próximo ano são os alimentos sem glúten, sem lactose e com menor teor de sódio. Será cada vez mais fácil encontrar alimentos com essas especificações nas prateleiras do mercado.

Os orgânicos também podem ser os mais procurados, com destaque para os pequenos produtores locais. Além disso, as pessoas estarão mais dispostas a cultivar sua própria horta de temperos em casa.

Segundo compradores e especialistas globais da Whole Foods Market, as principais tendências alimentares para 2022 serão:

  • Agricultura ultra urbana, com ervas frescas e cultivadas de forma sustentável e folhas verdes em sistemas de estufa;
  • Reducitarianismo: pessoas que não se tornarão vegetarianas ou veganas, mas reduzirão seu consumo de carnes, laticínios e ovos;
  • Buzz-less spirits: bebidas alcoólicas reduzidas;
  • Grãos que foram cultivados a partir de técnicas que ajudam a cuidar da saúde do solo;
  • Functional fizz: refrigerantes com probióticos e tônicos efervescentes com adição de prebióticos, botânicos e outros;
  • Turmeric: maior uso da cúrcuma;
  • Moringa: aumento do uso das folhas de moringa (acácia branca);
  • Semente de girassol: fornece proteínas e gorduras insaturadas;
  • Hibisco: maior uso do hibisco em iogurtes, pastas de frutas e muito mais;
  • Yuzu: cítrico famoso na Ásia que está conquistando o mundo.

Mais abaixo, falaremos sobre o reducitarianismo e Buzz-less spirits. Não deixe de conferir!

Hibisco é uma das tendências de alimentação saudável para 2022

Mindful Eating

O conceito de mindful eating vem com ainda mais força em 2022. Isso porque a alimentação está diretamente relacionada às nossas emoções e saúde mental e, fazer uma prática de esvaziar a sua mente e prestar atenção na sua comida, sem distrações de celulares e televisão, poderá amenizar os sintomas das doenças psicossomáticas.

O processo de mindful eating consiste em você prestar atenção na sua comida no momento em que vai se alimentar, prestando atenção em cada fase: desde o contato com o alimento, a mastigação e o sabor.

Para aliar cuidados com a saúde mental e uma alimentação saudável, essa prática deve ganhar ainda mais força no próximo ano.

Tendências de alimentos para 2022

Englobando todas as tendências que falamos anteriormente, como sustentabilidade, alimentos mais saudáveis, plant based, entre outros, listamos alguns alimentos que poderão ter maior destaque em 2022.

Leite plant-based proveniente de grãos

Leites com aveia, castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim ou arroz já estão entrando na casa dos consumidores. Além disso, muitas pessoas começaram a fazer o seu próprio leite de grãos em casa.

Lanches proteicos e com mais nutrientes

Os lanches ricos em proteínas e à base de plantas estão com alta demanda e devem permanecer assim em 2022. O maior destaque deste tipo de lanche são os feitos com cereais.

Alimentos que aumentam a imunidade

Uma das maiores preocupações que a pandemia do coronavírus trouxe foi com o sistema imunológico. Por isso, alimentos com propriedades benéficas à imunidade serão tendência para 2022.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, vem forte como uma tendência para o próximo ano. Ela pode ser usada desde tempero nos alimentos até como chás.

Veganismo é tendência para 2022

Apesar de não haver um aumento no número de pessoas vegetarianas ou veganas, a tendência é que estes alimentos (e produtos) se tornem cada vez mais normais no cotidiano das pessoas. A busca por uma alimentação saudável que alie benefícios com a saúde mental é a tendência para 2022.

Bebidas zero álcool

Quem disse que as bebidas precisam ser alcoólicas, né? Para 2022, uma das tendências que está chegando com força é da indústria de bebidas, mas sem álcool! 

As bebidas sem álcool ou, em alguns casos, com baixo teor alcoólico, estão fazendo sucesso em inúmeras convenções de alimentos. Em Dubai, por exemplo, o consumo ou a venda de bebidas alcoólicas é muito restrita, ou seja, culturalmente o país já conta com o hábito de ingerir líquidos sem essa substância. 

No Brasil, é possível encontrar diferentes bebidas sem álcool, como a espumante, a cerveja, o vinho tinto e/ou até mesmo os drinks personalizados. 

Reduciotarianismo

Há algum tempo, o vegetarianismo e o veganismo têm ganhado força entre muitas pessoas do Brasil e ao redor do mundo. No entanto, apesar delas entenderem a sua filosofia, ainda é muito difícil abrir mão de alguns alimentos que são considerados de origem animal.

Pensando nisso, surgiu o reduciotarianismo. O que é? Assim como os vegetarianos e veganos, a pessoa reduciotarianista busca por meio de uma alimentação saudável reduzir a ingestão de inúmeros alimentos, como, por exemplo, a carne, o ovo, o leite de vaca, entre outros derivados.

Quando não é possível, por que não escolher alimentos com animais que são criados soltos (como a galinha e a vaca)?  Essa é uma prática bastante comum para essa tendência. Além disso, ela apoia a busca por refeições focadas em plant-based, como os legumes, as verduras, as frutas e inúmeros grãos. 

Agora que você sabe a importância de uma refeição para além de uma simples comida e as principais tendências da alimentação saudável para 2022, que tal colocá-las hoje mesmo em prática? Para entender melhor sobre cada uma e como montar o seu cardápio, recomendamos que procure um nutricionista para mais orientações. 

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Vamos totalizar?