Você sente muito cansaço o tempo todo? Uma indisposição para fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia? A fadiga pode se tornar um problema sério a longo prazo, quando não tratada de forma correta.

Saiba as causas do cansaço excessivo
Conheça algumas causas do cansaço em excesso

Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode sentir cansaço excessivo, e vai desde falta de vitaminas até doenças mentais sérias, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares

É preciso de acompanhamento profissional e uma mudança no estilo de vida para conseguir vencer a fadiga. Quer saber mais? Continue a leitura! 

O que causa o cansaço excessivo? 

É normal se sentir cansado depois de um dia longo no trabalho. Com a correria do dia a dia, em meio a tantas atividades profissionais e assuntos pessoais para serem resolvidos, é totalmente natural ficar cansado e sem disposição para fazer nada quando chega em casa. 

O problema é quando isso acontece todos os dias, independentemente se o dia foi cheio ou não. Muitas vezes, o cansaço mental pode interferir muito no físico, causando inúmeras consequências para a vida do indivíduo. 

Existem diversos motivos que podem causar o cansaço excessivo, que vão desde falta de vitaminas no corpo até mesmo doenças sérias que necessitam de tratamento a longo prazo. 

Saiba mais sobre o que pode causar o cansaço excessivo: 

Má alimentação 

A alimentação é a base do corpo humano. O que comemos dá o “combustível” necessário para que possamos fazer as atividades do dia a dia da melhor forma possível. Então, quando não nos alimentamos bem, pode ser que o organismo reaja, causando o cansaço excessivo. 

A deficiência de vitaminas e de ferro pode ser uma das causas mais comuns da fadiga. Além disso, apostar em dietas muito restritivas também pode levar consequências para o corpo humano, prejudicando a força do organismo e gerando o cansaço excessivo. 

Doenças mentais 

A saúde mental está diretamente ligada com a saúde física. Ou seja, quando não estamos bem psicologicamente, o corpo também é afetado de diversas maneiras. Hoje em dia, com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas estão se sentindo mais ansiosas e estressadas o tempo todo. 

Problemas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e Burnout estão presentes na rotina de muitos. Ainda mais atualmente, em que a maioria das pessoas trabalha com computadores e precisam ficar conectadas o tempo todo, sem deixar espaço para a mente descansar. 

Deixar a mente ativa por muito tempo pode gerar cansaço físico excessivo também. Isso porque os níveis dos neurotransmissores como cortisol e noradrenalina tendem a diminuir, causando desânimo, falta de concentração, perda de memória e fadiga. 

Hipotireoidismo

Doenças crônicas relacionadas à tireoide também podem causar cansaço excessivo. Os hormônios da tireoide são muito importantes, pois definem o ritmo de trabalho das células do corpo por tempo indeterminado. 

Por isso, quando existe alguma deficiência nessa produção, o organismo se manifesta de diversas formas diferentes, causando também apatia, fadiga e desânimo em excesso. 

Desitradação 

A água é um componente essencial para o bom funcionamento do organismo. O ideal é tomar pelo menos 2 litros por dia, para garantir a saúde e bem-estar do corpo humano. Quando as pessoas ficam mais cansadas e/ou estressadas, elas cessam o consumo de água.

A desidratação causa um grande impacto no organismo, afetando o humor e energia de cada um, o que, a longo prazo, pode se transformar em fadiga. Por isso, beba pelo menos 5 copos de água por dia, para garantir o bom funcionamento do organismo e evitar o cansaço. 

Anemia 

A anemia é uma doença causada pela falta de glóbulos vermelhos, componentes responsáveis por levar o oxigênio dos pulmões para os tecidos e células. Existem diversos motivos que causam a anemia, mas a má alimentação é o principal deles, especialmente deficiência de ferro ou vitaminas essenciais. 

Além disso, a perda de sangue, hemorragia interna ou doença crônica, como artrite reumatóide, câncer ou insuficiência renal também podem causar anemia nas pessoas, e um dos principais sintomas é o cansaço excessivo. 

Quais os sintomas do cansaço em excesso?

Saiba os sintomas do cansaço excessivo
Conheça os principais sintomas do cansaço em excesso

O cansaço excessivo vai muito além da falta de tempo. É muito mais do que só dormir mal e ter uma rotina corrida, podendo existir diversas deficiências associadas a essa condição. Dentre os principais sintomas, se destacam: 

  • Dores de cabeça frequentes; 
  • Mau humor; 
  • Irritabilidade; 
  • Dores pelo corpo; 
  • Insônia; 
  • Distúrbios do sono; 
  • Falta de concentração; 
  • Desânimo; 
  • Estresse; 
  • Entre outros. 

Como tratar o cansaço excessivo? 

Existem diversas formas de tratar a fadiga. Em um primeiro momento, você pode tentar os meios naturais, como chás e alimentos que proporcionam uma boa quantidade de energia e possuam carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas para o melhor funcionamento possível do corpo humano. 

Dentre esses alimentos, os principais são: 

Nozes 

As nozes possuem proteínas, carboidratos e gorduras boas para o organismo. Além disso, elas também possuem magnésio, que é um nutriente muito bom para fornecer energia para o corpo. 

Alface 

O alface é uma folha repleta de lactucina, uma substância que ajuda a acalmar o organismo e pode melhorar a qualidade do sono, além de ser rica em fosfato, um mineral que pode influenciar o ânimo e disposição. 

Abacate 

O abacate é rico em gorduras boas, além de também possuir magnésio e beta-sitosterol que atua na regulação do cortisol. 

Feijão 

O feijão é um ótimo alimento para o corpo humano, já que, além de ser rico em ferro, também possui diversas vitaminas do complexo B, o que ajuda a amenizar a fadiga e proporciona mais bem-estar. 

Espinafre 

O espinafre é rico em vitamina C, folato e ferro. Essas vitaminas e minerais são essenciais para o organismo, já que geram energia e podem evitar a anemia e a fadiga. 

Caso você sinta cansaço durante muito tempo, o ideal é buscar ajuda profissional para investigar o seu caso da melhor maneira possível e promover um diagnóstico mais acurado.

Indique sua academia

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

#FocoTotalEmVocê

Agora tudo pode, Agora é TotalPass