A preguiça pode chegar com força para algumas pessoas no frio, não é mesmo? No entanto, é importante não parar de treinar no inverno devido às baixas temperaturas. Para ajudar você a manter os cuidados necessários nos dias mais frios do ano, trouxemos algumas dicas para o seu dia a dia!

Rapaz indo treinar no inverno agasalhado
Assim como no verão, é importante tomar alguns cuidados para treinar no inverno. Saiba mais!

É importante ter cuidado ao treinar no inverno?

Seja pela manhã ou no fim da tarde, o ar gelado não motiva muito a fazer exercícios físicos, né? Isso não acontece só com você, mas com boa parte da população! Sendo assim, a sua força de vontade precisa ser o dobro no frio. Mas, antes das dicas, é importante entender quais são os impactos das temperaturas mais baixas no corpo. 

Diferente do calor, o frio necessita de um estímulo maior para que o nosso organismo trabalhe com qualidade e rapidez para manter a temperatura do corpo aquecida. Além disso, precisamos nos esforçar mais para deixar de lado a preguiça, sendo bastante presente na vida de inúmeras pessoas nessa estação do ano.

No inverno, por exemplo, o corpo humano contrai todos os músculos com o objetivo de atrair e/ou conservar o calor presente naquele momento. Desse modo, é importante ter uma atenção voltada para a sua estrutura física e prepará-la para ativar a circulação sanguínea e, consequentemente, aumentar a temperatura corporal.

Mas, como fazer isso? Buscar uma motivação para treinar nesse período pode parecer muitas vezes uma missão impossível, mas é bem mais simples quando realizada de maneira disciplinada. 

Para treinar no frio, busque sempre se exercitar em lugares fechados, como as academias, onde o ar do ambiente é controlado, contribuindo para a sua permanência no local. A seguir, confira outras seis dicas!

6 cuidados ao treinar no inverno

Treinar no inverno de calça
Alongamento, aquecimento e hidratação são apenas alguns dos cuidados que devemos ter ao treinar no inverno. Confira!

Agora que você sabe qual é o impacto do inverno para com o seu corpo, nós separamos algumas dicas de cuidados ao treinar nessa estação tão fria. Vamos lá?

1 – Faça alongamento e aquecimento 

Antes de qualquer atividade física, independente da sensação térmica, é importante realizar um aquecimento para que os músculos do corpo atinjam a temperatura ideal e, consequentemente, evitar futuras lesões. 

É importante que o aquecimento e o alongamento sejam respeitados, antes e depois do treino, sendo indispensável essa ação no frio para todas as pessoas. Isso porque os músculos tendem a ficar ainda mais contraídos e as articulações ficam mais endurecidas, ainda mais se você tiver histórico de algum tipo de lesão, seja desgaste no osso, braço quebrado, entre outros problemas.

2 – Evite lesões 

No inverno, o corpo fica sujeito a inúmeras lesões, principalmente devido à vasoconstrição — em outras palavras, os vasos sanguíneos começam a se contrair para realizar a manutenção da temperatura da estrutura física, impedindo que perca ainda mais calor em decorrência do clima baixo.

Os músculos que acabam sofrendo mais no frio são os posteriores, como as coxas e as panturrilhas, partes do corpo que são mais vulneráveis às lesões. Por isso, para evitar qualquer tipo de contusão nessa região, é preciso realizar alguns exercícios de flexibilidade, como aulas de pilates e/ou alongamento.

Lembre-se: é sempre importante estar em contato com um profissional de Educação Física para mais informações sobre o assunto, seja para entender qual treino é o mais indicado e/ou como executá-lo de forma correta nesse período.

3 – Atenção com a hipotermia 

É chamado de hipotermia quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35 °C. Quando isso acontece, os principais sintomas são: arrepios, frequência respiratória aumentada, vermelhidão da pele e rigidez nas extremidades da estrutura física. 

Para evitar a hipotermia, é preciso se agasalhar durante qualquer exercício ao ar livre ou ao sair de casa. Caso a sua modalidade preferida seja o atletismo e/ou o ciclismo, é importante usar roupas próprias para temperaturas mais baixas, como luvas, toucas, jaqueta impermeável, blusa fleece, entre outras vestimentas para você se cuidar no inverno

4 – Cuide da sua pele

Com a chegada do inverno, é muito comum sentir a baixa umidade e/ou ventos mais gelados, condições climáticas que também podem ser responsáveis por ressecar a pele e provocar algumas irritações em diversos locais do corpo. 

Diferente de muitas partes do corpo, os lábios não contêm glândulas sebáceas (responsáveis por lubrificar os pelos e a pele), possuem a pele mais fina e ficam muito mais expostos às baixas temperaturas, ocasionando em rachaduras. 

Pode parecer uma dica óbvia, mas o protetor labial ajuda a hidratar, proteger e revitalizar essa região rachada e seca durante a época mais fria do ano.

Além disso, o frio deixa a pele mais seca e sensível, podendo desenvolver inúmeros problemas, como psoríases e/ou dermatites. Portanto, lembre-se de hidratar a sua pele frequentemente.

5 – Beba bastante água 

Com as baixas temperaturas, é muito comum as pessoas sentirem menos sede, mas a hidratação no inverno é tão importante quanto no verão. Por isso, o mais indicado é manter um bom ritmo de ingestão de líquido, como a água, o isotônico e/ou chá

É importante beber água, pois além de hidratar, ela é responsável por diminuir a dor do pós-treino e ajuda a combater o ressecamento da pele no inverno. 

Para ajudar você na quantidade de água, vamos à dica: de 35 ml a 40 ml de líquido por quilo. Caso pratique exercícios de grande impacto, você pode aumentar a quantidade na hora de beber. 

6 – Passe protetor solar

Por essa você não esperava, né? Assim como no verão, é importante passar protetor solar no inverno. Por quê? Muitas pessoas acreditam que por estar com o tempo nublado ou com baixas temperaturas o uso do protetor solar é dispensável, mas não é bem assim!

Por mais que o tempo esteja fechado e mais gelado, a presença dos raios UV continuam ali, principalmente durante o dia. Claro que essa radiação é muito mais forte no verão, mas isso não diminui a importância do uso do protetor solar. 

Além disso, o raio ultravioleta tipo B está presente e pode causar inúmeros problemas de pele, como manchas, perda de colágeno, sensibilidade e flacidez, provando mais uma vez a importância de usar protetor solar.
Vamos a uma dica extra! Procure sempre um profissional da área da saúde para te orientar sobre essas dicas e outros cuidados para treinar no inverno.