Será que você se alimenta direito? Algumas pessoas acabam consumindo alimentos que, muitas vezes, são calóricos e gordurosos, tudo isso pela praticidade devido à rotina agitada. No entanto, o mais recomendável é seguir uma alimentação saudável, cujo objetivo é proporcionar mais qualidade de vida por meio da saúde e do bem-estar.

Família preparando uma alimentação saudável
A alimentação saudável pode garantir aumento da disposição, sabia? Confira!

Ao se alimentar corretamente, você ganha inúmeros benefícios, como muito mais disposição e energia para enfrentar a semana. Não só isso, a alimentação saudável é responsável por garantir o bom funcionamento de todo o corpo. A seguir, confira quais tópicos abordaremos:

  • O que é uma alimentação saudável;
  • As principais características de uma alimentação saudável;
  • Os principais erros cometidos na alimentação;
  • 4 dicas de uma boa alimentação.

O que é uma alimentação saudável?

Frutas, verduras e sementes
A alimentação saudável ajuda a prevenir problemas de saúde por meio das vitaminas e minerais. Saiba mais!

Podemos considerar uma alimentação saudável todo cardápio ou dieta que valoriza os diferentes grupos alimentares, sendo responsáveis por garantir o bom funcionamento do corpo, como, por exemplo, as frutas, as verduras, os legumes, proteínas magras, gorduras boas (insaturadas), entre outras. 

Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação saudável precisa estar ligada às práticas alimentares que ocupam um importante papel social e cultural por meio dos alimentos. Além disso, ele ressalta a importância de consumir alimentos com cor, gosto e textura, sendo características responsáveis pela promoção e prevenção de inúmeros problemas relacionados à saúde por meio dos nutrientes. 

Por isso, é preciso sempre considerar todas as características desses alimentos e valorizar, principalmente, o consumo de produções regionais para as práticas alimentares mais saudáveis.

4 regras fundamentais da alimentação saudável

Cesta com vegetais
É importante apostar em alimentos variados para evitar a monotonia alimentar. Confira!

Segundo a nutricionista Milena Pinheiro, da Faculdade Regional de Alagoinhas (UNIRB), a alimentação saudável precisa respeitar algumas regras fundamentais: variedade, moderação, equilíbrio e constância. 

“Sempre em consultório, eu costumo enfatizar que a base de uma alimentação saudável tem que respeitar esses itens, pois ela não precisa ser cheia de restrição ou sem sabor, podemos ser felizes ao segui-la”, explica a nutricionista. A seguir, entenda um pouco mais sobre essas quatro regras:

Variedade

O Ministério da Saúde informa a importância do consumo de alimentos variados, pois só assim é possível garantir os diferentes grupos de nutrientes para o nosso organismo. Contudo, a variedade alimentar é responsável por impedir a priorização de ingestão de apenas uma ou duas categorias alimentares. 

Além do mais, a variedade pode ajudar a manter o excelente funcionamento do organismo. Por isso, é importante saber quais são os alimentos mais indicados, né? “Ao se alimentar, opte por cereais, tubérculos, frutas, vegetais, legumes e alimentos de origem animal. Evitando assim a monotonia alimentar que limita o acesso aos nutrientes”, complementa Milena. 

Moderação e equilíbrio 

Pode parecer uma regra óbvia, mas muitas pessoas não seguem ou não são moderadas na hora de comer, principalmente devido à rotina agitada. Por isso, lembre-se: é sempre importante consumir moderadamente qualquer tipo de alimento. “A moderação e o equilíbrio sempre andam lado a lado, pois representam o que e quanto comer. São responsáveis por dizer como o seu corpo vai responder ao longo da sua vida”, explica a nutricionista. 

O Ministério da Saúde indica pelo menos três refeições ao longo do dia, como o café da manhã, o almoço e o jantar. Por último, caso sinta fome, opte por dois lanches saudáveis, mas sem pular as alimentações principais mencionadas. 

Constância

Conforme a nutricionista, esta última regra está ligada a maneira como você reforça esses novos hábitos na sua vida. Para conseguir alcançar a constância, é preciso lembrar que essa prática de alimentação saudável é desenvolvida com o passar do tempo. 

As principais características de uma alimentação saudável

Quando nos referimos à alimentação saudável, uma das principais características está em se adequar a esse hábito alimentar. Em outras palavras, isso significa que essa prática precisa ser inserida para mudar a maneira como você vive, sempre acompanhando todas as fases e condições da sua vida, sem pressa.

