Muitas pessoas pensam que para começar uma rotina de exercícios físicos precisam necessariamente ir à academia e/ou fazer musculação. Atividades físicas de baixo impacto, como caminhadas, também são uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida e ter uma rotina mais saudável. Conheça 10 benefícios de caminhar!

Saiba os benefícios de caminhar
Conheça 10 benefícios de caminhar

Ao tomar a decisão de ter uma rotina mais saudável, o mais importante de tudo é respeitar o seu tempo e começar aos poucos. Não é recomendado já na primeira semana pegar pesado na academia e fazer atividades mais pesadas. 

Começar com a caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima forma de aquecer o corpo e fazer com que o organismo se acostume à nova realidade. 

Caminhar é ótimo também para servir como um complemento da musculação e de outras atividades aeróbicas, como dança. 

Sair do sedentarismo é uma escolha que traz apenas vantagens para você. Começar a caminhar é uma forma de melhorar a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida

10 benefícios de caminhar 

1 – Aumenta a energia e disposição 

Fazer atividades físicas libera duas substâncias muito importantes no organismo: a serotonina e a endorfina. Elas são conhecidas como hormônios da felicidade e trazem muitos benefícios para o corpo humano. 

Ao perceber movimento, as células corporais “acordam” e liberam uma série de substâncias importantes para manter a energia e a disposição cada vez melhores. 

Por ser um exercício de baixo impacto e alta duração, a caminhada inclusive pode ajudar as articulações a se manterem lubrificadas sem que você passe por muito estresse e esforço, melhorando a energia e a disposição. 

2 – Ajuda a prevenir problemas nos ossos 

Problemas como artrite, artrose e osteoporose são muito comuns, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a IOF (Federação Internacional de Osteoporose), aparentemente 10 milhões de brasileiros sofrem com essas condições. 

A caminhada é um exercício que impacta diretamente os ossos, já que o atrito do pé com o chão é direto. Por isso, ela ajuda a fortalecer as pernas, joelhos e coxas, fazendo com que as chances de problemas ósseos sejam muito menores. 

Por isso, muitos médicos e profissionais de fisioterapia recomendam a caminhada como tratamento complementar de doenças, especialmente para pessoas mais velhas. Lembre-se de sempre beber água e utilizar roupas confortáveis quando for praticar essa atividade física. 

3 – Melhora a circulação sanguínea 

Quando o nosso corpo fica em constante movimento, o fluxo de sangue aumenta, melhorando a circulação por todo o organismo, fazendo com que os vasos sanguíneos se expandam aos poucos, melhorando a pressão interna e causando uma sensação de satisfação e alívio. 

Ou seja, ao caminhar, as válvulas do coração trabalham mais, fazendo com que a oxigenação do corpo e a circulação sanguínea melhorem gradativamente. 

Por isso, é preciso manter uma periodicidade para realizar essa atividade física. O ideal é que a caminhada seja feita diariamente por pelo menos 30 minutos. Assim, é possível manter o movimento corporal da melhor forma para beneficiar a circulação sanguínea. 

4 – Fortalece o pulmão 

Além de ajudar a circulação sanguínea, a caminhada também pode ajudar a fortalecer o pulmão, prevenindo problemas respiratórios como bronquite e rinite. 

O corpo, aos poucos, se acostuma com o movimento e começa a enviar sinais para que os órgãos se fortaleçam cada vez mais. 

Com isso, o organismo se acostuma com a rotina, fazendo com que o pulmão, os ossos e as articulações fiquem melhores e mais fortes. 

5 – Melhora a qualidade do sono

Um dos benefícios da caminhada é prevenir a insônia
Caminhar melhora a qualidade do sono

A insônia é um problema sério que atinge milhões de brasileiros. Para dormir bem, é preciso estar relaxado e bem descansado. Caminhar aumenta os níveis de serotonina no organismo, fazendo com que uma sensação de felicidade e satisfação seja constante no dia a dia. 

Quem pratica atividades físicas diariamente têm menos tendência a ter problemas para dormir, já que, por ficar mais cansado e ter mais hormônios da felicidade no organismo, o sono pode ser mais profundo e reparador. 

6 – Ajuda a controlar o colesterol e diabetes 

Caminhar ajuda na produção de insulina no organismo, uma substância muito importante que tem como principal objetivo absorver a glicose e excesso de açúcar pelas células do corpo. 

Isso acontece porque, ao fazer uma caminhada, o pâncreas e o fígado são estimulados, já que a circulação sanguínea possui um aumento significativo. Além disso, o hábito estimula a produção do colesterol bom, o HDL.

7 – Melhora a saúde mental 

A saúde física e mental andam juntas. Já ficou comprovado que fazer exercícios físicos faz tão bem para a mente quanto para o corpo

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas tendem a ficar mais estressadas e ansiosas, e a necessidade de um tempo para si mesmas se torna uma realidade.

A caminhada pode ajudar muito nesse ponto, já que você pode praticar essa atividade ouvindo uma música que você gosta ou pode ser no seu parque favorito, por exemplo.

Indique sua academia

8 – Diminui o inchaço 

A caminhada pode ajudar a diminuir o inchaço corporal, especialmente das pernas e do tornozelo, além de controlar melhor a retenção de líquidos no organismo. 

Especialmente na gravidez, onde os pés ficam inchados no final do dia, a caminhada pode ser uma ótima alternativa para diminuir esse incômodo, além de ajudar a mulher a relaxar e a prevenir também a diabetes gestacional. 

9 – Repõe Vitamina D 

Com a pandemia causada pela COVID-19, muitas pessoas apresentaram uma falta significativa de Vitamina D no organismo, já que ela é adquirida principalmente pela luz do sol e, como muitos indivíduos não estavam saindo, esse componente se tornou escasso. 

Geralmente, as caminhadas são feitas pela manhã antes do horário de trabalho ou no começo da tarde, durante a pausa para o almoço, para aproveitar o sol. Por isso, as pessoas podem repor a vitamina D no organismo caminhando todos os dias. 

10 – Ajuda a emagrecer 

Muitas pessoas começam a praticar exercícios físicos para melhorar a autoestima. Se o seu objetivo é redução de peso, a caminhada pode ajudar muito nessa jornada! 

A movimentação constante do corpo ajuda ele a gastar as calorias consumidas no dia mais rápido, já que o metabolismo fica mais acelerado e fortalecido.

Agora que você já sabe os benefícios de caminhar, comece hoje mesmo a transformar a sua qualidade de vida! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê