Muitas pessoas sofrem com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e eles podem se tornar um verdadeiro pesadelo dependendo do grau.

Alimentação saudável ajuda nos sintomas da TPM
Refeições mais balanceadas podem ajudar a combater os sintomas da TPM

Os sintomas da TPM variam de pessoa para pessoa e, em alguns casos, é necessário intervenção médica, seja com remédios ou com tratamentos a longo prazo. 

Todo o processo de TPM pode ser muito desagradável para algumas pessoas, já que, dependendo do organismo, causa inchaço, ataques de nervos, raiva, hipersensibilidade, além dos hormônios ficarem uma loucura. 

Existem algumas formas de aliviar os sintomas da TPM, como compressas de água quente na barriga, deitar sempre de barriga para baixo, entre outros macetes que aprendemos com o tempo, afinal, é impossível fugir da menstruação

O que pode ajudar muito a combater esses sintomas é uma alimentação saudável e balanceada. Existem alguns alimentos recomendados por nutricionistas e médicos que ajudam a combater as dores e incômodos que a TPM traz para o organismo. Lembrando que é fundamental que você busque ajuda médica, pois cada corpo é único e precisa de cuidados personalizados. Essas são apenas algumas dicas que podem ou não ajudar, ok?

Continue a leitura para conhecer esses alimentos! Mas antes, é preciso entender mais sobre a TPM! 

Por que temos TPM? 

Se você é uma pessoa que menstrua, com certeza já experimentou pelo menos um sintoma clássico de TPM. Seja cólica, dores de cabeça, mudança brusca de humor ou inchaço, quando chega aquela época do mês, é impossível fugir do pacote que a acompanha. 

Os organismos são diferentes, portanto, cada pessoa sofre de um jeito com a TPM. Tem as que não sentem nada e as que experimentam basicamente todos os sintomas de uma vez só. 

A TPM se caracteriza pelo conjunto de sensações e sintomas que costumam aparecer 10 dias antes do início da menstruação. Ela surge em diferentes graus para diferentes pessoas e costuma desaparecer quando o período de fato começa. 

Existem diferentes tipos de TPM para cada organismo, assim como existem pessoas que não sofrem com nenhum sintoma. É importante ressaltar que caso as dores e incômodos estejam atrapalhando sua rotina e atividades diárias, é necessário buscar ajuda médica de um especialista no assunto. 

Geralmente, algumas pessoas optam por tomar medicamentos para reduzir os sintomas, especialmente os mais incômodos, como cólica ou dor de cabeça crônica. Em casos mais específicos, é preciso intervir com remédios de longo prazo, como pílulas anticoncepcionais ou vitaminas. 

Durante a menstruação, o corpo passa por uma série de mudanças, já que as paredes uterinas estão descamando e avisando o organismo de que não há fecundação no útero, ou seja, que a pessoa não está grávida. 

Isso porque o corpo está naturalmente se preparando para uma gravidez e, quando ela não ocorre, o endométrio (membrana uterina) se desprende, causando o sangramento por alguns dias. 

Durante esse processo, a carga hormonal aumenta, já que existe uma conexão entre os hormônios sexuais, as endorfinas e os neurotransmissores, como a serotonina. Isso tudo faz com que o organismo entre em alerta, e comece a enviar sinais para o seu corpo de que o período menstrual está chegando, causando a TPM. 

Quais os principais sintomas da TPM?

Existem diversos sintomas da tpm

Dentre os sintomas de TPM, os mais comuns são: 

  • Cólica; 
  • Dor de cabeça; 
  • Fome em excesso;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Náuseas;
  • Inchaço nas mamas;
  • Distensão abdominal; 
  • Tristeza repentina; 
  • Raiva repentina;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço.

Existem diversas atitudes que podem aliviar esses sintomas, como praticar atividades físicas regularmente, investir em técnicas de relaxamento, como yoga e meditação, além de ter uma alimentação balanceada e saudável. 

6 Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM 

Existem inúmeros alimentos que podem ajudar na luta contra a TPM e deixar os sintomas mais leves! Conheça alguns: 

Folhas verdes 

Você já sabe que se alimentar de folhas verdes como alface e espinafre fazem muito bem para a saúde, certo? Elas também são ótimas para combater os sintomas da TPM! 

Nesse período, sempre inclua um pouco de verde nas suas refeições. Além de serem ricas em vitaminas, as folhas verdes também possuem ferro, minerais, cálcio e outras fibras importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. 

Alimentos como couve, agrião, brócolis, rúcula e espinafre, além de ajudar a combater os problemas digestivos também podem ajudar na acne menstrual e deixar a pele mais viçosa.

Frutas

As frutas ajudam a aliviar os sintomas da tpm
Coma frutas todos os dias para aliviar os sintomas da TPM

As frutas em geral possuem macro e micronutrientes que são essenciais para combater os efeitos que o período menstrual deixa no corpo. Isso porque, além de auxiliarem o bom funcionamento do corpo, elas também proporcionam energia, ajudam na qualidade do sono, no controle da ansiedade e combatem a prisão de ventre. 

Além disso, frutas como maçã, pera e melão também podem ajudar a substituir o açúcar quando bate aquela vontade quase incontrolável de comer um doce no período menstrual. Você pode substituir o chocolate por uma salada de frutas, por exemplo. 

Porém, existe uma fruta em específico que ajuda muito a combater os sintomas da TPM!

Banana 

A banana é rica em potássio, o que por si só já é um ótimo motivo para incluí-la no seu dia a dia, já que ela pode ajudar a reduzir cãibras e até mesmo melhorar os estímulos e atividades cerebrais. 

Um dos sintomas mais clássicos da TPM é a dificuldade para dormir, e foi comprovado que a insônia pode deixar o organismo mais suscetível às dores da menstruação, como cólica. A banana contém uma grande quantidade de melatonina, que é um hormônio que ajuda na qualidade do sono. 

Comer banana amassada com aveia todos os dias pode deixar as noites de sono mais tranquilas. 

Quinoa 

A quinoa, assim como a pipoca, possui carboidratos complexos, que podem ajudar a aliviar a hipersensibilidade e a irritabilidade. Isso porque esses alimentos possuem uma grande quantidade de serotonina, que também é conhecida como o hormônio da felicidade. 

Além disso, elas fornecem energia prolongada, que pode durar horas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o carboidrato não precisa ser o seu maior inimigo. Inclui-lo com sabedoria na dieta pode ajudar na disposição e regulação do humor. 

Alimentos ricos em Ômega 3

Atum, salmão, castanhas e sementes de chia são bons exemplos de alimentos ricos em Ômega 3. Esses ácidos graxos podem ajudar a melhorar o humor e são ótimas fontes para manter a disposição durante os 28 dias do ciclo menstrual. 

Além disso, o Ômega 3 é uma substância anti-inflamatória, que pode ajudar muito a diminuir dores de cabeça e as cólicas menstruais.

Água

Beba muita água para aliviar os sintomas da TPM
A água é uma grande aliada na luta contra os sintomas da TPM

Por último, mas não menos importante, é essencial beber muita água no período menstrual. Além de manter o corpo e a pele hidratados por dentro e por fora, o alto nível de água no organismo pode fazer com que o período acabe mais rápido, além de ajudar muito a combater os sintomas mais graves, como náuseas e diarreia. 

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da TPM de forma anormal. Se ela estiver atrapalhando a sua rotina e suas atividades diárias, procure ajuda profissional. 

E lembre-se: se você não sofre com isso, saiba que perguntar ou tentar justificar uma ação da mulher por conta da TPM não é correto. Atente-se a esses comportamentos, beleza?

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