A água é um dos componentes mais importantes para a natureza e para o corpo humano também. A importância de beber água todos os dias é imensa e pode fazer uma grande diferença na sua saúde e qualidade de vida.

Saiba a importância de beber água
Beber água todos os dias leva uma série de benefícios para a saúde

A água é muito mais do que um elemento químico composto de hidrogênio e oxigênio. Esse líquido é, literalmente, um dos motivos pelos quais conseguimos nos manter vivos e fazer atividades diárias. 

Além de ajudar em diversos aspectos da saúde, a água pode também levar uma série de benefícios para o corpo e também para a mente. Quer saber mais sobre esse líquido poderoso? Continue a leitura! 

Quantas vezes beber água por dia? 

A verdade é que não existe uma quantidade exata de litros de água que devemos ingerir por dia. Depende muito do organismo da pessoa, da idade e até mesmo da predisposição dela para doenças renais. 

O ideal é que uma pessoa adulta e saudável beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Esse número pode variar muito dependendo de diversas questões individuais. 

É preciso beber água regularmente porque o corpo também expele automaticamente esse líquido do organismo por meio da urina, do suor, da respiração e outras atividades que são importantíssimas para manter as funções vitais em funcionamento. 

A quantidade exata de água a ser ingerida por dia depende de uma série de fatores, como o clima, se a pessoa pratica exercícios físicos, a idade do indivíduo, o metabolismo, peso, consumo de álcool e alimentação. 

Por isso, é recomendado que você sempre tenha uma garrafinha de água ao seu lado em qualquer lugar que você for, se possível. 

O que acontece se você não beber água todos os dias? 

Por ser um componente essencial para o bom funcionamento do corpo humano, a desidratação pode levar uma série de problemas para o corpo humano, como: 

  • Fraqueza; 
  • Tontura; 
  • Fadiga; 
  • Dor de cabeça; 
  • Cansaço; 
  • Constipação; 
  • Ressecamento da pele; 
  • Pressão baixa. 

Em casos mais graves, a desidratação pode levar à morte quando não tratada por um profissional de forma eficiente. 

Além disso, a falta de água também pode levar a doenças crônicas, como cálculo renal, pedra nos rins, reumatismo, problemas digestivos e até mesmo danos cerebrais em casos extremos. 

Quais os benefícios de beber água?

Beber água leva uma série de benefícios para a saúde e organismo

A ingestão diária e regular de água pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e até mesmo ajudar em aspectos como melhora da pele, diminuição das estrias e alívio da TPM

Conheça mais sobre os benefícios de beber água

Melhora a memória 

Isso mesmo! Beber pelo menos 2 litros de água por dia pode ajudar a melhorar a sua memória, isso porque a água é o principal componente do sangue, que proporciona grandes quantidades de nutrientes para o cérebro.

Todo esse processo faz com que algumas formações químicas aconteçam no nosso organismo, inclusive a formação da memória. Portanto, se você anda meio esquecido ultimamente, experimente aumentar sua quantidade de água. 

Proporciona mais disposição 

Como dito acima, a água é o principal componente do sangue, sendo assim, quando mais H2O no nosso corpo, mais sangue corre nas nossas veias, aumentando a quantidade de nutrientes por todo o nosso organismo, inclusive para o cérebro – que é o responsável pela nossa disposição e bom-humor diários. 

Ameniza a acne 

Um dos problemas que causam acne é a falta de hidratação na pele. Além disso, quando a dieta é irregular, mais toxinas passam para a pele, causando a acne, que nada mais é do que fungos na derme. Beber muita água proporciona a hidratação do organismo de dentro para fora, o que pode ajudar a amenizar a presença de acnes. 

Ajuda a emagrecer 

Beber dois copos de água antes de qualquer refeição pode melhorar o apetite. Isso porque, muitas vezes, comemos mais do que o necessário por sede e não por fome. Então, ingerir o líquido antes de comer alimentos sólidos ajuda a conter exageros. 

Diminui a dor pós exercícios físicos 

Muitas vezes, podemos exagerar no treino e fazer mais exercícios do que o nosso condicionamento físico permite. Quando isso acontece, o corpo produz uma substância chamada ácido lático, que é a principal responsável por dores musculares depois de praticar qualquer atividade física. Quanto mais água presente no nosso organismo, melhor essa substância é filtrada, diminuindo sua ação. 

Melhora o sono 

Se você tem problemas para dormir, um dos motivos pode ser a baixa quantidade de água no seu organismo. Beber um copo de água à noite é uma ótima forma de ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e evitar insônia. Isso porque, no intestino, são produzidos hormônios como a serotonina, ou seja, um intestino hidratado pode proporcionar um sono melhor. 

Como beber mais água? 

Se você é uma pessoa que não tem o costume de beber água todos dias e quer melhorar isso, confira algumas dicas: 

  • Tenha sempre uma garrafinha de pelo menos 700 ml com você; 
  • Anote a quantidade de água ingerida todos os dias, seja por meio de algum aplicativo ou manualmente; 
  • Coma frutas e vegetais que possuam uma grande quantidade de água, como maçã e melancia; 
  • Estabeleça metas diárias de ingestão de água; 
  • Tome um copo de água ao acordar e um ao dormir todos os dias. 

Além disso, investir em águas saborizadas, como as de limão, gengibre ou laranja pode ser uma ótima ideia para aumentar o seu consumo de água.

Beber água é importante para a saúde
Beber bastante água traz muitos benefícios para a saúde

Beber água é extremamente importante e só traz benefícios para o seu corpo. O que você está esperando para tomar um gole de água agora? 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass