Como a sua academia fica durante o inverno? Devido à baixa temperatura, muitas pessoas acabam deixando de se exercitar, pois podem se sentir menos motivadas na hora de praticar atividades físicas. No entanto, nós temos algumas dicas para você atrair alunos para treinar no frio!

Academia cheia atrair alunos para treinar no frio
É possível atrair mais alunos para a sua academia no inverno. Confira!

Para ajudar você e a sua academia, vamos te ensinar a contornar as baixas temperaturas e aumentar o fluxo de alunos durante este período. Vamos lá?

8 ações para atrair alunos para treinar no frio

Investir em projetos de incentivo é apenas uma das opções para movimentar a academia no frio. Confira!

O primeiro passo é informar a importância de treinar no frio, pois é uma prática que pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde, como, por exemplo, cuidar do sistema imunológico, proteger de doenças cardíacas, melhorar o desempenho do pulmão, entre outros. 

A seguir, confira 8 passos para movimentar ainda mais a sua academia no frio:

1 – Mantenha contato com seus clientes

Entrar em contato com os seus clientes é uma das etapas mais importantes para atraí-los e reter novos alunos. Por isso, busque entender quais são os gostos de cada um deles e mostre, por meio de ações do dia a dia, o quão relevante é a sua academia na busca pela saúde e bem-estar.

Para que isso seja possível, o primeiro passo consiste em entrar em contato com os seus clientes e realizar uma pesquisa. A partir dela, você vai conseguir identificar onde precisa buscar e aplicar novas soluções para contornar a baixa temperatura.

Ao fazer isso na sua unidade, será muito mais fácil pensar em novas estratégias e, consequentemente, atender às principais necessidades dos seus alunos.

2 – Aposte em uma playlist motivadora

Nada de música baixo astral, combinado? Com a chegada do inverno, aposte em uma playlist de músicas que vão manter o pique de todos os seus alunos, mesmo com a temperatura mais baixa. 

Por isso, antes de escolher as músicas, é preciso considerar: 

  • Perfil dos alunos;
  • Ritmo das aulas;
  • Modalidades das atividades físicas. 

3 – Motive o treino em equipe

Duas pessoas treinando no frio
Promover atividades em grupo ajuda a aumentar o fluxo da academia no frio. Confira!

Treinar sozinho requer um grande comprometimento, né? Em dupla ou em grupo, o treino pode ser ainda mais divertido!

Por isso, promova ações para atrair esse grupo de amigos ou familiares para treinar na sua unidade. Além disso, é importante preparar todos os profissionais de educação física para incentivá-los sobre o valor do espírito de equipe na hora das atividades físicas. 

4 – Invista em projetos de incentivo

Por meio dos projetos que incentivam a prática de exercícios físicos, essa pode ser uma ótima maneira de garantir a presença dos alunos na sua academia, mesmo na estação mais fria do ano.  Pensando nisso, que tal realizar um “projeto de inverno”?

Neste projeto de inverno, você pode incluir inúmeras atividades para dar suporte às atividades físicas no frio e orientações com profissionais da área da saúde. Outra opção, por exemplo, é investir em murais com informativos, como:

5 – Implemente novas modalidades de treinos

Com a chegada do frio, é importante se diferenciar dos seus concorrentes em relação às modalidades oferecidas e proporcionar soluções voltadas para o inverno. Portanto, pesquise por novos exercícios físicos e, gradualmente, coloque-os em prática na grade de aulas da sua unidade.

Além disso, outra opção é oferecer um dia de atividades focadas nas aulas novas, como uma ação promocional para atrair novos alunos. Dessa forma, você permite que novas pessoas conheçam sua academia e, consequentemente, façam parte da unidade em todas as outras estações do ano.

6 – Eduque seu público sobre os benefícios de treinar no frio

A preguiça pode ser um fator determinante na vida dos seus alunos, principalmente no frio, você sabia? Por outro lado, é possível contornar essa objeção informando todos os benefícios de praticar qualquer modalidade de exercícios físicos no inverno. 

Por isso, peça para que os seus profissionais de educação física informem seus alunos no intervalo de cada treino ou, se for o caso, peça para que essas informações já sejam disponibilizadas logo na entrada pela recepção.

7 – Enfatize os resultados já obtidos e a importância de continuar

Enfatizar os resultados pode ser uma boa maneira de garantir a permanência dos seus alunos na sua unidade, sabia? 

Convide todos os seus alunos e realize a coleta dos resultados obtidos nos meses anteriores. Em seguida, com a ajuda de um profissional de educação física, mostre a eles os impactos positivos das atividades físicas para a saúde do corpo e explique a importância de continuar treinando.

8 – Marque presença na internet

Seja para os antigos quanto para os futuros alunos, estar nas mídias sociais é muito importante para promover a imagem da sua academia. Isso não é diferente no inverno, né? 

Essa é uma ótima estratégia para aumentar o fluxo de movimento durante o frio. Por isso, promova inúmeras ações, por meio de publicações, comunicados pelo WhatsApp, grupos de aulas para facilitar a comunicação e a interação, entre outras. 


Vamos totalizar a sua academia com esse passo a passo e atrair mais alunos para treinar no frio? Conte com a gente!