A estação mais fria do ano chegou! Com a sua chegada, muitas pessoas se perguntam: qual exercício físico fazer para treinar no inverno? Antes de qualquer coisa, é preciso entender que não existe um treino específico para realizar nas baixas temperaturas.

Mulher se exercitando no inverno
Preparar-se antes das atividades físicas é muito importante. Confira!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, confira o que abordaremos neste artigo:

  • Por que as pessoas sentem mais preguiça ao treinar no inverno?
  • É importante se preparar para qualquer atividade física?
  • Quais são os exercícios físicos indicados para o inverno? Por quê?
  • O que significa exercícios indoor e outdoor? 
  • 4 dicas de treinos para não deixar de se exercitar no frio. 

Por que sentimos mais preguiça para treinar no frio?

Para manter a temperatura do corpo, é preciso gastar mais energia. Conforme uma pesquisa apresentada pelo site Ana Maria, da Uol, gastamos até 30% a mais de calorias com a chegada do inverno. 

Segundo Kelvin Vasques, profissional de Educação Física, formado pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO) e pós-graduado em atividade física para prevenção, tratamento de doenças crônicas e promoção da saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein Morumbi, as pessoas sentem preguiça de realizar qualquer coisa no inverno, isso porque o corpo e o subconsciente tendem a nos fazer economizar ainda mais a energia que é responsável por produzir o calor. 

“Com a chegada do frio, nós sentimos essa leseira para sair da cama, realizar as atividades do dia a dia e, consequentemente, para praticar atividades físicas. Além disso, é por isso que normalmente sentimos mais fome durante o dia”, comenta o profissional de Educação Física. 

Vasques ressalta que, independente da estação do ano, é importante se esforçar para combater a sensação de preguiça. Afinal, os exercícios físicos são uma prática super importante e benéfica para a saúde e bem-estar de todas as pessoas. 

“Mesmo no frio, os exercícios físicos podem trazer inúmeros benefícios. Por exemplo, ao treinar no período da manhã, você consegue ficar muito mais alerta e produtivo ao longo do dia”, explica o profissional. 

Além disso, ele explica que nos sentimos mais cansados e/ou com preguiça de praticar qualquer coisa no frio, por isso, é importante escolher a modalidade esportiva que você mais se identifica para realizar durante a sua rotina. “Você fica mais produtivo no seu trabalho e/ou nas tarefas diárias, trazendo uma disposição muito maior do que se não tivesse praticado exercício”.

É importante se preparar antes de qualquer atividade física?

Homem se alongando no inverno
Independente da estação do ano, é importante se alongar. Saiba mais!

Não é novidade a importância de se preparar para as atividades físicas, né? No frio, portanto, isso não seria diferente! Independente do motivo, seja um atraso ou qualquer outra situação que possa vir acontecer, jamais deixe de lado o aquecimento: ele é responsável por prevenir lesões e cãibras durante o treino.

A preparação antes do treino é extremamente importante, independente da estação ou temperatura, mas, principalmente no frio, isso porque a nossa estrutura física tende a ficar menos ativa. “Devido à temperatura corpórea, a musculatura, as articulações e os tendões tendem a serem mais rígidos e/ou travados, por isso é importante se aquecer e estimular bem antes dos exercícios físicos”, explica Vasques.

O profissional de educação física explica que ao fazer uma corrida, por exemplo, é extremamente importante se preparar por meio de um alongamento ou, se preferir, até mesmo repetindo os movimentos de uma caminhada e, gradualmente, ir aumentando a velocidade para simular o treino. 

“Na musculação, realize os próprios movimentos dos exercícios que serão realizados mais tarde com os pesos – pegue uma carga mais leve,  realize o movimento e aqueça os músculos para evitar possíveis lesões”, pontua. 

Quais são os exercícios físicos indicados para o inverno?

Mulher praticando atividade física no inverno
Será que existe um treino específico para o frio? Confira!

Durante o verão, existe aquele leve desconforto por conta do ar que, na maioria das vezes, é quente, causando o suor exagerado. No entanto, com as temperaturas mais baixas do inverno, acontece justamente o efeito contrário. Aí surge a dúvida: existem exercícios físicos indicados para o frio?

