Ao longo do ano, principalmente durante o inverno, as pessoas buscam se proteger das baixas temperaturas em ambientes fechados. Por outro lado, isso contribui com o surgimento e a propagação de alguns vírus e bactérias, responsáveis por algumas infecções virais, como gripes e resfriados.

Os alimentos in natura ajudam a prevenir e combater os sintomas de gripes e resfriados. Confira!

Pensando nisso, para ajudar você a fortalecer o seu sistema imunológico e, consequentemente, evitar a propagação desses vírus e bactérias, vamos te contar quais alimentos podem nutrir o seu organismo e reduzir os problemas relacionados à saúde.

Vamos lá? 

Gripes e resfriados: o que são?

Mulher com gripe e resfriado
Você conhece a diferença entre a gripe e o resfriado? Confira!

Com a chegada do inverno, muitas pessoas começam a se preocupar com alguns problemas respiratórios, mais conhecidos como gripes e resfriados. Normalmente, nós usamos essas doenças para nos referirmos a sintomas como: nariz entupido, espirros, tosses, entre outros. 

No entanto, é preciso entender suas diferenças, pois a gripe e o resfriado possuem suas particularidades.  

Gripes

Causada pelo vírus influenza, conhecido também como gripe, pode surgir em nosso organismo de forma inesperada, por meio de alguns sintomas, como: febre, vermelhidão na região do rosto, dores em diversas regiões do corpo e/ou até mesmo cansaço físico. Além disso, a presença de secreções no nariz e espirros podem ser fenômenos comuns.

Resfriados 

O resfriado pode ser causado, geralmente, pelo rinovírus, cujas infecções são causadas por meio do trato respiratório — nariz e passagens nasais, seios paranasais e garganta e/ou faringe. 

Os primeiros sintomas são: coceira no nariz e/ou irritação na região da garganta. Além disso, a congestão nasal é bastante comum e, diferente da gripe, a constipação pode não apresentar febre ou apenas uma leve febre.

Os alimentos podem combater gripes e resfriados?

Você sabia que a alimentação saudável pode prevenir os sintomas de gripes e resfriados? Isso porque a baixa imunidade pode estar relacionada aos alimentos “pobres” que são ingeridos durante o dia a dia, deixando de lado comidas que possuem níveis de nutrição maiores, como as frutas, os legumes e as verduras. 

Segundo Osmar Vieira, nutricionista, formado pela Universidade Paulista (Unip), uma das principais causas da queda da imunidade está relacionada à alimentação inadequada ou incompleta de nutrientes, pois algumas pessoas optam por tirar refeições consideradas importantes durante o dia a dia. 

“A falta da alimentação adequada pode nos deixar carentes de alguns nutrientes, como as vitaminas e os minerais. Dessa forma, isso pode acarretar, automaticamente, uma queda muito grande em nossa imunidade”, pontua Vieira.

As frutas cítricas podem ajudar a prevenir gripes e resfriados. Saiba mais!

Os sintomas de gripes e resfriados podem se tornar cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente no inverno, por isso a alimentação é importante. “Não conseguimos combater esses sintomas sem as vitaminas e os minerais, tendo em vista que são essenciais para o nosso organismo. Sem fortalecer o sistema imunológico, o agravante de sintomas é muito mais presente”, explica o nutricionista. 

Segundo o nutricionista, a alimentação é extremamente importante, pois além de ajudar a prevenir esses sintomas, auxilia na recuperação dessas doenças. Por isso, é importante beber bastante água e se alimentar por meio de receitas saudáveis

Por isso, uma ótima maneira de combater a gripe e o resfriado é adotando alimentos in natura no lugar dos ultraprocessados. “É importante também se alimentar daqueles que são ricos em vitaminas C, como limão, laranja e tangerina, que contribuem muito no aumento dessa imunidade, bem como os legumes e as verduras, responsáveis por auxiliar o sistema imune”, concluiu.

4 nutrientes que ajudam a prevenir esses sintomas

Caldo verde para gripes e resfriados
Sopas e caldos são uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico

Agora que você sabe a importância da alimentação saudável para os casos de gripes e resfriados, separamos uma lista com quatro alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. 

1 – Frutas cítricas 

Presente em algumas frutas, como laranja, limão, abacaxi, tangerina e acerola, elas são responsáveis por garantir o aumento da nossa resistência para com o sistema imune. 

2 – Cogumelos 

Pode parecer que não, mas os cogumelos podem ajudar a prevenir a gripe e o resfriado, pois possuem antioxidantes, vitaminas e minerais considerados importantes para a baixa imunidade, como o ferro. A seguir, confira quais são recomendados para consumo:

  • Shimeji;
  • Shitake;
  • Portobello;
  • Champignon;
  • Funghi secchi.

3 – Sopas e caldos 

Perfeitos para os dias mais frios, os caldos e as sopas são excelentes alimentos para ajudar a prevenir os sintomas de gripes e resfriados. É uma opção de refeição que, além de saborosa, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. A seguir, confira algumas opções:

  • Caldo verde (ferro e vitamina C);
  • Canja (proteína e muitas vitaminas);
  • Sopa de alho (antioxidantes).

4 – Folhas verdes 

As folhas verdes devem ser consumidas sempre, não só na época mais fria do ano, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. A seguir, confira algumas delas para o seu dia a dia:

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Chicória;
  • Acelga;
  • Agrião.

Lembre-se: procure sempre um profissional da área da saúde para te orientar sobre quais alimentos são os mais indicados e como combater os sintomas de gripes e resfriados ao longo do ano.