É importante adotar novos hábitos e deixar os velhos para trás? A verdade é que ninguém precisa mudar os antigos costumes, mas é necessário aderir novos para garantir uma vida longa e repleta de coisas boas.

Conforme um estudo estadunidense realizado pela Universidade Duke, mais de 40% das ações diárias realizadas pelas pessoas não eram consideradas atitudes reais, mas hábitos adquiridos ao longo dos dias e da vida.

Mulher brincando com o cachorro e transformando os hábitos
É possível transformar os hábitos antigos em novos comportamentos. Saiba mais!

Com isso em mente, por mais inofensivos que os hábitos possam parecer, essa prática pode influenciar comportamentos negativos, como, por exemplo, reduzir a produtividade em relação às tarefas do trabalho e, em alguns casos, impactar na saúde e bem-estar

Mudar o comportamento perante aquilo já vem sido vivido pode ser, em muitos casos, um grande desafio para algumas pessoas. Pensando nisso, explicaremos o que é um hábito de fato, quais passos é preciso seguir para mudá-los e algumas dicas fáceis para o seu dia a dia.

Afinal, o que significa “hábito”?

De modo geral, um hábito pode ser caracterizado como um comportamento, seja na maneira de ser, fazer, sentir ou em relação aos costumes adquiridos ao longo da sua vida. A partir de um comportamento, a pessoa passa a escolher quais passos seguir e, consequentemente, aquela ação se torna algo dela. 

Por exemplo: quando você está aprendendo a andar de bicicleta, é preciso muita dedicação, treino e concentração. Depois que se aprende, essa prática se torna automática. Com isso, podemos dizer que o hábito é um comportamento adquirido por meio de ações repetidas.

Por isso, é importante lembrar que nem todo hábito pode ser negativo para sua vida, mas é preciso identificá-los para entender quais realmente são úteis e quais podem estar prejudicando sua saúde e bem-estar. 

Como mudar um hábito?

Homem criando hábitos saudáveis com a caminhada
A mudança de hábito depende de três fatores: deixa, recompensa e rotina. Confira!

Segundo o livro do autor Charles Duhigg, “O Poder do Hábito”, esse comportamento se desenvolve em cada indivíduo por meio de um ciclo, como uma deixa, uma recompensa e uma rotina. 

Pensando nisso, para te ajudar a desenvolver a mudança de hábito, é preciso seguir alguns passos:

Identifique a deixa

Com o passar do dia a dia, é possível identificar algumas deixas em relação a uma ação que possa ter virado rotina, como, por exemplo, sentir preguiça e não treinar ou deixar de fazer coisas voltadas para o lazer. 

Por isso, analise essa situação e anote aquilo que contribui sempre para você realizar o mesmo com frequência, como, por exemplo, horário, lugar, sentimentos ou até mesmo pessoas que você considera importantes.

Identifique qual é a recompensa

Normalmente, o hábito está ligado a algum desejo ou algo que possa te satisfazer de alguma forma. Ao entender qual é essa recompensa, busque soluções que podem te ajudar a substituir. 

Por exemplo: suponhamos que a sua rotina é muito agitada e, em algumas situações, suas tarefas acabam te causando muito estresse, o que te leva a comer compulsivamente. Quando isso acontecer, opte por práticas mais saudáveis, como uma caminhada ao ar livre ou atividades físicas de grande impacto.

Neste exemplo, a comida se torna a recompensa por algo ruim que aconteceu no seu dia (o estresse) e você come aquele doce pensando na famosa frase “eu mereço”. Não que você não mereça ou não deva comer, mas quando esse comportamento se torna rotineiro, nosso organismo pode sofrer com o aumento do colesterol, por exemplo. 

Que tal trocar o doce por uma atividade ao livre? Você também merece cuidar da sua saúde!

Desenvolva uma rotina

Agora que você já sabe como identificar a deixa e a recompensa, é preciso aprender a criar  hábitos para o seu dia a dia. Vamos lá?

Diariamente, após o trabalho, vá até à academia e pratique exercícios físicos. Antes de repousar, desligue-se de todos os aparelhos eletrônicos e deite-se na cama uma hora antes de dormir. 

Ao criar hábitos saudáveis, você deixa de lado aqueles comportamentos que são considerados ruins, como dormir tarde, comer sem sentir fome, entre outras situações que podem parecer inofensivas, mas fazem muito mal à saúde. 

3 dicas para mudar de hábito

A meditação pode auxiliar na mudança de um hábito. Confira!

Agora que você está mais familiarizado com o tema, vamos te ensinar algumas dicas fáceis para transformar os hábitos ruins. 

1 – Jamais mude tudo de uma vez

Mudar nem sempre é fácil, por isso, paciência! Não tente apressar um processo que requer atenção e cuidado, afinal, alguns hábitos já estão implementados na sua vida desde o seu nascimento. 

Por isso, o primeiro passo consiste em querer mudar. Colocou isso em mente? Agora mãos à obra! Sabe aquele hábito vicioso, como, por exemplo, comer tudo o que está na sua frente quando se sente triste? Troque-o por uma música calma.

Busque sempre alternativas para os seus problemas e transforme os comportamentos ruins em atitudes boas, sem que agrida a você ou a quaisquer pessoas.

2 – Meditação diária 

Praticar uma técnica de relaxamento ou implementar na sua vida a prática de meditação pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar, bem como transformar os seus hábitos negativos. 

A meditação pode te ajudar a aliviar os momentos de ansiedade, relaxar o corpo e a mente, diminuir o estresse após o trabalho e, por último, ajuda a combater a tão temida insônia. 

3 – Não se cobre excessivamente

Incluir novos hábitos pode ser desafiador para algumas pessoas, por isso, não se cobre demais e tenha paciência. 

A mudança de hábito requer que você saia da sua bolha para conhecer o novo, o que muitas vezes pode acabar exigindo muita energia e dedicação. Por isso, evite se cobrar e/ou comparar aquele novo comportamento com alguns sentimentos negativos, como o estresse, por exemplo. 

Por isso, temos um questionamento: você quer ser aquela pessoa que apenas reclama e não faz nada de diferente para mudar ou é aquela que se desafia e busca diariamente trocar o hábito ruim por um novo comportamento?