Vasques explica que não existe nenhum treino específico ou 100% indicado ou contraindicado para as estações do ano, como o verão e o inverno. Além disso, ele ressalta que algumas atividades físicas podem causar desconfortos devido às baixas temperaturas. 

“As pessoas que fazem natação reclamam muito na época do frio. Afinal, apesar das academias e/ou clubes terem piscinas aquecidas, é um pouco incômodo o ato de entrar e depois sair da água devido ao frio”, disse o personal. 

Por fim, é importante entender que, independente do exercício escolhido, é possível praticá-lo em qualquer estação do ano. O que pode acontecer é um leve desconforto devido à mudança climática. “Para realizar esses treinos, basta você conseguir se encaixar em uma situação de conforto para praticá-lo”.

O que significa exercícios indoor e outdoor?

Já parou para pensar que existem dois cenários ao praticar exercícios físicos? Os espaços fechados (indoor), conhecidos como academias e estúdios (Vidya Studio, Race Bootcamp e Jab House) e , e os locais abertos (outdoor), como os parques e/ou pistas de caminhadas. 

A seguir, confira o que significa cada um desses exercícios: 

Indoor

Os exercícios indoor são todos aqueles que podem ser praticados em ambientes fechados, como musculação, pilates, crossfit, entre outros. Além disso, é possível controlar o clima, tornando a experiência do aluno ainda mais confortável. 

“Neste espaço, se tiver muito calor, você consegue ligar o ar-condicionado para deixar o ambiente com a temperatura mais agradável, sendo que o mesmo acontece no frio”. Vasques comenta que, de modo geral, os alunos acabam sempre optando por praticar exercícios em ambientes indoor (local fechado) com a chegada do inverno, sendo uma escolha sábia. 

Outdoor

Geralmente, o treino outdoor é praticado ao ar livre. “Neste treino, o aluno não consegue ter o controle da temperatura: ela é externa, ou seja, depende-se apenas do próprio clima da região, tendo apenas como refúgio a roupa do corpo”. 

4 dicas de treinos para não deixar de se exercitar no frio

A atividade física em grupo pode ajudar a motivar no inverno

1 – Exercite-se pela manhã

Treinar pela manhã pode ser um grande desafio, principalmente no inverno, né? No entanto, praticar atividades físicas pela manhã é extremamente importante para quem deseja começar o dia com o pé direito. 

“Procure fazer exercícios físicos pela manhã. Se você consegue e a sua rotina permite, opte por adotar essa prática logo cedo, pois se sentirá mais ativo e produtivo durante o seu dia, com menos preguiça e mais qualidade”, orienta Vasques.

2 – Escolha roupas adequadas para o inverno

Pode parecer bobagem ou óbvio demais falar sobre isso, mas a verdade é que uma roupa adequada, independente da estação do ano, é o que vai te deixar confortável e protegido durante o treino.

“Pense com cuidado no seu conforto, principalmente na roupa. Lembrando que ao começar a se exercitar, a sua temperatura do corpo aumenta e pode gerar calor, ou seja, estar coberto de roupa pode causar um leve desconforto”, explica. 

3 – Procure fazer exercícios indoor

Se o frio é um problema e pode atrapalhar o seu treino, opte por praticar suas atividades físicas em ambientes indoor. “Existem inúmeros estúdios que são aptos, como pilates, crossfit, entre outros ambientes controlados e agradáveis”.

4 – Atividade física em grupo

Alguém aqui pediu motivação para treinar? A atividade física em grupo é uma excelente opção para você que se sente desmotivado ou que conhece alguém que precisa daquele empurrãozinho para começar a se exercitar. 

De acordo com o profissional, o fator social pode ajudar na motivação na execução dos treinos. “As atividades em grupo podem estimular as pessoas para a prática, gerando mais engajamento nos exercícios físicos”, finaliza Vasques.   

Por fim, jamais deixe de praticar qualquer atividade física, tanto no verão quanto no inverno, sem a orientação de um profissional de educação física. Ele será responsável por fornecer todas as orientações sobre o que fazer ou não na época mais fria do ano. Bom treino!