8 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Diversas empresas ao redor do país celebram essa data com ações especiais para mostrarem que valorizam as colaboradoras que fazem parte da instituição.

O Dia Internacional da Mulher é extremamente importante para a empresa
Conheça 5 atitudes para tomar neste Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, além de uma data de celebração, é um símbolo de luta. Isso porque muitas mulheres no passado sofreram muito para que hoje existam direitos básicos para todas, como voto, trabalho e até mesmo usar calças. 

Essa data teve origem em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto, que elas ainda não tinham conquistado na época. 

A proposta de tornar uma data comemorativa veio em 1910, por Clara Zetkin, ativista e defensora dos direitos das mulheres, em uma conferência em Copenhague. 

Ainda hoje, mais de um século depois, muitas mulheres ainda sofrem violência todos os dias, e sentem na pele o machismo e o preconceito. 

O Dia Internacional da Mulher não é uma data apenas para ser comemorada. É um tributo e uma celebração de todas aquelas que lutaram para que hoje as mulheres possam ter direitos básicos, que antes só eram dados aos homens. 

Por isso, mais do que presentes e flores, a sua empresa pode tomar atitudes que façam a diferença na vida das colaboradoras. 

5 atitudes que sua empresa pode tomar neste Dia Internacional da Mulher 

Antes de falarmos sobre o que os RHs podem fazer para que o Dia Internacional da Mulher seja comemorado da melhor forma possível, vamos a alguns dados: 

  • Apenas 2% das empresas têm mulheres em cargos executivos; 
  • As mulheres recebem cerca de 77,7% dos rendimentos recebidos pelos homens exercendo a mesma função; 
  • As mulheres ganham, em média, 20,5% menos do que homens que ocupam os mesmos cargos e funções;
  • Enquanto os homens possuem cerca de 11 horas semanais de trabalho domiciliar, as mulheres possuem uma jornada de aproximadamente 21,4 horas

Esses números são assustadores, não é mesmo? Apesar de estarmos avançando na luta contra o machismo e a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, ainda há um longo caminho pela frente. 

Agora, sem mais delongas, saiba mais sobre o que a sua empresa pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho para as mulheres! 

1 – Reconheça o trabalho de cada colaboradora 

Atualmente, poucas mulheres ocupam cargos de liderança nas empresas. Isso porque, ao abrir processos seletivos para funções que exigem uma senioridade maior, muitas empresas já consideram apenas nomes masculinos para a função, preferindo recrutar alguém de fora do que promover uma mulher que já faz parte do quadro de colaboradoras. 

Reconheça e valorize o trabalho das mulheres que fazem parte da sua empresa. Promova feedbacks produtivos, avaliações integradas e analise minuciosamente todos os benefícios que elas trazem para a instituição. 

Muitas vezes, a próxima CEO de sucesso pode estar sentada em uma bancada da sua empresa, apenas esperando uma oportunidade de mostrar a que veio. 

2 – Promova palestras e rodas de conversa apenas com as mulheres

O Dia Internacional da Mulher pode ajudar a fomentar conversas
Promova uma roda de conversa com as mulheres da sua empresa

Criar um ambiente saudável onde as mulheres se sentem à vontade para compartilharem suas histórias e darem uma opinião sincera sobre a empresa é essencial para que as colaboradoras se sintam seguras na instituição. Por isso, é importante incentivar rodas de conversa com as colaboradoras para trocarem experiências e começarem mudanças efetivas. 

Além disso, informação é a base de tudo. Promova palestras com outras mulheres que possuem função de liderança, são CEOs, empreendedoras, etc. Assim, os colaboradores como um todo podem ficar mais motivados e, ao mesmo tempo, perceberem mais sobre a desigualdade de gênero no ambiente corporativo brasileiro.

Veja a Roda de Conversa com mulheres no mundo corporativo que fizemos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

3 – Pare de fazer perguntas constrangedoras na hora da entrevista

Faça perguntas mais relevantes na entrevista
A entrevista também é uma etapa importante na valorização das colaboradoras

Se você é mulher, provavelmente já ouviu numa entrevista de emprego se “existe alguma chance de você estar grávida” ou, se você tem filhos, “com quem eles ficam caso aconteça algum imprevisto”. 

Sim, é 2022 e algumas empresas ainda fazem perguntas como essas para mulheres na hora da entrevista. 

Essa atitude, além de desrespeitosa, pode ser extremamente constrangedora e causar uma insegurança e desconforto na candidata. Ao invés de se apegar nesses pontos, os recrutadores podem focar mais na sua trajetória profissional que, de fato, faz uma grande diferença na empresa. 

4 – Ofereça benefícios relevantes

Conheça todos os benefícios da TotalPass

Cuidar da saúde física e mental é extremamente importante para manter as colaboradoras motivadas. Hoje em dia, os benefícios que a empresa oferece são tão importantes quanto o salário para os funcionários. 

A TotalPass é o benefício corporativo que sua empresa pode oferecer para cuidar da saúde e bem-estar de todas as colaboradoras com as melhores academias do país. São mais de 250 modalidades, como musculação, dança, yoga, pilates, crossfit e muito mais. 

Além de cuidar da saúde física, você também oferece a possibilidade de cuidar da saúde mental, já que a prática de exercícios constantes pode ajudar muito a reduzir crises de ansiedade, estresse e outros problemas mentais. 

Empodere as mulheres da sua empresa oferecendo a elas um benefício relevante e que poderá ajudá-las de diversas formas. 

5 – Não limite essas ações apenas ao mês de março 

Em março, as empresas passam por uma comoção coletiva e promovem diversas ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Porém, nos outros meses do ano, essa luta parece esquecida. 

Para criar um ambiente de trabalho realmente inclusivo para as mulheres, é preciso se preocupar com elas todos os meses do ano e não em apenas um. 

Estenda esse debate para as mais diversas faixas etárias da empresa, para outros setores fora do RH e também para todas as semanas do ano. 

O Dia Internacional da Mulher é muito importante, mas valorizar de verdade as colaboradoras e promover um ambiente saudável para que elas evoluam é muito mais benéfico e rende frutos para a empresa e para os funcionários. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 
Ou indique sua empresa clicando aqui!

Agora tudo pode, Agora é TotalPass