Em algum momento da vida você já deve ter escutado que “o inverno é tempo de se cuidar”, não é mesmo? Quando a época mais fria do ano chega, é preciso estar ainda mais atento à mudança climática, adotar novos hábitos no dia a dia e cuidados especiais com a saúde.

Mulher tomando chá no inverno
Promover o autocuidado é o primeiro passo para garantir mais qualidade de vida no inverno. Confira!

Para ajudar você a promover o autocuidado no inverno, vamos explicar a importância do porque redobrar a atenção no frio e quais são os principais cuidados que devemos ter em prol da nossa saúde e bem-estar. Vamos lá?

Os cuidados devem ser redobrados no inverno?

No dia 21/06, a temperatura mais fria do ano começou a aparecer no país, marcando o início do inverno, estação que vai até o dia 22 de setembro. Com isso, muitas pessoas ficam na dúvida se devem ou não aderir alguns cuidados considerados muito importantes para promover a saúde e o bem-estar.

Por isso, se assim como muitas pessoas você pensa que as únicas mudanças de hábitos são as roupas quentinhas, saiba que essa atitude pode não ser suficiente para te ajudar a ter um inverno mais saudável. 

A pele, por exemplo, pode ficar mais desidratada com a chegada do frio, isso porque o nosso corpo acaba transpirando menos. Além disso, o aumento de problemas respiratórios é ainda mais comum, como a sinusite, a rinite, a bronquite, entre outras alergias. 

No entanto, para garantir a sua saúde e bem-estar, a primeira ação que precisa ser feita é ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e tomar a vacina contra a gripe. Além dela ser importante para prevenir o vírus influenza, responsável por diversas gripes comuns e pelos resfriados, ajuda a bloquear outras possíveis infecções. 

A seguir, para te ajudar a se cuidar no inverno, trouxemos 4 dicas que consideramos essenciais para enfrentar o período mais frio do ano. Confira!

4 dicas para se cuidar no inverno

1 – Alimente-se corretamente

Comida saudável no inverno
Reforçar a alimentação saudável é uma excelente opção no inverno

Com a chegada do inverno, é preciso reforçar ainda mais a alimentação para que o sistema de defesa do corpo consiga enfrentar as baixas temperaturas. Por isso, se a sua ideia inicial é ficar apenas debaixo do cobertor comendo pratos gordurosos e calóricos, saiba que essa não é uma boa opção. 

Nesse período, é necessário mudar um pouco os hábitos alimentares e adotar opções em seu cardápio que sejam mais equilibradas, como legumes e verduras, principalmente aqueles que contém bastante vitamina C.

Por último, é importante consumir frutas, pois são ricas em fibras e vitaminas consideradas importantes para o nosso organismo. Por isso, o indicado é de três a cinco frutas por dia. 

2 – Beba água sempre 

Diferente do calor, que causa a sensação de sede, no inverno isso não acontece com tanta frequência e as pessoas deixam de beber água. No entanto, quanto mais seco o tempo fica, mais importante é o consumo desse líquido. 

Portanto, beber água é e sempre será a melhor opção quando o assunto é hidratação. Por outro lado, existem aqueles perfis de pessoas que não conseguem consumir esse líquido, sendo recomendável recorrer às bebidas quentes, como os chás (sem adoçar), pois, além de quentinhos, são ótimos para a saúde. 

Mas, lembre-se: mesmo que você opte por tomar chás, é importante não deixar de beber água. 

3 – Pratique exercícios físicos

Mulher praticando exercício no inverno
Praticar exercício físico no inverno ajuda a promover a sensação de bem-estar

Assim como em qualquer estação do ano, praticar exercícios físicos é extremamente importante. No inverno, por exemplo, exercitar a estrutura física ajuda a fortalecer o corpo e a mente, além de ser um fator importante para promover a imunidade.

Por meio dos esportes, é possível dar um upgrade no metabolismo e melhorar ainda mais a disposição para o dia a dia, deixando de lado a preguiça do inverno — a famosa sensação de ficar deitado debaixo do cobertor.  

Caso não consiga ir sempre, não tem problema. Recomendamos que seja praticado pelo menos três vezes por semana. Além de ser uma ação que vai te proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, vai te auxiliar a garantir cada vez mais resistência, desempenho e/ou questões estéticas. 

Por isso, quando o frio bater, nada de pular os treinos, combinado? É muito importante praticar atividade física e superar todos os obstáculos do frio. 

4 – Deixe os ambientes de casa arejados 

No calor, nós temos o hábito de manter a casa toda aberta e arejada; no frio, por exemplo, isso não pode ser diferente. 

A falta de circulação de ar puro pode causar a proliferação de alguns vírus, ácaros, fungos e diversos microrganismos. Por isso, é importante proteger todos os cômodos da casa evitando deixar tudo fechado.

Sendo assim, mantenha janelas e/ou portas abertas, higienize todos os cômodos com frequência e use umidificador de ambiente para evitar problemas respiratórios e/ou alérgicos.

Viu como é fácil cuidar da sua saúde e garantir mais bem-estar no inverno? Aproveite essa estação cuidando do seu bem mais precioso: você! 

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê