Tem dias que a falta de energia afeta toda a nossa rotina. E junto chega a indisposição, o cansaço excessivo, a fadiga e até a tristeza. Parece que você se arrasta para fazer tarefas cotidianas e, por mais que se esforce, as coisas simplesmente não fluem de maneira natural.

Saiba as causas da falta de energia
A falta de energia pode ser causada por inúmeros motivos.

Sentir essas coisas uma vez ou outra pode até ser normal, ainda mais naqueles dias cheios de atividades.

Porém, quando isso se torna uma constante na sua rotina e você não teve tantas tarefas, é preciso prestar atenção nos sinais que o seu corpo está dando e encontrar formas de melhorar essa condição. 

Existem diversos motivos que podem causar a falta de energia, desde psicológicos até doenças crônicas. Continue a leitura e saiba mais! 

Por que ficamos com falta de energia? 

O corpo humano funciona como se fosse uma máquina. A partir da atuação conjunta de diversos sistemas distintos, o organismo nos mantém vivos, filtra o que é necessário para que possamos fazer todas as necessidades do dia a dia, nos manter em movimento e muito mais. 

A falta de energia pode ser causada por diversos motivos, desde desequilíbrio hormonal até problemas psicológicos como depressão e/ou ansiedade

Muitas vezes, esse sentimento de indisposição dura algumas horas ou dias. Porém, quando acontece sempre e começa a atrapalhar a sua rotina, é preciso procurar um médico especialista e aderir também a um tratamento psicológico. 

Dentre os principais motivos para a falta de energia acontecer, destacam-se: 

Alimentação inadequada

Ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Pessoas que não se alimentam de forma adequada podem apresentar deficiência de diversos nutrientes importantes para a saúde, podendo causar a falta de energia. 

Além disso, priorizar alimentos com grandes quantidades de vitaminas, proteínas, aminoácidos e minerais pode ajudar o corpo a manter a disposição alta o dia todo, já que essas substâncias são importantes e possuem efeito antioxidante. 

Estresse excessivo

O estresse pode causar a falta de energia
A falta de energia pode ser causada pelo estresse excessivo

A rotina pode ser muito estressante às vezes. Seja no trabalho ou na vida pessoal, tem dias que estamos esgotados e não conseguimos energia para fazer nada. Porém, o estresse excessivo pode trazer uma série de consequências para o organismo e afetar diretamente a disposição. 

Especialmente quando combinado com a ansiedade, a falta de energia tende a ser uma realidade para as pessoas que sofrem dessas doenças, causando até mesmo exaustão física. Isso porque os níveis de cortisol e adrenalina aumentam significativamente, prejudicando o funcionamento dos neurotransmissores. 

Anemia 

A anemia é uma condição física causada pela má alimentação. É uma doença provocada pela deficiência de ferro no organismo e um dos principais sintomas é a falta de energia e indisposição física. 

Além de ser um problema nutricional, a anemia pode ser causada também por doenças psicológicas, como depressão e/ou transtornos alimentares

A anemia só pode ser identificada com um exame de sangue específico e, quando o diagnóstico é precoce, é possível encontrar as melhores formas de tratamento para ela. Por isso, é importante fazer pelo menos um check-up por ano e tomar cuidado com a alimentação regularmente. 

Desequilíbrio hormonal 

As disfunções hormonais podem causar uma série de problemas no nosso corpo. Condições como hipertireoidismo e diabetes podem impulsionar a falta de energia no organismo, gerando cansaço, indisposição e falta de ânimo. 

Essas condições geralmente atingem pessoas mais velhas, mas, para evitar, é essencial fazer uma avaliação anual com médicos especialistas para garantir que está tudo bem e que o desequilíbrio hormonal não irá te atingir. 

Sono desregulado 

Para repor as energias que gastamos durante o dia, é preciso dormir. O ideal é ter pelo menos 8 horas de sono diariamente para que o organismo descanse e o metabolismo trabalhe da melhor forma possível no dia seguinte. 

Pessoas que possuem insônia tendem a ter os níveis de energia menores, já que não descansam as horas necessárias para que o corpo funcione bem. Por isso, praticar a higiene do sono é muito importante e pode ajudar na disposição diária.

Desidratação 

Parece que não, mas a água é super importante para fornecer energia para o organismo. Pessoas que bebem menos de 2 litros por dia podem ficar mais indispostas, mal humoradas e estressadas. 

Por isso, preste muita atenção na quantidade de água que você bebe diariamente! A sua falta de energia pode ser apenas uma desidratação leve. 

Falta de atividade física 

Indique sua academia

Os exercícios físicos liberam endorfina e serotonina, também conhecidos como hormônios da felicidade. Ou seja, quanto mais você os pratica, melhor pode ficar a sua disposição ao longo do dia. 

A falta de atividades físicas pode afetar diretamente a capacidade energética do corpo, resultando em indisposição, fadiga, estresse, entre outros. 

Excesso de álcool 

Em um primeiro momento, o álcool é uma substância que pode ajudar o corpo a relaxar e ficar mais descontraído. Porém, a longo prazo, ele traz consequências seríssimas para a saúde mental e física

Se você é uma pessoa que consome álcool todos os dias, provavelmente esse é o motivo da falta de energia. Isso porque a substância pode esgotar os níveis de vitaminas para o organismo, gerando fadiga e indisposição. 

A falta de energia pode ser causada por inúmeros motivos. Quando ela ocorre diariamente, é preciso buscar ajuda profissional para que você possa ter um direcionamento e um tratamento eficiente para o seu problema. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê

Agora tudo pode, Agora é TotalPass