Já ouviu falar sobre métodos ágeis? Essa nova modalidade se baseia em diversas práticas que podem ajudar a aumentar a produtividade da equipe e até mesmo melhorar o clima organizacional.

Conheça mais sobre os métodos ágeis
Saiba o que são os métodos ágeis e quais seus benefícios

Uma empresa é feita de pessoas e precisa delas para que tudo funcione da melhor forma possível. Ultimamente, com a rotina ficando cada dia mais corrida, os casos de ansiedade e estresse vêm aumentando gradativamente. 

Quando os colaboradores estão cansados e estressados, a produtividade tende a cair, levando inúmeros prejuízos para a empresa como um todo. 

Os métodos ágeis podem ser uma alternativa eficiente para incentivar os colaboradores e aumentar os resultados da equipe. Continue a leitura e saiba mais! 

O que são métodos ágeis? 

Os métodos ágeis são um conjunto de práticas que podem ajudar a acelerar as entregas, incentivar os colaboradores e otimizar o tempo de produção de um determinado projeto. 

Isso porque, geralmente, os métodos ágeis trabalham com entregas faseadas, ou seja, é possível corrigir pequenos erros e resolver os imprevistos antes do projeto final ser entregue, melhorando assim o fluxo de aprovações e gerando mais resultados eficientes. 

Atualmente, estamos conectados o tempo todo e, com isso, há também uma necessidade implícita de otimização de processos e maior rapidez na comunicação interna e com o cliente. Os métodos ágeis visam estruturar e estimular uma gestão de processos na organização que seja desdobrada em todas as vertentes. 

Além de melhorar a qualidade da entrega final, essas práticas também promovem o trabalho em equipe, a inteligência coletiva e colaboração unilateral, tornando a entrega mais rápida, eficiente e segura. 

Por ser realizada em ciclos, o consumidor final (ou cliente) pode acompanhar todas as fases do projeto, participar ativamente dele e ajudar a equipe com sua opinião e experiências no ramo, o que diminui as margens de erro e não gera retrabalho para os colaboradores. 

Existem diversos tipos de métodos ágeis e todos eles podem ser personalizados e adaptados para o modelo de trabalho da sua empresa, de modo que a equipe fique mais segura de utilizá-los. 

Conheça os principais! 

Quais os principais métodos ágeis?

Conheça os 3 principais métodos ágeis
Saiba mais sobre os métodos ágeis e quais os principais

Existem diversos métodos ágeis e todos eles podem ser aplicados nas mais diferentes situações do dia a dia e personalizados de acordo com o projeto que está sendo trabalhado no momento. 

1 – Scrum 

O scrum é um dos mais famosos e o que deu visibilidade para as empresas adotarem os métodos ágeis. Ele tem como principal objetivo auxiliar na gestão e desenvolvimento de projetos, especialmente os que têm um curto prazo para serem finalizados. 

Neste método, o primeiro passo é criar uma lista de prioridades e definir quais são as tarefas que precisam ser trabalhadas primeiro e como o projeto vai se desdobrar ao longo das semanas. 

O scrum funciona a partir de ciclos, também conhecido como sprints, que são intervalos diários, semanais ou mensais para o desenvolvimento de cada etapa do projeto. Nesses ciclos, a equipe se alinha e conversa sobre como vai o andamento das tarefas para que todos tenham uma visão macro de tudo que está acontecendo. 

O scrum se baseia também em uma coisa a ser feita de cada vez, ou seja, é impossível pular etapas e atravessar processos. Dessa forma, toda a equipe consegue se manter focada por mais tempo e entregar o melhor produto possível. 

Ao final de cada etapa, é realizada uma revisão do resultado final e, se aprovado, é hora de seguir para o próximo projeto, criando novas tarefas e iniciando outro sprint

2 – Kanban 

O método Kanban também é muito utilizado pelas empresas e pode ser combinado junto com o scrum para um resultado mais rápido e eficaz. 

Essa metodologia é bastante conhecida por ser uma forma prática e interativa de gerenciar projetos e pode ser personalizada e adaptada para as mais diversas empresas e tipos de negócio. 

Ele se baseia em uma organização visual, onde é possível ver o andamento do projeto semana após semana. Para aderir ao Kanban, é preciso criar um quadro e dividi-lo em: 

  • To do: atividades que precisam ser feitas; 
  • Doing: atividades que estão sendo feitas;
  • Done: atividades que já foram finalizadas; 
  • Obstacles: atividades que estão paradas ou têm um obstáculo que te impede de finalizá-las. 

Ao acompanhar essa lista diariamente é possível ver a evolução do projeto, além de ser uma forma da equipe inteira conhecer todas as etapas e saberem o que está acontecendo em cada fase. 

3 – Metas S.M.A.R.T

As Metas SMART são uma forma de criar expectativas realistas e apresentar um plano final mais tático e eficiente para que o projeto seja finalizado da melhor forma possível. Elas se baseiam em 5 princípios essenciais: 

  • S (Specific): essa letra significa que as metas precisam ser específicas para o objetivo final, diminuindo o risco de ter diversas interpretações e caminhos a serem seguidos; 
  • M (Measurable) essa letra destaca que a meta precisa ser mensurável, ou seja, convertida em números e estatísticas possíveis de serem observadas ao final do projeto; 
  • A (Attainable): essa letra significa que as metas estabelecidas precisam ser alcançáveis e, ao mesmo tempo, ambiciosas; 
  • R (Relevant): as metas precisam ser relevantes e agregar algo para o resultado final do projeto; 
  • T (Time-related): o projeto precisa ter um prazo de início e término bem definido, fazendo com que o cronograma seja seguido e a equipe trabalhe de forma mais eficaz. 

Todos esses métodos ágeis podem ser combinados para um resultado mais eficiente, além de ajudar a equipe a interagir mais em todas as etapas.

Indique sua empresa

Quais os benefícios dos métodos ágeis? 

Os métodos ágeis, quando realizados de forma correta, podem levar inúmeras vantagens para a empresa, como: 

  • Aumento da produtividade; 
  • Melhor qualidade do produto final; 
  • Entrega mais personalizada; 
  • Melhora na organização da equipe; 
  • Mais agilidade nos processos internos; 
  • Maior engajamento dos colaboradores; 
  • Redução de falhas na entrega; 
  • Diminuição de problemas de comunicação interna e com o cliente; 
  • Aumento da satisfação dos consumidores. 

Os métodos ágeis fazem parte da transformação digital e estão sendo utilizados por cada vez mais empresas ao redor do mundo. Comece a implantar eles na sua equipe hoje mesmo! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê

Agora tudo pode, Agora é TotalPass