Você já reparou se os seus colaboradores ficam calados nas reuniões? Ou se têm medo de errar e receber alguma crítica e colocar o emprego em risco? Esses são alguns exemplos de um local de trabalho que pode prejudicar o objetivo de criar uma cultura organizacional forte e de colaboradores unidos. Por isso, construir um ambiente de segurança psicológica no trabalho é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma organização.

A importância da segurança psicológica no trabalho
Criar um ambiente de segurança psicológica no trabalho pode tornar os colaboradores mais unidos. Entenda!

O processo de feedbacks e críticas é importante para o desenvolvimento do profissional e, consequentemente, da organização. Porém, saber dar feedbacks efetivos é fundamental para que não se crie um ambiente de insegurança psicológica nos colaboradores, que podem acabar desenvolvendo um medo do trabalho.

Por isso, é importante construir um ambiente em que os colaboradores sejam ouvidos e valorizados, porém que também estejam aptos a receberem críticas profissionais e a se desenvolverem.

Encontrar esse equilíbrio pode ser muito desafiador para o profissional de RH, que tem que saber jogar nesse “meio de campo”. Entenda mais sobre segurança psicológica no trabalho!

O que é um ambiente de segurança psicológica no trabalho?

O que é segurança psicológica no trabalho?
Um ambiente inseguro psicologicamente pode prejudicar o desempenho dos seus colaboradores. Entenda!

Um ambiente seguro é aquele em que as pessoas se sentem tranquilas para serem elas mesmas, podendo confiar em todos da equipe e que suas opiniões e sentimentos serão valorizados. Assim, elas se sentem mais à vontade para se envolverem em discussões produtivas e compartilhar informações.

No ambiente de trabalho, podemos definir segurança psicológica como o ato de construir um local adequado e seguro para que as pessoas sejam elas mesmas e possam expressar suas opiniões de forma natural.

É o ato de gerar um ambiente em que as pessoas possam pedir ajuda, propor novos projetos e reconhecer que não sabem fazer algo sem ter medo de não serem levadas a sério, que façam piada de suas visões de mundo ou até terem medo de perder o emprego.

Ao desenvolver um ambiente seguro, as equipes tendem a ficar ainda mais produtivas, pois os colaboradores passam a não ter medo de expor suas opiniões, podendo haver trocas muito interessantes de visões de mundos, experiências anteriores e até de opiniões, de uma forma tranquila e respeitosa.

Assim, as equipes passam a estar mais dispostas para aprender, já que não possuem o medo de serem punidas, constrangidas ou rejeitadas. Desta maneira, é possível construir um local de trabalho em que as pessoas possam ser mais autênticas e criativas, sem o medo de errar.

Como construir um ambiente de segurança psicológica no trabalho?

Pessoas colaborando num ambiente de trabalho seguro
Um ambiente seguro psicologicamente cria equipes colaborativas. Saiba mais!

Os profissionais de RH, juntamente às lideranças da empresa, podem criar estratégias para construir um ambiente de segurança psicológica no trabalho. Para que isso seja possível, é necessário que haja dois tipos de mudança na organização: estrutural e comportamental.

A mudança estrutural é aquela em que a organização cria momentos formais para analisar os projetos e cria conversas entre os times para compartilhar feedbacks. Já o comportamental diz respeito à importância da liderança estar à frente desse movimento, inclusive compartilhando seus próprios erros e vulnerabilidades.

Separamos algumas dicas para você colocar em prática na sua organização e desenvolver um ambiente de segurança psicológica.

Promova um ambiente colaborativo

Para que a organização tenha sucesso, é imprescindível criar um local em que os colaboradores se sintam à vontade para trabalhar colaborativamente, entre seus integrantes de equipe e entre os outros grupos da empresa.

Assim, todos conseguem expor suas ideias, serem ouvidos e a comunicação flui de forma natural e saudável.

Em um ambiente colaborativo, não apenas os integrantes da mesma equipe trabalham juntos, porém as diversas áreas que compõem a empresa se sentem motivadas a criar projetos que beneficiam o futuro da organização.

Seja tolerante aos erros e falhas

Os erros fazem parte da nossa natureza e, tanto na vida profissional quanto na pessoal, eles continuarão existindo. Errar é um processo importante para o amadurecimento e para a criação de novos processos.

Por isso, construir um ambiente profissional em que os erros são aceitos faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para criar e experimentar novas estratégias, sem medo de sofrerem consequências desproporcionais.

Claro que nem todo erro deve ser tolerado e, dependendo do que acontecer, os responsáveis devem ser penalizados proporcionalmente. Porém, é necessário criar um ambiente com mais tolerância para aceitar determinadas falhas.

Além de criar um ambiente mais criativo e com inovações, este tipo de comportamento também gera mais empatia e confiança nos membros do time.

Crie uma cultura de feedback

Deixar de conversar e dar feedback para os funcionários pode gerar um ambiente de insegurança, pois os colaboradores não sabem o que está acontecendo dentro da instituição: os líderes estão satisfeitos com o trabalho ou não? Quais são as possibilidades de crescimento e desenvolvimento de carreira? Estou performando o quanto deveria?

Essas dúvidas geram muitas incertezas dentro dos colaboradores, que acabam ficando com medo de inovar e expor suas ideias – e até de perguntar. Por isso, é muito importante criar uma cultura de feedback para esclarecer o desempenho do funcionário e o que se espera dele.

Lembre-se: construir um ambiente de segurança psicológica não necessariamente quer dizer que deve-se aceitar qualquer atitude ou viver numa positividade tóxica. As críticas são importantes para o desenvolvimento profissional de todas as pessoas, mas elas devem vir acompanhadas com um plano de ação para que o funcionário saiba qual caminho trilhar.

Modele as conversas do time para que todos interajam

Um dos papéis das lideranças neste sentido é incentivar os debates dentro das equipes. Assim, o gestor pode fazer mais perguntas nas reuniões, gerando novos insights e desenvolvendo o pensamento de todos.

Desta maneira, as reuniões passam a ser mais colaborativas e menos monótonas.

Além disso, é importante também que o gestor pratique uma escuta ativa com sua equipe, prestando atenção na fala do outro e tendo verdadeiro interesse pelo assunto.

Tenha times diversos e inclusivos

Quanto mais diverso o time, maior será a pluralidade de ideias nas discussões. Cada pessoa possui uma vivência própria e, quanto mais diferentes elas forem entre si, mais há para se contribuir, gerando novos pontos de vista, novas ideias e muitas inovações para a organização.

Desenvolver um ambiente de segurança psicológica no trabalho pode trazer benefícios para todos os integrantes da equipe, desde os profissionais de RH, lideranças e, principalmente, para os colaboradores. Criar uma cultura de colaboradores unidos pode trazer muitas vantagens para a sua organização.