Segundo a nutricionista, é importante que cada indivíduo respeite os seus limites e particularidades. “Nessa etapa, é preciso respeitar seus gostos, rotina, aversões, cultura e recursos disponíveis para que seja mais leve mantê-la durante a vida”.

Além disso, a profissional recomenda que seja feita a retirada completa ou a redução gradual de todos os elementos que são considerados agressores para o nosso corpo, como, por exemplo, a cafeína, o álcool, o carboidrato simples (encontrado em doces, tortas, sucos concentrados, refrigerantes e/ou massas), entre outros. 

“Opte por alimentos in natura, provenientes da terra e, de preferência, frescos, garantindo custo acessível e sabor de qualidade”, complementa Milena.

É importante sempre buscar o equilíbrio entre os alimentos que você está consumindo, principalmente no que diz respeito à quantidade, qualidade e variedade. “Comer pouco não é a mesma coisa de comer saudável. A harmonia do que se ingere é o que levará qualidade para o seu corpo”, conclui. 

Os principais erros cometidos na alimentação

Alimentos saudáveis e doces
O erro mais comum está em trocar a alimentação saudável por doces. Saiba mais!

Será que você está cometendo alguns erros ao se alimentar? É importante ressaltar que uma alimentação pobre de vitaminas e minerais pode deixar de produzir a quantidade de energia responsável pelo bom desempenho do nosso organismo. 

A deficiência alimentar pode reduzir a proteção do nosso sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável às doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. 

A seguir, confira quais são os erros mais comuns na alimentação das pessoas:

  • Grande consumo de sal e açúcar;
  • Refeições com pouca variedade e/ou sem cor;
  • Repetir a mesma refeição várias vezes durante o dia ou semana;
  • Pouca ingestão de vegetais, frutas e legumes;
  • Não beber a quantidade certa de água por dia. 

Por fim, evite comer alimentos que são extremamente calóricos durante a sua rotina, como o famoso refrigerante, açúcar no café da tarde, doces no geral, entre outros. “Esses alimentos interferem diretamente no seu organismo. A depender do que se é ingerido, ele pode aumentar em 50% o valor calórico de uma refeição”. 

4 dicas para uma boa alimentação

Mulher bebendo água
Beber água é apenas uma das dicas para uma boa alimentação. Confira!

1 – Hidrate-se regularmente

Você toma bastante água? Muitas pessoas esquecem de beber esse líquido que é tão importante para a vida de qualquer ser vivo. 

Milena explica que a água é uma importante fonte de manutenção para a vida de todas as pessoas. Além disso, ela é responsável por proporcionar inúmeros benefícios e reparos em nosso organismo. 

“A água age como solvente, garantindo um ambiente propício para que o nosso corpo possa transportar nutrientes, oxigênio e sais minerais para as nossas células e eliminar substâncias tóxicas para o nosso organismo”, explica. 

2 – Consuma alimentos reguladores 

Os alimentos reguladores, conhecidos também por regular e controlar as funções do organismo, são encontrados nas comidas ricas em vitaminas, minerais, fibras e até mesmo na água, contribuindo para o sistema imune, por exemplo. Por isso, na hora de preparar a sua refeição, escolha sempre as verduras, as frutas e os legumes. 

3 – Aproveite a safra das estações do ano

Você sabia que alguns alimentos só são encontrados em determinadas estações do ano? A nutricionista indica aproveitar a safra das diferentes estações do ano, como outono, inverno, primavera e verão. 

Veja alguns alimentos de cada época:

  • Outono: maracujá, kiwi, abacate, chuchu, beterraba e berinjela;
  • Inverno: pera, laranja, mamão, inhame, mandioca e brócolis;
  • Primavera: caju, tomate, abóbora, jaca e alcachofra;
  • Verão: melão, melancia, ameixa, pêssego, uva e coco. 

4 – Mastigue bem os alimentos 

Você mastiga bem quando está comendo? Pode parecer bobagem, mas a maneira como mastiga os alimentos podem interferir na sua boa alimentação. “A mastigação estimula o nosso centro da saciedade e ajuda no processo de digestão”, completa a nutricionista. 

“O seu corpo é o seu templo, a sua morada, o seu mais importante bem. Cuida bem dele”, finaliza a nutricionista.

Agora que você já sabe o que é uma alimentação saudável, que tal começar a cuidar hoje mesmo dela? Lembre-se: não tem problema comer um doce ou um salgado de vez em quando, só não se esqueça de procurar uma nutricionista para mais orientações, combinado?